O que é DM no Instagram? E como surgiu a expressão DM?

Redator

Por: Jorge Torrez

Você já se deparou com uma página de compras no Instagram, e querendo saber o valor, o vendedor disse para mandar uma “DM“? Se sim, isso pode ter gerado algumas dúvidas. E, se você quer saber o que é DM no Instagram, é só continuar nesse artigo que iremos te explicar com detalhes.

É muito comum, ao rolarmos por perfis profissionais do Instagram, se deparar com a mensagem “mais informações na DM”. Mas o que é DM no Instagram? Porque esse termo surgiu? Mesmo sendo uma pergunta simples, iremos te explicar nos próximos tópicos sobre esse assunto.

Como surgiu a expressão DM?

Apesar de o Instagram ser bastante popular no Brasil, a rede social foi criada no exterior. Portanto, é normal que algumas funções ou ferramentas possuam origem inglesa, por exemplo. É verdade que o co-fundador do Instagram também é brasileiro, mas existe um motivo pelo qual algumas expressões vêm do inglês.

Quando tudo se iniciou, o Instagram estava disponível apenas nos Estados Unidos. E lá, a rede social se popularizou muito rápido. Tanto que em poucos meses o aplicativo já batia mais de um milhão de usuários, mesmo o “app” sendo restrito para usuários de iOS. Porém, como tudo se iniciou lá, algumas expressões foram se popularizando e difundidas.

E é esse o caso da expressão DM. E como o aplicativo foi desenvolvido lá, muitas outras coisas também possuem o nome americanizado, o caso de:

O que é DM no Instagram?

De forma bem resumida, DM é uma abreviação do termo em inglês direct message. E, se formos traduzir, ela significa algo como “mensagem privada”. Portanto, quando alguma pessoa fala para você mandar uma DM, ela está querendo dizer para você enviar uma mensagem no privado. Como se fosse um “inbox”!

Portanto, quando você estiver rolando pelo feed de uma loja no Instagram, e na descrição daquele produto que você quer, estiver escrito “mais informações (DM)”, significa dizer que o vendedor irá responder eventuais dúvidas pelo privado. Até pode tirar a sua pergunta na própria sessão de comentários, mas existe um porém.

Algumas lojas não gostam de expor algumas informações para todo mundo, como o valor de alguma peça, produto ou principalmente serviço. Sendo assim, caso você pergunte na própria sessão de comentários, qual o valor de um produto, é bem provável que lhe peçam para mandar uma DM ou a própria loja se encarrega de responder a sua pergunta pelo privado.

Então, se na descrição está dizendo para chamar na DM, na dúvida, faça o que está descrito. Afinal de contas, precificar preços, às vezes, pode ser bem complicado. Em especial lojas que oferecem serviços, visto que cada situação pode necessitar de valores bem específicos.

Como enviar uma DM no Instagram?

Certo, você já entendeu o que é DM no Instagram. Mas e agora, como enviar uma DM? É uma questão extremamente simples, e iremos te explicar com detalhes.

  1. Primeiro, você deve procurar o perfil da pessoa do qual deseja enviar uma DM;
  2. Para isso, abra o seu aplicativo e aperte o ícone de “lupa”, situado na parte inferior;
  3. Aperte em “Pesquisar”, naquela caixa no topo do (app);
  4. Escreva o nome da pessoa do qual você deseja mandar uma DM;
  5. Assim que aparecer o perfil, aperte sobre ele;
  6. Logo que o perfil for aberto, você terá algumas funções como: seguir, mensagem e e-mail;
  7. Aperte em “Mensagem”;
  8. Logo, irá abrir a sessão para você poder escrever a mensagem desejada.

É algo extremamente simples e fácil de ser feito. Porém, nesse quesito, podemos dar uma dica. Se você quiser realizar alguma pergunta em relação a um produto da loja, tente encaminhar o produto do qual você está se referindo, para facilitar a resposta. Você pode encaminhar um artigo para a DM da loja da seguinte forma:

  1. Assim que encontrar a publicação do qual você tem alguma dúvida, aperte no ícone de avião;
  2. Em “pesquisar”, digite o nome da loja do qual você quer tirar a dúvida;
  3. Aperte em “enviar”.

Pronto, sua DM já foi enviada! Essa é só uma dica simples e prática para que a pessoa responsável por lhe atender possa saber qual é a sua dúvida com mais facilidade.

Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Conteúdo Relacionado

redes socais

Site ou redes sociais: qual o melhor para o seu negócio?

28/03/2025

Mais da metade dos brasileiros começa a explorar buscas na internet antes dos 16 anos

31/01/2025
Grandes lideres nas redes sociais

Influencia das Mídias Sociais

16/01/2025
computer

A Importância do SEO Técnico e os Melhores Cursos Disponíveis

10/01/2025
Como Aumentar o Alcance no Instagram

Como Aumentar o Alcance no Instagram: 12 Dicas Práticas

10/09/2024
internet marketing

Dez Formas de Divulgar sua Agência de Turismo na Internet

03/09/2024
conteúdo de marketing

Conteúdo ou anúncios: o que funciona melhor para o meu negócio?

03/09/2024
seguraça e privacidade

Segurança e Privacidade na Criação de Site para Terapeutas

15/08/2024

10 Maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram: Atualizado

16/10/2023
mexer_youtube

Como postar vídeos no Youtube? Guia Passo a Passo

05/10/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2025 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados