Patrocinado

Ainda não sabe como criar localização no Instagram? Hoje em dia, o Instagram já é uma ferramenta profissional, praticamente. Afinal de contas, muitos profissionais de marketing utilizam a plataforma para melhorar os seus resultados ou o de seus clientes. Em razão disso, há diversas técnicas que devem ser aplicadas.

Inclusive, você sabia ser possível criar localização no Instagram? Por mais que seja uma função que nem todas as pessoas conhecem, a verdade é que se trata de um truque muito interessante, ideal para algumas técnicas.

Inclusive, essa é uma ação muito comum por profissionais de marketing e donos de negócio. Afinal de contas, dessa forma, permite com que os usuários possam encontrar algumas publicações por meio desse recurso.

Esse é um ótimo método para atrair clientes para a sua loja física, por exemplo. Assim, é uma das formas de trabalhar o SEO local. E, diferente do que talvez você esteja pensando, é possível usar tanto nas suas publicações quanto nos stories.

Mas como criar localização no Instagram? Essa é uma função que está disponível para todas as pessoas, ou apenas uma parcela de usuários pode fazer uso? Na verdade, usar esse recurso é muito mais simples do que talvez você esteja pensando.

Por isso, no decorrer desse artigo, falaremos não só como criar localização no Instagram, mas também outros detalhes a respeito desse assunto. Gostou? Então, não deixe de conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que é uma geotag?

Geotag já é uma técnica muito aplicada em diversas outras redes sociais e em algumas estratégias de marketing. E, se você usa essa rede social como forma de ganhar dinheiro, é importante ficar atento em relação a esse conceito.

Em suma, trata-se da união entre dois termos que, ao traduzir, seria algo semelhante à “etiqueta geográfica”. Mas o que isso significa? Nada mais é do que um marcador que determina algum local através de tecnologias de GPS.

Em razão disso, é um recurso muito comum no geomarketing. Então, para quem quer trabalhar o SEO local, essa é uma técnica que você deve aprender. Através dela, se aplicam algumas coordenadas, que tendem a revelar a posição correta de um determinado local.

E isso quer dizer que, sempre que uma pessoa fizer alguma busca por região, a sua etiqueta aparecerá no mapa.

Qual é a importância da localização no Instagram?

É bem provável que você já tenha visto alguma publicação no seu Instagram que tinha a localização acima da imagem, não é mesmo? Isso é bem comum em eventos, onde há influenciadores digitais convidados.

Na verdade, essa é uma ação muito comum entre os usuários da plataforma, mas que também tem um potencial de marketing muito grande, o qual muitas pessoas já o utilizam a seu favor. Afinal de contas, a quantidade de pessoas que conhece alguma casa de show através das marcações é algo gigantesco.

Isso sem sequer falar a respeito do tanto de pessoas impactadas pelo branding de uma loja, por exemplo, quando alguma pessoa que ela segue marca uma loja. E o melhor de tudo é o fato de se tratar de uma estratégia orgânica.

Para fins corporativos, continua sendo uma boa estratégia, haja vista que faz com que as pessoas possam localizar, de forma simples, o seu estabelecimento. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais alguns comércios investem em ambientes “instagramáveis”.

Inclusive, o próprio Instagram detém essa função nativamente no seu aplicativo, o que facilita bastante para que as pessoas encontrem tais locais. Então, para as empresas, é uma forma de atrair pessoas que já estão perto, por exemplo.

Dessa forma, facilita bastante a conversão imediata. E essa é uma estratégia que empresas de qualquer tamanho podem aproveitar, tanto negócios pequenos quanto aqueles que já estão bem estabelecidos. E, sabendo o quanto as pessoas usam essa rede social, com certeza é algo que deve fazer parte da sua estratégia.

Como criar uma localização no Instagram?

Você já entendeu bastante sobre o que é e qual a sua importância, mas agora, como criar localização no Instagram? Algo que é válido salientar diz respeito ao fato de o Facebook ter comprado o Instagram há alguns anos, o que faz ambas plataformas uma espécie de irmãs.

E isso quer dizer que, para poder criar localização no Instagram, primeiro você deve criar uma localização no Facebook. Mas como fazer isso? É bem simples. Tudo o que você precisa fazer é:

  1. Primeiro, você deve fazer login no Facebook;
  2. Na tela inicial, aperte no ícone de reticências (…) abaixo de “No que você está pensando?”;
  3. Em seguida, você verá opções de compartilhamento;
  4. Aperte em “Check-in”;
  5. Digite o nome que deseja adicionar;
  6. Selecione uma categoria para o negócio em questão;
  7. Defina o ponto exato do negócio ou clique em “estou aqui agora”;
  8. Feito isso, você deve inserir alguma imagem que represente o negócio;
  9. Efetue login no seu Instagram;
  10. Vá até a aba “explorar”;
  11. Clique em cima da barra de pesquisas;
  12. Selecione a opção “locais”;
  13. Digite o local que você criou e veja se está ativa.

Pode demorar algum tempo até o seu local ser adicionado e, fora isso, não é um método que funciona 100% das vezes. E isso acontece porque o Instagram tem uma política que evitará a inserção de locais que não existem.

Então, pode acontecer de esse passo a passo não der certo na primeira vez, mas vale a pena tentar outras, já que na grande maioria isso dá certo. Quando conseguir fazer isso, tanto você quanto mais pessoas vão poder usar a localização que você criou.

Como apagar a localização de um post?

Às vezes, por segurança ou por qualquer outra razão, você quer apagar a localização de um post seu. Isso é possível e, para tanto, o que você deve fazer é o seguinte:

  1. Faça login no seu Instagram;
  2. Vá até a aba “perfil”;
  3. Clique sobre a foto do qual quer remover a localização;
  4. Aperte no símbolo de reticências (…) que fica no canto superior direito;
  5. Pressione em “Editar”;
  6. Clique sobre a localização antiga;
  7. Selecione a opção de “remover localização”.

Pronto, você já removeu a localização de um post seu! Viu só como é fácil?

Como inserir a localização em um perfil?

Suporemos que você tenha um perfil profissional do seu estabelecimento no Instagram. Nesse caso, é uma boa estratégia colocar o endereço do seu negócio na bio, não é verdade? Dessa forma, fica mais fácil de o usuário identificar o seu local.

Afinal de contas, basta ele clicar sobre o link e ver onde o seu comércio está localizado. Isso facilita muito trabalho, pois ele não perde tempo tendo que memorizar o endereço, abrir um aplicativo de navegação e digitar.

Então, é muito mais fácil adicionar um link, e o Instagram permite isso. No entanto, essa função está disponível apenas para quem tem perfil corporativo. Se esse é o seu caso, o que você precisa fazer é o seguinte:

  1. Vá até a sua conta corporativa;
  2. Acesse o menu do perfil;
  3. Clique em “editar perfil”;
  4. Role a barra até a seção “opção de contato”;
  5. Clique sobre ela;
  6. Vá à opção “endereço” e digite o local em que seu comércio está situado.

Pronto! Assim que fizer esse passo a passo, a sua localização já ficará na bio do Instagram, facilitando com que os seus seguidores lhe encontrem.

Veja o passo a passo em video;

Video: Descubra Review
Entre para nossa lista VIP GRATIS e receba atualizações em primeira mão!
Share.
Wagner Santos

Apaixonado por “marketing” e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.

Leave A Reply

Exit mobile version