O que é Marketing digital e como usar as melhores estratégias para alavancar o seu negócio em 2022?
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O que é Marketing digital? Em pleno século XXI, há pessoas que negligenciam usar os meios digitais. No entanto, hoje, é algo extremamente necessário o uso de computadores, smartphones e tablets para trabalho ou para comunicação. Ademais, a maioria das empresas está totalmente digitalizada.
Se você ainda não entrou para o mundo digital, sinto te dizer… terá de elaborar isso quanto antes! Contudo, se você é uma pessoa bem-informada em busca de trabalhar com os meios digitais e conseguir uma renda extra ou até mesmo ter um empreendimento, você poderá seguir estratégias e entrar no mundo do marketing digital.
Você sabe o que é Marketing Digital?
Assim como no mundo físico existe a profissão de marketing, no mundo virtual também há. Contudo, todo marketing desenvolvido para esse meio é chamado marketing digital. Então, se você é uma pessoa comum que quer promover, poderá usar uma série de ações na internet para ser conhecido, assim como para sua empresa.
Resumindo: marketing digital é um conjunto de ações de disseminação de comunicação que você e sua empresa poda usar na internet (celular, computador, tablet) e até outros meios digitais (ex: redes sociais) para divulgar ou fazer o comércio de produtos e serviços.
Se você quer empreender na internet ou até mesmo já empreende, nesta matéria você conhecerá as tendências para o ano de 2022 no marketing digital e o que fazer em estratégias para alavancar o seu negócio! Assim você poderá encontrar novos clientes e fazer o seu negócio crescer!
Como o Marketing Digital pode melhorar o meu negócio?
A melhor definição para o marketing digital é o conjunto de todas as ações de marketing em ambientes digitais. Nele, você poderá usar redes sociais, e-mail marketing, sites e plataformas de anúncios para disseminar sua imagem ou tornar o seu negócio conhecido.
Este ambiente permite que você e sua empresa chegue mais próximo dos usuários qualificados para o seu negócio. No entanto, ainda que você não conheça seu público, você pode encontrar ferramentas para isso e, assim, traçar estratégias e alavancar o seu negócio, tornando-o mais conhecido. Dessa forma, torna-se possível atingir potenciais clientes dos seus produtos e serviços.
Como funciona e para que serve o Marketing Digital?
Esta forma de marketing revolucionou o século XXI. Afinal de contas, ela é muito dinâmica e está em constante evolução. Ademais, por meio dela, você tem conhecimento de muitas coisas e notícias em uma velocidade nunca vista. Dessa forma, você pode acompanhar os últimos acontecimentos e se inteirar nos seus assuntos preferidos ou até mesmo adquirir conhecimento de assuntos novos.
Funciona da seguinte maneira: a partir da internet e de todas as plataformas nela criadas. Ou seja, por meio da web, você poderá conhecer ferramentas e analisar o seu público. Por exemplo: você pode fazer um levantamento de seus principais concorrentes e ver o que eles estão fazendo para aumentar as vendas ou contratação de serviços.
Sendo assim, vamos listar algumas dicas de aplicação do marketing digital no seu negócio:
- Você irá entender melhor o seu público;
- Conseguirá mais clientes;
- Poderá melhorar os seus produtos e serviços por meio de feedback de clientes;
- Aparecerá mais vezes ao seu cliente e poderá melhor se relacionar com ele;
- Poderá usar sua marca para fidelizar o seu cliente;
- Aumentar o faturamento bruto e líquido da empresa;
- Gerar lista de e-mails ou leads de potenciais clientes;
- Gerar novas tendências de mercado;
- Atender novas exigências do seu público;
- Conquistar e desenvolver produtos para novos públicos.
Quais cuidados devo ter ao desenvolver minha marca no Marketing Digital?
Se você está pensando em levar sua marca a ter presença por meio da internet, usando as ferramentas disponíveis nela, saiba que você terá de se atentar a alguns detalhes para que seu negócio atinja o sucesso esperado. Então, resolvemos listar algumas coisas que você terá de fazer para ter uma campanha digital de sucesso, vamos lá:
Estudo de Avatar
Mas, afinal o que é avatar? É o desenho? É o filme?
A resposta é: não.
Avatar é a pessoa que compõe o público-alvo da sua campanha digital.
Nos dias de hoje, muitos empresários, ao estruturar uma campanha na web, estão fazendo seu trabalho de forma muito incorreta. Se você não fizer um estudo de quem é a pessoa do seu público-alvo e tentar entendê-la, dificilmente terá sucesso no meio do marketing digital com a sua empresa.
Sendo assim, você deve conduzir um estudo e analisar qual o perfil do seu potencial cliente, e qual o perfil dos clientes que são os adequados para o seu negócio. Na grande maioria dos casos, é mais de uma categoria de público. Portanto, não estranhe.
Você deverá levantar as seguintes informações para conhecer o seu público-alvo:
- Quem são as pessoas que meu negócio procura?
- Como é a rotina dos meus potenciais clientes?
- Quais são os objetivos dos meus clientes ao usar os meus produtos e serviços?
- Quais as necessidades dos meus clientes?
- O que faz meus clientes desistir de comprar ou contratar meu serviço?
- Quais problemas posso solucionar para meus clientes quando me procuram?
- Como posso usar minha empresa para ajudar meus clientes?
- Qual a melhor forma/linguagem para eu me comunicar com meu cliente?
- Por onde meus clientes procuram informações sobre meus produtos e serviços?
Respondendo essas perguntas, você irá conhecer seu público e poderá traçar estratégias para atender às suas necessidades, ser encontrado por eles e alavancar o seu negócio!
