Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes
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Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes? Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil e muito menos rápida para as empresas, porém, com ferramentas de automação como o CRM, tudo isso se tornou mais prático do que se imagina.
Isto posto, este artigo abordará desde o conceito destas ferramentas até os motivos pelos quais você deve implementá-las no negócio para fidelizar os seus clientes.
Isto posto, este artigo abordará desde o conceito destas ferramentas até os motivos pelos quais você deve implementá-las no negócio para fidelizar os seus clientes. E como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes.
O que é um CRM e para o que ele serve?
CRM é a sigla para o termo Customer Relationship Manager, que significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Sendo assim, o CRM nada mais é do que uma ferramenta focada no melhor relacionamento entre empresa e consumidor.
A plataforma de CRM consegue automatizar processos de marketing digital dentro de uma empresa, como o atendimento ao cliente.
Por exemplo, se um cliente entra em contato com a sua empresa para agendar um serviço ou esclarecer uma dúvida sobre um produto.
Não deve um funcionário gaste seu tempo para isso, pois a própria plataforma realiza essa função.
Além de fidelizar os seus clientes, o CRM traz diversos outros benefícios para a empresa que o implementa, como:
- Otimiza o tempo e processos;
- Aumenta a segmentação dos “leads”;
- Proporciona atendimento rápido e eficiente;
- Gera mais segurança no armazenamento de dados.
Assim como investir em qualquer outra estratégia como o Instagram Ads, traz diversos benefícios para o seu negócio “online”, o CRM também é fundamental para garantir uma melhor avaliação dos seus clientes.
Isso porque ele carrega consigo um conceito de inovação e tecnologia, que promete só crescer nos próximos anos.
Ele traz otimização para os funcionários e praticidade para os clientes que desejam ser atendidos o mais rápido possível.
6 vantagens de Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes
Como se não fosse o bastante prestar um bom atendimento aos clientes, o CRM ainda ajuda na fidelização deles.
Sendo assim, ele auxilia na permanência deste cliente dentro da sua loja, consumindo e indicando seus produtos ou serviços.
Portanto, selecionamos abaixo alguns dos motivos que comprovam isso, confira:
1 — Atendimento rápido e eficaz
Através de uma plataforma de CRM, o cliente consegue ser atendido imediatamente, por mensagens automáticas ou por um programa de voz.
Ambas opções permitem que ele esclareça suas dúvidas e entenda mais sobre o produto ou serviço oferecido.
Por exemplo, se o cliente entra em contato por mensagem ou telefone com uma empresa para saber mais sobre o curso “online” de como anunciar no Google Ads, e a empresa possui o CRM, ele é atendido imediatamente.
Isso faz com que ele se sinta mais satisfeito com o atendimento e queira continuar recebendo ele, consequentemente, esse cliente já começa a ser fidelizado.
2 — Arquivos com o histórico do cliente
Outra vantagem do CRM é a possibilidade de poder arquivar o passo a passo do seu cliente dentro da sua loja. Assim, fica ainda mais fácil entrar em contato com ele e saber exatamente o que dizer.
Imaginamos que um cliente já conhece tudo sobre o seu produto ou serviço e está em dúvida entre a sua marca e a de um concorrente.
Com o histórico desse cliente alvo em um CRM, você saberá o que ele já sabe e o que deve ser abordado em um próximo contato.
3 — Investimento no pós-venda
O investimento no pós-venda ainda é algo muito fraco no Brasil, trata-se de um atendimento exclusivo a clientes que já adquiriram o produto ou serviço.
Tudo com a intenção de fidelizá-lo e (efetuar) a comprar novamente da sua marca ou indicá-la para alguém.
Com o CRM, é possível manter esse relacionamento com o cliente, principalmente, após a venda, para garantir o engajamento dele junto a marca.
Seja o empreendimento uma loja de roupas ou um negócio digital como um livro eletrônico sobre como funciona o Facebook Ads, o pós-venda é um pilar extremamente importante e deve ser implementado em todas as empresas.
4 — Ligação com as redes sociais
Além de tudo, o CRM também opera entre as maiores ferramentas de comunicação e vendas da atualidade, as redes sociais.
Por meio delas também é possível construir um relacionamento saudável e recíproco entre os seus clientes.
É completamente normal um cliente pesquisar sobre a marca nas redes sociais e até mesmo usá-la para (elaborar) uma reclamação ou elogio.
Portanto, estar presente nelas para se comunicar com os clientes é muito importante.
Isso porque o cliente constatará na empresa a modernidade e preocupação muito grande em usar até mesmo as redes sociais para entrar em contato com ele, aumentando a fidelização do mesmo.
5 — Acompanhamento de campanhas de “marketing”
Quem já produziu uma campanha de “marketing” sabe que o processo não é fácil e exige cuidado?
Além de estudo e paciência para traçar a estratégia do zero e acompanhar os resultados para verificar se o investimento valeu a pena.
Acompanhar esses resultados pode ser um grande desafio para empresas que não tem a mínima ideia de como fazer isso.
Entretanto, o CRM também possibilita esse acompanhamento em tempo real.
O CRM ajuda a acompanhar as reações, interações e o engajamento dos seus clientes e seguidores em relação à campanha.
6 — Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes com a Segmentação de “leads”
“Leads” são possíveis clientes de um negócio, ou seja, aqueles usuários que demonstraram algum interesse no seu produto ou serviço através de uma atitude.
A partir dela é possível verificar qual “lead” possui com interesse de compra.
Segmentar significa direcionar, ou seja, separar quais os “leads” devem ser contatados em um primeiro instante para já realizar a compra e qual aquele que precisa de um pouco mais de tempo para se decidir.
O CRM consegue segmentar de forma rápida e eficiente esses “leads” para que você a sua equipe saiba como se comunicar com cada um deles conforme o que eles já sabem sobre o seu produto ou serviço.
Assim, é possível construir um relacionamento ainda mais íntimo e próximo desses clientes, conduzindo eles a observarem a preocupação e cuidado da empresa com cada um.
Considerações finais de como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes.
O CRM é uma prova de como as empresas também estão abraçando a tecnologia e as inovações que chegam ao mercado.
Visando trazer benefícios para elas e seus clientes, construindo um negócio de sucesso e relacionamento íntimo entre empresa e consumidor.
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