O que é e como se tornar um Digital influencer?

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

18/09/2021

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Você certamente já deve ter ouvido falar ou até já sentiu a vontade de se tornar um digital influencer.

Isso porque, a cada dia que passa, essas pessoas estão se destacando nas redes sociais, trazendo a possibilidade de se tornar famosos em um curto espaço de tempo.

No entanto, por mais que pareça simples, saiba que se tornar um digital influencer, e se tornar conhecido, leva tempo e requer, principalmente, boas estratégias.

Dessa forma, é muito comum que diversas dúvidas surjam, como: o que é e como se tornar um grande influenciador?

Saiba que seguindo os passos corretos, as oportunidades de você obter sucesso serão muito altas.

Portanto, para você conseguir entender melhor tudo isso, confira tudo sobre digital influencer, conferindo o que é, e como se tornar um hoje.

O que é um digital influencer?

Se você de repente não conhece ou nunca ouviu falar sobre influencer digital, saiba que basicamente são pessoas que construíram uma reputação e se tornaram reconhecidos nas mídias digitais.

Na maioria das vezes, os digitais influencer se tornam conhecidos e famosos devido às redes sociais, como o Instagram, Facebook, e até mesmo os casos recentes, como o TikTok.

Você precisa ter ciência que essas pessoas que se tornam conhecidas, em grande parte das vezes, construíram isso graças ao seu conhecimento e experiência em um tópico específico.

Saiba que na maioria das vezes essas pessoas fazem postagens regulares sobre esse tópico em seus canais de mídia sociais preferidos e isso acaba gerando uma repercussão muito forte.

Dessa forma, um único conteúdo geralmente pode atingir milhares de visualizações, comentários, curtidas e até compartilhamentos.

Ou seja, de uma forma resumida, esse digital influencer se tornou uma “autoridade” em determinado conteúdo, seja moda, notícias, maquiagem, dança e dentre outros, e os seus seguidores tornaram aquela pessoa uma referência.

Atualmente, você precisa saber que o digital influencer tem um poder de conversão imenso.

Até por isso, as marcas amam os influenciadores das redes sociais porque podem criar tendências e incentivar seus seguidores a comprar os produtos que promovem.

Portanto, sim, muitos especialistas confirmam que ser um influenciador digital deixou de ser algo simples, para se tornar uma verdadeira profissão.

Quanto mais engajamento você tiver, mais as marcas e patrocinadores vão te procurar, e assim tornar aquilo uma fonte lucrativa.

Não é à toa que muitos jovens e adultos têm o sonho de se tornar um influenciador digital.

Categorias de digital influencer

Saiba que hoje existem algumas classificações, que indicam o tamanho da influência de determinada pessoa.

Sendo assim, você deve saber que mesmo que existam outros parâmetros, um dos mais considerados, será a respeito da quantidade de seguidores.

Para você ter uma ideia, a própria revista Forbes, confirma que quando se trata de marketing digital, o termo “influenciadores”, está ligado aos seguidores com quem se compartilha os conteúdos. 

Dessa forma, para você conseguir entender melhor tudo isso, confira a seguir os principais categorias de digital influencer, considerando o número de seguidores e influência nas mídias digitais.

digital influencer
Imagem Freepik

Mega influenciador

Mega influenciadores são as pessoas com um grande número de seguidores em suas redes sociais.

Uma visão comum, e têm mais de 1 milhão de seguidores em pelo menos uma plataforma social.

Desse modo, você deve saber que a maioria dessas pessoas são estrelas, que já possuem um destaque muito forte fora das redes sociais.

Assim, geralmente são celebridades que ganharam sua fama desligado — estrelas de cinema, esportistas, músicos e até estrelas de reality “shows”.

Grandes exemplos brasileiros, destaques em diversos nichos, são: Anita (música), Neymar (futebol), Whindersson Nunes (comédia e stand-up) e dentre outros.

No entanto, é claro que isso não é uma regra, onde existem diversas pessoas que construíram todo esse destaque apenas nas redes sociais, como o Mega influenciador Carlinhos Maia.

Macro influenciador

Os Macros influenciadores estão um degrau abaixo dos mega-influenciadores e são grandes parte da maioria dos digitais influencers.

Atualmente, você deve saber que será considerado um macro influenciador aquelas pessoas que possuem números de seguidores entre 500 mil — 1 milhão.

Este grupo tende a ser composto por duas categorias de pessoas:

Celebridades do grau B, que ainda não chegaram ao grande momento ou ainda não tem um destaque tão elevado quanto alguns outros.

Portanto, especialistas “online” de sucesso, que conquistaram seguidores mais significativos do que os micros influenciadores típicos.

Os especialistas “online” de sucesso geralmente são pessoas que se destacaram muito em determinado nicho, geralmente com determinado conteúdo, e estão crescendo bastante nas mídias sociais.