Fazer um levantamento de ações da concorrência!
Para você estruturar sua empresa com estratégias e ações no marketing digital, você terá de fazer o seguinte: analisar com detalhes os seus principais concorrentes e aprender com todas as ações de sucesso delas e com seus erros. Afinal, esse é um dos maiores trunfos do marketing digital.
Faça o seguinte levantamento:
- Quais são as principais empresas se destacando no setor?
- Quem são os meus principais ou maiores concorrentes?
Após essas duas perguntas serem respondidas, verifique quais realmente são as empresas que merecem a sua atenção. Em seguida, você deve fazer o seguinte levantamento:
- Que tipo de conteúdo elas estão disseminando?
- Qual a linguagem para o público-alvo que ela está usando?
- Qual o comportamento do público dela, nessas redes?
- Quais erros ela está cometendo ou deixando a desejar?
- O que ela está fazendo que está dando retorno ou sucesso?
Após entender essas questões da sua concorrência, você poderá traçar um plano para o seu negócio e tentar atender o que as suas concorrentes não estão conseguindo fazer. E, mediante a esse fato, procure se destacar neste setor, ou até inovar, aprendendo com os erros dos tops do mercado.
Estudo de conteúdo
Para ser encontrado na internet, você terá de fazer uma análise e disseminação de conteúdo no seu setor. Após conhecer quem é seu avatar (cliente) você deve entregar-lhe exatamente o conteúdo que ele gostaria de consumir. Contudo, para isso, você terá de fazer um estudo.
- Qual o tipo de conteúdo meu cliente deseja?
- Qual assunto ele mais gosta de ver?
Sabendo quem é seu cliente e conhecendo o que ele gosta, você poderá encontrar e desenvolver conteúdos interessantes para eles, ou até atender novidades procuradas pelo setor. Para isso, você terá de fazer análise de keywords.
O que é Keywords?
São palavras-chave que seus clientes usam nas ferramentas web. Ademais, com essas informações, você poderá fazer toda uma análise de volume de busca, intenção de busca ou até mesmo tendências de busca do tipo de conteúdo que eles consomem.
Você pode usar várias ferramentas disponíveis no mercado para isso: KeyWord Planner, Sem Rush, Ahrefs e Ubersuggest. No entanto, feito isso, você irá usar todas essas informações para planejar conteúdos otimizados para entreter e responder às dúvidas para os perfis dos clientes.
Análise de redes
Você deve analisar todas as suas redes presentes nos meios digitais, estudá-las e melhorá-las. Ou seja, foque em resolver os gargalos que impedem de todo o processo de venda ou contratação de serviço acontecer facilitadamente.
Logomarca/Marca visual
Você tem uma boa estrutura visual das logomarcas da sua empresa para ela ser lembrada? Caso você perceba que seus concorrentes estão melhor nessa parte corra atrás de melhorar esse ponto.
Site
Seu site é rápido? Ou ele é lento? Demora para carregar? É sabido que as pessoas estão cada vez mais ansiosas. Sendo assim, o tempo de carregamento é muito importante para elas não saírem do seu site enquanto ele carrega.
Blog
Sua empresa produz conteúdo para ser encontrada nas buscas pelo seu avatar? Se a resposta for não, você deve, com urgência, atender a demanda de conteúdo por meio de blogs para os seus clientes.
Canal no YouTube
Sua imagem é vista? As pessoas estão cada vez mais acessando vídeos na internet para ver o que querem comprar. Em especial isso acontece porque pessoas com problemas de acessibilidade tem renda e estão interessadas em ver conteúdos e opiniões sobre o que vão adquirir. Fora isso, também querem saber como um serviço deve ser executado e contratar uma empresa de confiança.
Portanto, é de extrema importância que você tenha um canal no YouTube. Ademais, alimente-o com conteúdo constantemente sobre o que você desenvolve, vende ou oferece como serviço.
Perfil em redes sociais
A sua logomarca está disseminada nas redes sociais? Você está usando suas redes e está se comunicando de maneira adequada com o seu público-alvo? Você está publicando dicas ou o que sua empresa faz? Caso não, você terá de ver como é feito isso pelos seus concorrentes e fazer melhor.
Nada melhor do que você resolver esses gargalos e se diferenciar dos seus concorrentes. Afinal, uma empresa confiável é presente em todos os lugares. Como diz o ditado “quem é visto é lembrado”, portanto, não esqueça que esse é um dos pilares de uma empresa com uma boa estratégia no marketing digital.
Você também deve se atentar para o seguinte:
Todas essas redes em que o seu negócio deve estar presente precisam ser monitoradas. Afinal de contas, lá você irá avaliar e identificar se o seu negócio está se comunicando da forma adequada com os seus clientes.
Você pode identificar onde sua empresa está errando e sanar os problemas melhorando a relação com o seu cliente. Ademais, esta é a melhor forma de você fidelizá-los, pois eles confiarão e até indicar a sua empresa.
Fora isso, é possível divulgar melhor a sua empresa, onde ela atua (setor), e os produtos que você oferece. Dessa forma, fará com que o cliente possa entrar em contato facilitadamente, já sabendo o que ele quer.
Defina a estratégia para o seu negócio!
Quais os objetivos e metas da sua empresa usando o Marketing Digital?
Você precisa ter um objetivo definido para saber onde quer chegar. Portanto, você precisa definir quais as melhores estratégias e plataformas a se usar para a sua empresa ou negócio. E, a partir disso, você deve melhorar e mensurar quanto essas estratégias poderão estar te dando resultado.
Após definir as suas metas, você deve ver quais serão as ferramentas a serem usadas para mensurar os seus resultados. Ademais, não deixe de ver se as estratégias nas plataformas definidas estão dando o resultado esperado para o seu negócio. Fora isso, você pode ajustar cada vez mais e melhorar os pontos para conquistar números melhores.
Ademais, você pode mensurar resultados em tempo real, e isso é fantástico. Afinal isso irá permitir com que você ou o setor da sua empresa que cuida dessa parte faça ajustes para atingir números melhores de conversão, seja de vendas, seja de projetos ou contratação de serviços.
Quais as melhores estratégias de Marketing Digital para o meu negócio?
Existe uma série de estratégias e soluções digitais para empresas comuns. Contudo, antes disso, você precisa analisar a seguinte questão: existem inúmeras estratégias. Então, qual a melhor para o meu negócio?
Você pode verificar com os concorrentes qual deles está adiantado no marketing digital e procurar estar presente nas mesmas redes que eles. Isso serve para criar um diferencial.
Vale lembrar que, caso perceba que os clientes dele não estão sendo atendidos nestas redes ou estão com um feedback negativo na prestação do serviço. Ou entrega de produtos, você pode procurar atender os seus clientes melhor e de uma maneira mais otimizada. Dessa forma, você irá se destacar no seu setor.
Quais as principais tendências e estratégias no Marketing Digital para 2022?
Se você quer aumentar as vendas do seu negócio, você precisa entender que o marketing digital é dinheiro! Nele, você pode gerar inúmeras possibilidades de conversão de vendas ou contratação de seus serviços.
Após conhecer seu público-alvo, definir as estratégias e se posicionar nas redes que você escolheu atuar, você deve iniciar um processo de sucesso. Nele, você pode escalonar e cada vez mais alavancar e desenvolver o seu negócio.
Com total veracidade é dito hoje que em nenhuma outra rede você conseguirá tanta informação sobre o seu avatar do que na web. Portanto, use as redes sociais corretamente. Afinal, é isso que irá te aproximar do seu cliente, o que será muito eficaz para potencializar as suas conversões de vendas.
Conheça algumas estratégias de Marketing Digital
Marketing de Conteúdo — SEM
Se você pensa em posicionar sua marca da forma correta, no momento certo e no lugar correto, o marketing de conteúdo é para você! Com ele, você consegue fazer uma conexão entre sua marca e as pessoas.
O marketing de conteúdo pode proporcionar conteúdo de valor para o seu público. Ademais, ele pode solucionar problemas e informações que as pessoas procuram no seu nicho. Como consequência, é possível convertê-las em potenciais clientes para você!
Uma forma prática, rápida e econômica é você criar um site ou Blog de conteúdo no seu nicho de atuação. Ao fazer isso, você consegue audiência para o seu projeto, transmitindo informações relevantes que agreguem valor e convertendo-os em potenciais clientes. E isso tudo com um custo baixíssimo!
No entanto, para isso dar certo e traga novos clientes para você, é preciso seguir o seguinte esquema:
- Crie estratégias de conteúdo com matérias relevantes;
- Faça publicações constantes de conteúdos do seu nicho de atuação;
- Crie conteúdos diferentes e informativos com as últimas notícias e tendências do seu setor e diversifique a forma de entrega. (Ex: vídeos, podcast, infográficos, quiz, pesquisas, etc.);
- Use estratégias de SEO no seu projeto, porém sempre seguindo as regras do todo-poderoso Google.
Recomendamos fortemente que você dissemine na internet seu conteúdo para ser achado. Afinal, essa forma de trabalhar no marketing digital é muito viável, visto que os seus custos são baixos. E, se bem realizada, pode lhe trazer muitos clientes gratuitamente, visto que o orgânico não tem muitos custos.
Redes de Publicidade Paga
Você poderá encontrar clientes usando as poderosas ferramentas de Redes de Publicidade Paga, onde contrata a empresa, envia o anúncio e seleciona o público que você quer impactar, e lá você irá ser apresentado em toda a rede de anúncios (Ex: sites, blogs, canais, ferramentas, redes sociais) que compõem a estrutura da rede paga escolhida e irá selecionar um orçamento pré-definido conforme suas possibilidades.
Você poderá usar elas para trazer potenciais clientes novos que não te conhecem, ou até mesmo os que já conhecem (ex-clientes) e fazer um remarketing para eles. Elas poderão vir através de Redes Sociais, mecanismos de busca ou outras redes para o seu projeto, e assim conhecer sua marca / serviço / produto e alavancar os seus ganhos!
Isso é extremamente necessário caso você queira o crescimento da sua empresa no marketing digital, pois a publicidade paga hoje é a maior fonte de clientes das empresas no mundo, sendo esse o pilar principal que você deve ter presença e atuação.
Às duas redes mais conhecidas são: Facebook Ads e Google Ads.
Google Ads
Esta plataforma de anúncios do Google é muito poderosa, visto que o Google é o maior buscador Mundial. Sendo assim, ele conseguiu desenvolver inteligências artificiais para entregar os seus anúncios para públicos em todo o mundo, e também é a maior rede de anúncios da Internet, pois está presente também em sites e blogs além do segundo maior buscador mundial o YouTube.
Facebook Ads
Sendo uma plataforma mais recente, porém muito bem montada, ela entrega seus anúncios para o público correto de forma extremamente assertiva, pois ela coleta e sabe todas as ações do usuário por monitorar o uso da rede social e cada passo que dá, sendo ela uma ferramenta muito poderosa de vendas!
Você também poderá buscar outras redes de anúncios para poder fazer seu anúncio, como, por exemplo, a Taboola e a Outbrain e conseguir usuários que tenham contexto com o seu anúncio ou conteúdo, sendo essas redes muito interessantes para disseminar conteúdo de SEM e trazer usuários interessados no seu conteúdo e assim neste conteúdo você pode promover o seu produto!
E-mail Marketing
Em resumo, é o Marketing de Vendas por E-mail! Muitas pessoas acreditam que ninguém acessa mais a sua caixa de e-mail, e isso é um ledo engano! E-mail ainda é um dos pilares da internet e caso você queira usar ele para sua estratégia digital, você terá um pilar muito forte para promoções e lançamentos!
O E-mail Marketing é hoje uma das potências do Marketing Digital, e você e sua empresa poderá construir listas de potenciais clientes e que caso você use as estratégias corretas terá incríveis retornos, por isso não descarte a possibilidade de trabalhar com isso.
Você poderá usar esse pilar para lançamentos de novos produtos, comunicação com o mercado de promoções da sua empresa ou até mesmo para contratação de pessoal qualificado! As possibilidades que o e-mail marketing te proporciona são enormes!
Em suma, você usar o E-mail Marketing com ações comerciais corretas irá te trazer uma alavancagem do seu negócio! Você irá se aproximar dos seus clientes, gerando relacionamento e a sua marca será lembrada, o que poderá te proporcionar novos clientes ou até fidelização dos clientes que você já teve em potenciais novas vendas recorrentes!
Como posso utilizar o e-mail marketing?
O E-mail Marketing é usado hoje como pilar principal de vendas recorrentes, junto com Remarketing da sua marca para os seus clientes. Por exemplo: tendo uma lista de e-mail de clientes, você poderá usar eles e enviar para as redes de anúncio citadas no texto mais acima, e preparar anúncios exclusivos para esse público, e isso poderá te trazer novas vendas dos seus atuais clientes! Isso se chama recorrência!
Recomendamos fortemente que você adapte as suas redes sociais, sites, blogs e canais ou até mesmo as páginas onde você envia os seus clientes para capturar possíveis Leads e montar listas de futuros clientes interessados nos seus conteúdos e negócios!
Faça isso e lance e-mails periodicamente, porém, vale lembrar que não é o ideal você usar essa ferramenta descontroladamente, pois o cliente também não gosta de ser bombardeado toda hora com o seu anúncio e sua empresa. Por isso, faça equilibradamente!
Inbound Marketing
Poucas empresas usam esse tipo de trabalho como pilar no marketing digital, e ele é extremamente importante. Por definição, Inbound Marketing significa Marketing por atração, em outras palavras: você produz conteúdo relevante e interessante que atrai seu usuário com muito poder!
Esse tipo de Marketing é muito forte, pois você produz muitos conteúdos interessantes para prender o seu usuário a você e converter ele em um potencial cliente do seu produto / serviço, e com isso você passa a reforçar sua marca no mercado do seu nicho e se tornar destaque ou até mesmo referência no assunto!
Resumindo: Inbound marketing (marketing de atração) é uma forma de disseminar publicidade na Web promovendo seu negócio em Blogs, Podcasts, Vídeos (canais), E-Books, Boletins Informativos, SEO para busca e redes sociais de forma eficiente e potencializada com muita informação de qualidade para o seu usuário com fins de conversão de vendas / contratação de produtos / serviços.
Se você e sua empresa não faz isso, estão perdendo mercado! Pois, você poderá assim encontrar clientes sem despender muito orçamento para sistemas de anúncios pagos, como os citados mais acima no texto e terá sua marca exposta para quem te buscar em toda a internet! Esse trabalho alavancará em muito o seu nome e faturamento!
Marketing Para Busca — SEO
Muitas pessoas se perguntam o que é isso? SEO significa (Search Engine Optimization) transliterado para o português significa: otimização para mecanismos de busca. Mas que mecanismos são esses? Atualmente existem 2 com bastante significância na internet: Google e Bing.
Nada mais é que usar um conjunto de técnicas para otimizar seus sites, blogs, canais e redes sociais para posicionar eles nos primeiros resultados das buscas desses serviços e assim conseguir maior audiência e potenciais clientes.
Você irá contratar um Profissional SEO que irá criar um plano e otimizar seus projetos para posicionar melhor nas buscas. Ele irá te ensinar o que fazer constantemente para o seu projeto subir nos rankings e se manter.
Vale lembrar que você tem que se atentar para o seguinte: SEO não é feito do dia para noite! Com isso você terá de ter paciência, pois um verdadeiro Profissional SEO trabalha com White Hat, que significa “Chapéu Branco”, ou seja, é o profissional que trabalha nas diretrizes do Google e Bing te fazendo subir gradativamente nas buscas de forma correta e estruturada.
Mas, porque é importante eu contratar um Profissional SEO White Hat?
Ele irá trabalhar dentro das regras do Google e Bing, e o trabalho dele é mais demorado, porém ele não irá usar técnicas de SEO não permitidas por essas plataformas, e com isso os resultados são mais demorados, porém, se manterão a longo prazo!
Por que não contratar um Profissional SEO Black Hat?
Há profissionais conhecidos por trabalharem com Black Hat, que significa “Chapéu Preto”, e seus resultado são muito rápidos, porém caso essas plataformas (Google e Bing) percebam que foi feito um trabalho fora das regras, poderá derrubar o seu projeto nas buscas para os últimos lugares, te trazendo enormes prejuízos! E às vezes até irreparáveis!
Convert Rate Optimization – CRO
Afinal, o que é CRO? A tradução do inglês significa “Otimização Taxa de Conversão” e é muito usada no Marketing Digital, onde você pode usar ferramentas e técnicas para aumentar o número de visitantes que entram no seu site / blog / loja virtual ou algum outro projeto seu e é convertido em vendas / contratação de seus produtos e serviços.
Resumindo: É uma forma de aumentar com ferramentas e técnicas a conversão das ações de compra dos usuários do seu projeto / site / aplicativo.
Quais as métricas mais usadas no Marketing Digital?
Quando aplicar estratégias da sua estrutura digital você terá de saber identificar como os resultados estão acontecendo e saber se estão performando do jeito que você espera. Sabemos que cada negócio tem uma performance diferente no mundo virtual, porém, você precisa saber medir esses dados para não estar jogando dinheiro fora.
Você precisará saber quais ferramentas estão te trazendo retorno, e melhorar elas, além de que você precisa aprender a entender as métricas para poder medir o resultado de forma correta. Assim, você só terá sucesso no seu negócio online se souber medir e acompanhar essas métricas corretamente!
Usar ferramentas para medir a performance das suas campanhas no Marketing Digital é muito importante, pois assim você poderá saber onde está errando, ajustar elas e ou até pausar em caso de prejuízos.
Você sabendo usar elas, poderá assim, desenvolver até novas formas de negócio na Web ou até mesmo agregar novos produtos e serviços. Ao analisar os indicadores, você irá cada vez mais saber aonde quer chegar e qual o próximo nível do seu projeto de Marketing Digital.
Tomar decisões estratégicas no Marketing Digital é muito importante atualmente! Se não entender as métricas dificilmente terão sucesso. Vale lembrar também que você poderá contratar uma empresa especializada em Marketing de Performance na Web para te ajudar nisso.
Lembre-se, essas informações, nomenclaturas e dados devem ser usados para você ter Insights e melhorar a sua estratégia de Marketing Digital, assim conheceremos algumas das principais métricas usadas:
CAC — Custo de Aquisição de Cliente
Entender o que é CAC é muito importante, pois assim você irá entender como está sendo seu orçamento no Marketing Digital e o custo para conseguir um cliente. Ele te mostrará se as suas ações e campanhas estão performando como o esperado.
Neste valor está incluso as despesas para promover seu negócio e quanto está sendo gasto por toda sua equipe de marketing. Se você quer aprender a calcular o CAC você terá de fazer o seguinte: Separar um período e verificar os valores gastos com contas e investimentos nesse meio tempo, e ver quantas compras ou clientes adquiriram neste período.
CPA — Custo Por Aquisição!
Esta sigla é muito usada por profissionais do mercado digital, e é uma métrica que te fará entender quanto está gastando para adquirir um LEAD (informações de possíveis clientes) naquele período que estiver fazendo sua campanha digital.
Vamos dar um exemplo: Se você gastou R$232.73 reais para fazer 15 venda de um produto ou serviço, você irá fazer exatamente essa conta, pegar o valor gasto pelo número de vendas e saber o custo geral que você teve naquela campanha para conseguir uma venda, sendo assim, você irá ter gastado uma média de R$15,52 de orçamento em campanhas no Google Ads ou Facebook Ads para conseguir fechar uma venda.
Lembrando que esse será o custo do seu LEAD R$15,52 e que esse valor pode mudar de nicho para nicho e foi somente um exemplo. Esse valor será o custo final equivalente ao valor que terá de ser gasto em média para se conseguir um cliente ou uma venda dentro do seu site / blog / loja virtual ou outro projeto.
CPL — Custo Por Lead
Esse valor será o gasto para você conseguir um novo LEAD, ou seja, informações de um possível novo cliente para sua estrutura online. Essa métrica é muito importante, pois você precisará dominar as ferramentas de anúncio que você está usando e fazer com que elas custem o mínimo possível.
Vamos dar um exemplo como dito anteriormente, se você não otimizou sua campanha e está gastando cerca de R$15,52 para fazer uma venda você poderá dominar essas ferramentas, melhorar suas campanhas e fazer com que você reduza esse valor, melhorando assim o seu CPL.
Se você conseguir reduzir esse valor para R$9,89 por exemplo, você estará lucrando, pois irá impactar mais usuários e fazer mais vendas a um custo menor de orçamento nas campanhas nas ferramentas de anúncio.
Se você não sabe fazer isso, recomendamos que contrate uma empresa de gestão de tráfego ou até mesmo um profissional de gestão de tráfego para otimizar suas campanhas e assim ter um número maior de vendas com o mesmo orçamento disponível mensalmente.
Vale lembrar que nem sempre que você otimiza as suas campanhas isso pode ocorrer, visto que há uma série de variáveis como, por exemplo feriados, fins de semana e até datas comemorativas ou promocionais do comércio, esse valor irá variar com isso não é algo constante.
LVT — Lifetime Value
Essa métrica é muito usada no Marketing Digital para você medir a previsão de qual será seu lucro líquido adquirido futuramente junto a todas as campanhas relacionadas aos seus clientes.
Sendo assim, prevendo o LTV, você estará medindo o potencial de lucro que você terá com os clientes e seus resultados. Vale lembrar que em média ela tem de ser de 2 a 3 vezes o valor do CAC para que suas campanhas estejam estruturadas sustentavelmente.
MEM — Métricas de E-mail Marketing
Medir o MEM é simples e essa informação você conseguirá facilmente com a plataforma de e-mail Marketing escolhida por você, e lá irá conter a informação da taxa de abertura dos e-mails que você enviou e os links que eles clicaram.
Essas métricas irão revelar a você se você está com e-mails atraentes ou campanhas eficazes e convertíveis, pois o objetivo será que o cliente se interesse e clique no seu e-mail, abra e clique no link que pode redirecioná-lo a venda do seu produto / serviço.
