Por: Jorge Torrez
Escolhendo o nome para sua agência de marketing? Você está pensando em criar uma agência de marketing? Não há como negar que esse é um mercado que está muito em alta. Afinal de contas, de uns anos para cá, as pessoas notaram o quão importante é ter um setor de marketing na empresa.
No entanto, por mais que tenha se tornado algo um tanto quanto “comum”, isso não quer dizer que qualquer pessoa pode fazer isso. É claro que a internet pode contribuir bastante para aprender a respeito desses conceitos.
Mas, como o marketing é um assunto muito extenso, sempre existirá alguma coisa que você ainda não entende. Por isso, para obter os melhores resultados, que sejam consistentes, a melhor coisa a se fazer com certeza é contratar uma empresa especializada nesse assunto.
E, dentro desse contexto, as empresas de marketing conseguem prospectar um número bem extenso de clientes. Então, não há como negar o quanto esses serviços são requeridos. A demanda é grande e com certeza vale a pena.
Entretanto, para garantir o sucesso da sua empresa, é necessário pensar em tudo, e isso inclui o nome para agência de marketing. O ideal é que seja algo fácil, para que as pessoas se lembrem da sua empresa com facilidade.
Mas, em simultâneo, deve ser algo relevante e atual. Inclusive, é nesse ponto que muitas pessoas travam, porque sentem dificuldade em escolher um nome para agência de marketing. Esse é um problema bem comum, mas que a solução é bem simples.
Por isso, no artigo de hoje, daremos algumas dicas sobre como você pode escolher um nome para agência de marketing que seja relevante. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa. Confira!
É muito comum que algumas pessoas se sintam travadas na hora de escolher um nome para agência de marketing. Não tem como negar que essa é uma fase que requer bastante análise. Afinal de contas, não basta colocar um nome qualquer ou ser genérico. Como é o caso dos nomes para Instagram!
De certa forma, o nome da sua empresa constrói uma imagem para o público. Por isso, o ideal é que a construção dessa imagem seja muito bem pensada. Assim que as pessoas citarem o nome da sua marca, elas devem remeter a mente que se trata de uma agência de marketing.
Ou seja, o nome deve transpassar ou suscitar a ideia do campo de atuação de uma determinada empresa. Isso fará com que mais pessoas realmente interessadas cheguem aos seus serviços. Então, o nome para agência de marketing deve englobar alguns pontos.
No entanto, por mais que pareça uma tarefa super difícil, saiba que pode ser bem mais simples do que você imagina. Nos tópicos seguintes, daremos algumas dicas sobre como escolher um nome para agência de marketing.
Antes de qualquer coisa, você precisa definir um ponto de partida. Afinal de contas, às vezes o excesso de liberdade pode ser um grande problema. Então, restrinja um pouco o seu leque de possibilidades. Veja qual é o seu objetivo.
Certo, a sua empresa é uma agência de marketing, mas qual tipo de marketing exatamente? Digital? Marketing de performance? Desenvolvimento de aplicativos e sites? Advertising?
Pode parecer irrelevante, mas não é. Tenha isso definido e, a partir desse ponto, elabore possíveis nomes que se relacionam com a sua área específica. A partir do momento que você se foca no segmento, tende a facilitar muito trabalho, pois reduz algumas das possibilidades.
Não há como você aguardar o sucesso sem antes analisar os seus concorrentes. Por conta disso, avalie o que eles estão fazendo e o que está por trás do nome de cada uma dessas empresas. A partir daí, você pode tê-los como uma inspiração.
Inclusive, é possível aprender a criar nomes criativos para agências de marketing. Afinal de contas, se eles já conseguiram certa relevância, nada melhor do que se inspirar em algo que deu certo. Mas tome um certo cuidado nesse ponto.
Afinal de contas, nem todos os nomes de empresas de marketing são tão bons. Muitos utilizam o sobrenome como nome da agência de marketing. Isso, às vezes, até pode dar certo, mas não é sempre. Além de tudo, não é lá muito criativo.
Outra coisa que você deve fazer para escolher um bom nome para agência de marketing, é se atentar às tendências. Afinal de contas, a sua empresa, de uma certa forma, trabalhará em favor desses hypes. Por isso, nada melhor do que ter inspirações a partir delas.
Fazer essa análise vai lhe criar bons parâmetros e ajudar um pouco mais na hora de fazer a escolha. Mas tome um pouco de cuidado. Ainda que acompanhar as tendências seja algo positivo, é necessário ter cautela para não cair no esquecimento.
A internet é um ambiente cíclico. Enquanto hoje algo pode ser relevante, amanhã pode se tornar completamente esquecido.
Essa é uma dica que vem para complementar a anterior. Vez ou outra, a sua empresa de marketing pode, sim, se aproveitar desses hypes e modismos. Mas, como dito, a internet é muito imprevisível, por isso, você deve ter cuidado para não cair no esquecimento.
A dica aqui é evitar criar um nome que faça sentido por apenas um curto período. Como é o caso dos nomes para destaques do Instagram! De início, essa estratégia até pode dar certo, mas é necessário pensar a longo prazo. O quanto isso vai se sustentar no futuro?
As pessoas precisam lembrar do nome da sua agência com facilidade. Dessa forma, o inconsciente delas sempre estará preparado para indicar os seus serviços quando alguém falar que precisa deles. E não há como negar que nomes mais curtos são mais fáceis de serem lembrados.
Não é à toa que grandes marcas já estão investindo na redução de nomes. A Riachuelo, por exemplo, está virando RCHLO, enquanto a Coca-Cola já utiliza o “Coke” há muito tempo. Seguindo essa mesma linha, todo mundo chama a Budweiser de “Bud”
Essa é uma tendência que já existe há muito tempo. Apple, Nike e Google, por exemplo, tem no máximo 6 letras, pois facilita muito na hora de lembrar.
Além de ser um nome curto, procure criar um possa se fixar na mente das pessoas com mais facilidade. Assim, torna-se mais fácil associar o nome à marca.
Marcas e agências com nomes complicados só se mantêm no mercado quando já são amplamente conhecidas. Mas, se você está começando, opte por algo que seja simples, que o cliente possa falar e escrever sem dificuldade.
A sua marca deve ser bem vista na internet, então, ao criar um nome, pense em como ele vai se comportar ao ser transformado em um domínio na internet. Pode parecer algo meio óbvio, mas infelizmente alguns só percebem o erro na hora de criar o site.
Um exemplo bem claro sobre o que estamos querendo dizer é o que aconteceu com a Experts Exchange, um site onde especialistas em programação trocam dicas e linhas de código. A ideia é muito boa, mas a URL pode passar outra ideia. Ao criar o site, o URL ficou assim:
E com certeza não era essa imagem que eles gostariam de passar, não é mesmo? Por isso, não se esqueça da forma com que o nome para agência de marketing vai se comportar.
Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.
A evolução dos tênis de basquete ao longo das décadas: como a tecnologia mudou o jogo
Recursos Tecnológicos Para Empresas: Saiba Quais São os Principais
Ambiente de Trabalho Flexível: Como Funciona e Quais São Seus Benefícios
Nova onda no marketing corporativo: a ascensão dos brindes personalizados como estratégia de engajamento
Como Estudar para um Concurso Público: Guia Rápido para sua Aprovação
Plantas Exóticas Desconhecidas
Como ser um Líder Low Profile de Sucesso e Inspirar sua Equipe
Minha Escola, Minha Vida: Um Programa que Transforma a Educação!
Segurança e investimento: como evitar fraudes e golpes na indústria de ativos digitais?
Como transformar seguidores em clientes de verdade?
Copyright 2025 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados