Como escolher o Nome ideal para sua empresa ser um sucesso?

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Se você está no processo de criar a sua empresa, com certeza já deve ter notado o quanto trabalho isso vai lhe custar. Afinal de contas, são várias as coisas que se deve considerar. E, além de toda estratégia e análise de concorrentes, deve-se pensar no nome para empresa.

Por mais que, à primeira vista, pareça algo simples, a verdade é que avaliar o melhor nome para empresa pode, sim, lhe custar um bom tempo. Afinal de contas, deve-se pensar que a forma com que sua empresa se denomina criará uma imagem de mercado.

E é essencial que você transpasse uma imagem positiva. Em razão disso, é cada vez mais fundamental analisar com o máximo cuidado qual será o nome da sua empresa. Esse é um dos aspectos mais importantes, uma vez que é através dele que seu consumidor vai lhe identificar.

Então, sabendo do quão relevante esse tema pode ser, no artigo de hoje iremos lhe dar algumas dicas de nome para empresas. Dessa forma, será mais fácil construir um nome que seja marcante e adequado ao seu negócio. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Qual é a importância do nome para empresa?

Antes de falarmos sobre as dicas, você sabe mesmo qual é a importância do nome para empresa? É claro que é através disso que o seu cliente vai se referir a você. Contudo, a importância vai além desse aspecto. O nome para empresa está diretamente relacionado com o sucesso da empresa.

Afinal de contas, é através dela que você criará o branding, isto é, desenvolver a sua marca e criar um posicionamento que seja relevante para o seu negócio. Mas, como muitos não entendem dessa forma, acabam falhando ao nomear a sua empresa.

Criar um nome para empresa é sim um processo criativo, mas, sobretudo, trata-se de técnica. Por isso, envolve muito estudo e adequação de técnicas. É isso que fará com que ele seja relevante, atrativo e diferente para o público-alvo.

Sabendo disso, fica um pouco mais simples entender o porquê o nome para empresa está interligado ao êxito do negócio, pois se relaciona com a forma com que o seu consumidor interagirá ou reagir a sua empresa.

É isso que fará com que você seja identificado no mercado. Ele será o responsável por individualizar e diferenciar o seu negócio de todos os seus demais concorrentes. Fora isso, ao facilitar a memorização, faz com que ele se recorde da sua empresa com mais facilidade.

Como dar nome para empresa?

Agora que já falamos o quão importante é você pensar e avaliar o melhor nome para a sua empresa, é hora de citar algumas dicas para você construir um bom nome tanto para sua empresa quanto para o Instagram name. Então, dentre as nossas dicas, podemos citar as seguintes:

Faça uma lista de informações importantes!

Antes de começar a fazer as suas anotações de possíveis nomes para a sua empresa, o ideal é escrever e analisar alguns dados para que o nome seja o mais relevante e adequado possível para a sua marca. Como dito, o seu público-alvo deve se relacionar com o nome do seu negócio.

Em razão disso, antes de começar a pensar no nome, tenha os seguintes dados muito bem definidos:

Mas por que isso é importante? Porque é através desse questionário que você tem uma melhor noção de qual nome vai se relacionar e ter sentido com o seu público! Ou seja, as chances de não atingir seu público é muito menor.

Tenha uma boa equipe para criar o nome para a empresa!

Criar o nome da sua empresa sozinho pode não ser a melhor escolha. Já ouviu falar que duas cabeças pensam melhor do que uma? Nesse caso, essa afirmação faz sentido. Às vezes, para você, o nome pode ser muito bom.

No entanto, uma coisa que você deve entender é que não é só sobre você. É sobre o seu público. Então, quando se tem uma equipe capaz de avaliar e classificar as melhores opções, torna-se mais fácil chegar a uma conclusão mais condizente.

O ideal é que a sua equipe tenha uma característica criativa, tenha afinidade com linguagem e, claro, entenda sobre marketing. Essas são habilidades essenciais na hora de criar um bom nome para empresa.

Brainstorm

Brainstorm nada mais é que uma expressão que provém do inglês que, ao traduzir, seria algo como “tempestade de ideias” ou “tempestade cerebral”. Mas o que isso quer dizer e como isso se relaciona com o assunto? Em tudo.

O brainstorm é uma técnica que visa estimular novas ideias e projetos, suscitando a criatividade. Ou seja, é quando você deixa que as ideias fluam, sem qualquer parâmetro crítico ou julgativo. Apenas permite que as ideias surjam.

O ideal é anotar tudo. Feito isso, você avalia todas as ideias de nomes que teve, com um olhar mais criterioso. Depois, é só definir aquilo que é relevante e as ideias que não fazem tanto sentido para o seu público.

No entanto, mantenha a mente aberta. Por mais que um determinado nome não lhe pareça o mais apropriado, pode ser que haja potencial nele. Então, mesmo as “ideias ruins”, não as descarte. Veja se é possível trabalhar em cima dela, de modo a melhorá-la.

Inicie pelo mais básico

Uma ideia não vem do dia para a noite. Portanto, não force com que esse processo aconteça antes da hora. Na verdade, isso só deixará o processo mais lento e difícil, além de lhe causar um certo aborrecimento, pois você vai se chatear por não ter conseguido o seu objetivo.

O ideal é começar pelo básico. Anote palavras que tenham alguma relação com o ramo da sua empresa. Nessa fase, não se preocupe em montar um nome completo, apenas faça associações que possam ser interessantes.

Escolha opções simples

O grande erro que muitos cometem ao escolher o nome para empresa é usar algo que seja muito extenso ou complexo. É claro que existem exceções, mas, geralmente, o que gera mais resultado são nomes mais simples e curtos.

Afinal de contas, eles são até mais fáceis de gravar ou escrever. Mas, a partir do momento que você opta por algo muito complicado, os seus consumidores terão dificuldade até mesmo em pronunciar, por exemplo.

O nome que você escolheu até pode transmitir exatamente a ideia que você tem do seu negócio, mas será ser assim que o seu público-alvo encarará? Por isso, prefira aqueles que são mais curtos, simples e que não gerem confusão.

Evite associações inadequadas no nome para a empresa!

Se você quer passar a ideia de que o seu negócio é sério e confiável, a melhor coisa a se fazer é evitar qualquer tipo de construção que seja inadequada ou mesmo que crie um duplo sentido. O nome da sua empresa deve passar uma imagem positiva.

Então, de modo a evitar algum tipo de constrangimento, atente-se na hora de construir o nome para empresa. Antes de confirmar que a sua empresa vai se chamar da forma com que está cogitando, observe se há alguma ambiguidade ou mesmo uma conotação negativa.

Por mais que esse não seja o seu intuito, esse tipo de deslize pode acontecer. E, nesse caso, a sua empresa pode ser taxada com uma óptica não tão boa assim. Inclusive, se você tem a intenção de atuar em outros países, atente-se para as possíveis traduções.

Redator Jorge Torrez

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