RMM ou MMR — Receita Mensal Recorrente
Nos EUA é chamada de MMR e no Brasil RMM, é o tipo de métrica que você obrigatoriamente deverá aprender desde o começo no seu negócio digital. Com ela você terá a informação de qual é seu faturamento mensal, e após isso definir métricas para reinvestir e escalar cada vez mais o crescimento do seu negócio / empresa.
O cálculo é bem simples, basta você dividir o valor do seu faturamento líquido anual em doze.
ROI — Retorno Sobre Investimento
Esta métrica em inglês significa “Return Of Investiment” é uma métrica usada no mundo todo, onde você analisa, compara e mede o quanto foi gasto para o quanto você conseguiu em vendas, sendo essa uma das mais importantes para o seu negócio, pois você saberá quanto está performando em conversão sobre investimento e retorno.
Essa métrica é a principal, pois ela precisa ser muito ajustada para que seu negócio se sustente, com ela você saberá se seus investimentos estão sendo aplicados e aproveitados de forma correta e assim saber quando é o momento de investir mais e em quais produtos / serviços para melhorar os resultados do seu negócio / empresa.
TC — Taxa de Conversão
Essa métrica é importante ser dominada, pois com ela você saberá até onde o seu cliente foi dentro do funil de vendas do seu projeto digital. Você conseguirá entender onde ele está parando, qual as suas possíveis objeções, corrigir e fazer com que ele chegue efetivamente até o ponto do seu checkout ou contratação do seu produto / serviço.
A conversão é o ponto chave de todo o Marketing Digital, pois você terá de fazer tudo para prender a atenção do seu usuário e fazer com que ele efetivamente chegue até esse ponto. Todas as outras métricas têm de ser otimizadas para que essa possa ser a maior possível, afinal, conversão é dinheiro, dinheiro é lucro e lucro é o que te interessa!
Se você faz as suas campanhas por conta própria, você deverá melhorar todos os caminhos por onde passa o seu cliente para que esse número efetivamente aumente, caso você contrate uma empresa para isso, deverá mensalmente cobrá-los sobre a melhora nos dados dessa métrica.
TM ou TMA — Ticket Médio
Você sabe quanto os seus clientes estão gastando em média? Essa métrica é extremamente importante de se saber, pois ela vai indicar quais produtos e serviços estão sendo adquiridos pelos seus clientes, e qual o valor médio gasto em um pedido por eles.
Essa métrica irá te mostrar qual a satisfação geral do seu usuário com você, e você e até o quanto eles confiam em você, pois um cliente que gasta bastante é porque confia na qualidade dos seus produtos ou tem confiança com o seu negócio.
Aumentar esse valor junto com o Ticket Médio é o seu dever ou o dever da empresa que você contratou para gerir as suas campanhas.
VS ou VTS — Visitantes Totais do Site
Você precisa usar uma ferramenta para analisar quantos visitantes seus sites estão recebendo diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. É extremamente importante você saber essa métrica para saber de onde está vindo os visitantes que consomem seu conteúdo ou o chega até o funil do seu produto.
Vale lembrar que você poderá encontrar ferramentas gratuitas que irão te auxiliar nisso, podemos citar por exemplo o Google Analytics e Statcounter, nelas você poderá implementar um código no seu site / blog / loja virtual e ter acesso aos relatórios diários com essas informações, lembrando que a ferramenta do Google mostra de onde até elas estão vindo e quanto tempo permanecem no seu site, já o Statcounter é mais simples.
Você precisará saber essas métricas justamente para saber quantos usuários são novos ou estão retornando ao seu site, ela é importante também para saber quais páginas são mais acessadas e quais as pessoas ficam mais tempo.
Você poderá analisar o que estas páginas têm de bom e prendem a atenção do seu usuário e assim usar como base para produzir outras, sendo assim, você pega um conteúdo de sucesso e melhora ele, e pode produzir até mais conteúdos que te darão ótimas métricas.
Sabendo dessas métricas você saberá se suas campanhas estão engajando ou não.
Quais métricas devo analisar no meu negócio no Marketing Digital?
Primeiramente você terá de definir quais delas se aplicam ao seu negócio e a partir disso poderá pensar quais são interessantes para você e sua empresa, e assim avaliar quais serão as próximas metas a serem alcançadas.
Recomendamos que você ao ter posse dessas informações encontre um Profissional de Marketing Digital e obtenha dicas para o seu negócio, e assim ter um auxílio no que melhorar caso você não entenda bem.
Vale lembrar que para cada negócio é interessante acompanhar determinadas métricas, pois caso você se prenda em todas, poderá não ter noção real do seu negócio digital. É necessário que você se atente aos números reais para poder melhorar suas estratégias e traçar as metas e objetivos a serem alcançados.
Como criar um planejamento eficiente no Marketing Digital?
Se você está digitalizando a sua empresa e está levando-a fortemente ao mercado da Web, você terá realmente de ter um plano de Marketing Digital eficiente, ter um planejamento estratégico poderá evitar muitos problemas e gargalos no seu negócio e evitar desperdiçar recursos financeiros.
Você terá de seguir algumas etapas para criar seu plano digital eficiente, vamos citar alguns:
- Qual o seu objetivo no Marketing Digital? Mais clientes? Melhorar o faturamento?
- Quais são suas metas de curto, médio e longo prazo?
- Você conhece seu público-alvo e onde ele gosta de estar? Quais as plataformas?
- Vale a pena usar plataformas de anúncio no meu negócio?
- Qual tipo de conteúdo terei de desenvolver para meu cliente?