Micro influenciadores 

São pessoas geralmente comuns, que se tornaram conhecidas por seu conhecimento sobre algum nicho especializado.

Nesse sentido, você deve saber nesse grupo geralmente aquelas pessoas que possuem de 10 mil a 100 mil seguidores.

Atualmente, você pode notar que fazem parte desse grupo as blogueiras de determinados nichos, sendo às vezes destaques em localidades ou em um conteúdo específico.

Nano influenciadores

Saiba que hoje esse é considerado o mais novo categoria de influenciador que vem ganhando o mercado.

Em muitos casos, eles têm menos de 1.000 seguidores — mas são seguidores perspicazes e interessados, dispostos a se envolver com o nano influenciador e ouvir suas opiniões.

Sendo assim, são os considerados seguidores fiéis, e que geralmente estão ali porque realmente curtem a opinião ou conteúdo do influenciador.

Você precisa saber que geralmente as marcas ainda não procuram muito esses influenciadores, devido seu engajamento ainda ser relativamente baixo.

Entretanto, acabam sendo pessoas de forte potencial, e seguindo os passos corretos, tendem a ter um crescimento contínuo, entrando nas outras classificações.

Aqui você tem o começo da linhagem de digital influencer.

Como se tornar um digital influencer — 5 passos primordiais. 

digital influencer
Imagem Freepik

Depois de tudo que foi dito, se você tem o sonho de se tornar um influenciador digital, isso com toda certeza te despertou ainda mais vontade.

Nesse sentido, saiba que existem alguns passos importantes, indicados pelos próprios especialistas, que podem lhe tornar um grande influenciador.

Confira quais são esses passos a seguir:

Selecione o seu nicho

Antes de iniciar seu caminho para se tornar um influenciador, você precisa primeiro selecionar seu nicho.

Desse modo, você precisa escolher um nicho em que esteja interessado e sobre o, qual possa criar conteúdo consistentemente.

 Até porque, as pessoas que se tornam influenciadores, geralmente conhecem muito sobre determinado assunto, e assim se tornam autoridades.

No entanto, saiba que você também pode não ficar preso apenas a um nicho, podendo fazer uma combinação de 2 a 3 interesses.

Entretanto, em ambos será necessária muita pesquisa e atenção.

Otimize seus perfis de mídia social.

Selecionou o nicho? Agora crie um perfil ou otimize aquele já existente.

Garanta uma foto de perfil e capa interessante, uma boa biografia, além, é claro, de transformar a sua conta em comercial ou pública.

Você precisa saber também que a maioria dos influenciadores são populares em apenas uma ou duas plataformas de mídia social. 

Portanto, é melhor concentrar seus esforços em apenas 1 ou 2 canais.

Entenda seu público

Antes de começar a criar conteúdo e postar nas redes sociais, você precisa entender o seu público-alvo.

Até porque, serão eles quem vão lhe tornar um influenciador, sendo necessário entender o comportamento deles, do que mais gostam e dentre outros.

Crie uma conexão com eles. Você precisa saber que os influenciadores de sucesso, têm influência sobre seu público e fortes conexões com eles.

Hoje, para facilitar a sua vida, grande parte das plataformas de mídia social tem uma ferramenta de análise integrada que fornece essas percepções sobre o seu público atual.

Por exemplo, no Instagram você tem o Analytics, que mostra informações importantes sobre o seu público e engajamento no perfil.

Então, estude tudo isso, para criar uma estratégia realmente funcional e direcionada para o público certo.

Crie e publique conteúdo relevante.

Com tudo pronto, você deve partir para a parte mais importante do influenciador, a criação e publicação de conteúdo relevante.

Quanto mais você conseguir se envolver com seu público através do seu conteúdo, mais pessoas serão influenciadas por suas opiniões e recomendações.

Você deve criar uma estratégia de conteúdo baseado no que o seu público mais gosta de ver, claro, sem fugir do nicho escolhido.

Fique ciente que os influenciadores digitais não misturam postagens sobre suas vidas pessoais com postagens de nicho e mantêm seu conteúdo focado apenas naquilo.

Então, foco em conteúdo de qualidade e relevante.

Mantenha a constância

Postar diariamente, mantendo a constância, é o que pode potencializar e assim trazer resultados ao longo prazo.

O que diferencia um digital influencer que teve sucesso, de outro que não teve, é a constância dele.

Você precisa ficar ciente de que os resultados são lentos, e podem demorar bastante para começar a aparecer.

Portanto, traga conteúdos de qualidade, mas não só isso, garanta postar constantemente.

Digital influencer | Considerações finais.

Agora que você sabe como se tornar um digital influencer, e quais são os principais tipos, se isso faz parte do seu sonho, corra atrás e realize.

Esse foi mais um artigo criado pela Revista de Marketing para suprir sua busca por informações de como se tornar um influenciador digital.

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