Respondendo essas perguntas, você irá poder traçar seu planejamento de forma eficiente, mas lembre-se: se você quiser ter resultados VOCÊ TERÁ DE INVESTIR!
Quais vantagens terei com meu negócio no Marketing Digital?
Você já percebeu que ter um negócio no Marketing Digital é extremamente importante atualmente? Se sua resposta for “Não”, você estará perdendo muito com isso… Pois, estará desperdiçando muitas oportunidades de negócios grandes!
Se você quer que o seu negócio entre em expansão, saiba que você só terá benefícios em montar toda uma estrutura online. Demandará investimentos? Vai sim! Irá demandar tempo? Com certeza sim! Porém, vai ser recompensador, pois o seu negócio irá funcionar 24 horas! Já pensou?
Alcance maior de clientes
Você poderá ter um alcance maior pois você terá presença não só municipal, estadual e nacional, sua presença será Global, podendo assim ter clientes de todos os lugares do mundo!
Se o seu produto é digital, você poderá ter um alcance que jamais teria somente com atuação de loja ou atendimento físico! Você poderá entregar digitalmente seus produtos ou serviços e com isso ter toda uma economia de logística e pessoal, o que é algo fantástico.
Análise correta dos dados do seu negócio
Você poderá ter uma noção de todos os dados do seu negócio e com isso poderá mensurar e dividir e entender de onde os seus clientes estão vindos. Como, por exemplo. Quantos clientes estão vindos de anúncios online? Quantos estão chegando de blogs / site? Quais estão comprando através de redes sociais?
Sabendo assim de onde o cliente veio, você poderá saber de onde vem o seu faturamento e melhorar o caminho do funil por onde ele chega até a compra do seu produto ou a contratação do seu serviço e otimizar os custos e minimizar o tempo para fechar a compra.
Você saberá assim quais as estratégias estão te dando resultado e quais estão te dando resultados promissores, e até as que não estão funcionando, permitindo assim você reformular e melhorar elas para conseguir fazer vendas através desses canais.
Custo-benefício maior
Você já parou para pensar quanto gastaria para poder fazer um anúncio do seu produto, serviço ou loja virtual na TV, por exemplo? E os custos para transmissão de anúncios por áudio ou rádio? Você não acha limitado os campos de atuação dessas mídias e os valores altos?
Uma das vantagens de se trabalhar com uma estratégia de Marketing Digital é justamente essa! Você irá conseguir atuar em um meio que é global e democrático, permitindo assim você pequeno ou médio empreendedor conseguir atuar sem muitos custos!
Você terá preços mais acessíveis e campanhas com melhor entrega, pois atingirá exatamente o público-alvo que você procura, e isso fará com que você consiga alavancar o seu negócio equilibradamente e estruturada.
Melhor comunicação e interatividade entre você e o seu cliente?
Ter toda uma estrutura presente na Web só te trará benefícios, pois quando o seu cliente procurar por você ele irá encontrar. Ser visto é ser lembrado, com isso, você não pode deixar de negligenciar as novas tecnologias e suas plataformas.
Maior competitividade em relação aos seus concorrentes locais!
Se você atua em uma localidade, poderá expandir o seu negócio e atender a pessoas fora da sua geolocalização permitindo assim você se diferenciar dos seus concorrentes locais, fazendo com que você consiga uma carteira de clientes diferente da dele e até melhor, pois poderá atingir clientes de maior poder aquisitivo.
Melhores feedbacks dos consumidores
Um dos benefícios de estar presente em plataformas na internet é que você poderá ter uma comunicação mais eficaz com o seu cliente, tendo uma relação transparente, onde os seus usuários poderão entrar em contato com você de forma rápida e prática.
Se você souber usar esses meios digitais para estar presente e atender o seu cliente, você irá conseguir ver onde está errando, e identificar novas sugestões dos usuários, e melhorar os pontos críticos do seu negócio, melhorando assim sua imagem no setor que atua e ganhando em relação aos seus concorrentes em competitividade.
Todas as interações, sugestões e críticas dos seus usuários / clientes devem ser analisadas com bastante afinco, pois isso ajudará no seu crescimento no curto prazo, resolvendo pequenos problemas de gargalo que tomam tempo da sua equipe, por isso deve ser usado com bastante cuidado e atenção.
Público-alvo assertivo
Se você souber usar as ferramentas disponíveis na web no seu negócio, você conseguirá atrair pessoas, empresas ou até mesmo negócios para potencializar suas vendas ou disponibilidade de serviços. Nos meios convencionais você tinha uma série de dificuldades para divulgar o seu negócio.
Democraticamente falando, o Marketing Digital permite você usar essas ferramentas para atingir o público de forma assertiva. Vamos a um exemplo: Você é despachante e trabalha com renovação anual de documentação veicular. Já pensou em atingir exatamente o público com interesse em renovar o documento dos seus carros? A internet te permite isso!
A segmentação que essas ferramentas possuem são fantásticas, visto que elas têm uma série de inteligências artificiais que distribuem para as pessoas com os interesses corretos, potencializando a sua clientela e dando resultado cada vez maior ao seu negócio.
Se você tiver uma estratégia correta, você conseguirá encontrar cada vez mais rápido e de forma otimizada o seu público e isso lhe trará uma chance de conversão de venda e contratação de serviço cada vez maior.
Educar o Mercado e gerar novas oportunidades
Se você tiver uma estratégia bem segmentada e com foco, você irá aumentar as oportunidades de vendas do seu negócio, pois isso fará com que você consiga gerar mais leads e até mesmo causar uma educação no mercado que você atua, fazendo com que seus clientes sejam levados até um funil bem estruturado permitindo cada vez mais vendas e até elevando o ticket médio.
Quais erros devem ser evitados no Marketing Digital?
Ter estratégias no Marketing Digital é uma ótima oportunidade de te trazer uma série de benefícios como a alavancagem do seu negócio e isso te trará ótimos resultados, porém se você errar em algum ponto terá de resolver mais cedo ou mais tarde seus pontos fracos.
Se você estiver aplicando alguma técnica de forma incorreta, ou estiver tendo um problema em algum ponto específico, recomendamos que responda algumas perguntas para ver se você realmente está aplicando de forma correta a sua estrutura digital.
Quais os principais erros cometidos pelas empresas no Marketing digital?
- 1 — Não conhecer o seu Lead, avatar ou persona;
- 2 — Metas mau estabelecidas ou não estabelecidas;
- 3 — Não conhecer as necessidades do público do seu negócio de atuação;
- 4 — Não fidelizar o consumidor com recorrência;
- 5 — Não se comunicar de forma adequada com o seu consumidor;
- 6 — Não fazer ações e promoções sazonalmente;
- 7 — Estratégias de atuação inadequadas ao seu setor;
- 8 — Não produzir artigos de qualidade para o seu setor ou público;
- 9 — Não acompanhar métricas nem contratar ninguém para segunda opinião;
- 10 — Não atuar em datas festivas com atividades e sorteios;
- 11 — Estrutura online demorada, site pesado e/ou blog lento;
- 12 — Loja virtual com design feio e fotos grotescas;
- 13 — Não transmitir confiabilidade com endereços e telefones;
- 14 — Não variar na forma de atendimento ao consumidor;
- 15 — Descaso em responder e resolver problemas.
Quais as consequências da falta de investimento no Marketing Digital?
Atuar com uma boa presença no marketing digital é uma necessidade das empresas nos dias de hoje. E isso garante que seu negócio tenha competitividade. Deixar de investir nesse segmento é um tiro no pé, pois pode colocar seu negócio no rumo da falência. Só deixa de investir em meios digitais quem é negligente ou se faz ignorante.
Quais os prejuízos reais de não investir em Marketing Digital?
Listamos alguns:
Seu negócio se tornará obsoleto
Já pensou em cada mês que passa perder clientes? Você não quer isso para sua empresa, não é mesmo? Com isso é extremamente necessário que você acompanhe as últimas tendências do seu nicho de atuação para poder enfrentar a concorrência.
Se você ignora a presença da sua empresa ou serviço nos meios do Marketing Digital suas chances de estagnação são enormes! Ter uma estrutura online só trará benefícios, como por exemplo, aumento de vendas, novos clientes, equipe de trabalho otimizada e até mesmo melhorar a sua imagem com o público.
Terá grandes dificuldades de encontrar clientes novos e fiéis
Sabendo que nos últimos 10 anos os hábitos de consumo dos clientes em todo o mundo mudaram, você tem de adaptar o seu negócio ao Marketing Digital, pois os clientes hoje procuram informações sobre o seu produto na internet e até opinião de pessoas para fechar negócio com empresas e pessoas.
Pensando nesses novos hábitos, você tem de obrigatoriamente estar presente nos meios digitais, utilizando todas as ferramentas disponíveis que se encaixem com o seu negócio, e isso fará com que você consiga novos clientes ou até mesmo prender os atuais a você de forma fiel!
Um cliente fiel normalmente fecha compras maiores do que as anteriores, justamente por confiar na sua empresa em vendas anteriores, e até mesmo por causa do bom atendimento e velocidade de entrega de produtos ou serviços executados anteriormente.
Já pensou que se você fidelizar seu cliente, você educou e fez com que ele se torne uma pessoa muito satisfeita com você? Isso fará com que ele promova a sua marca sempre que alguém perguntar, devido a ótima experiência que ele teve, e isso só trará benefícios!
Clientes novos serão ganhos e atuais clientes poderão gastar valores ainda maiores com você, por isso cuide dele com bastante sabedoria!
Não terá ganhos de competitividade
Se sabe que quando você tem um número maior de clientes, pode negociar com fornecedores preços melhores e isso lhe trará ótimos ganhos, pois ao seu cliente ver o preço praticado poderá optar por você, sendo o preço uma das primeiras coisas que os consumidores veem antes de adquirir um produto.
Se todas as empresas estão no mundo digital e a sua não está, como você competirá pela atenção dos seus clientes?
A internet e o marketing digital permitem que as empresas trabalhem de forma a reforçar os seus diferenciais competitivos e atrair cada vez mais clientes de acordo com as necessidades que essas pessoas apresentam.
Se você não estiver nesses canais que, inclusive, muitos consumidores consultam antes de tomarem uma decisão de compra, como espera ser considerado no momento da venda?
É preciso pensar que abraçar estratégias de Marketing Digital não são apenas um detalhe: são uma medida para garantir que a sua empresa não morra na praia.
Lucros menores ao longo do tempo!
Se você não aparecer para os clientes do seu nicho de atuação, você terá dificuldades em atrair clientes e até para disputar com os seus concorrentes mais próximos, eles irão tomar seus clientes existentes e isso fará com que você tenha grandes perdas de receita.
Se você deseja ter um negócio sustentável, precisa manter eles crescendo mensalmente e atendendo às novas demandas do mercado, e para isso é necessário que para ontem você faça sua presença online para transformar seu negócio lucrativo no longo prazo.
Como saber se o Marketing Digital está dando resultado para o meu negócio?
Se você quer saber se sua estratégia online está dando resultados, preparamos algumas perguntas para você fazer em relação ao seu nicho de atuação e assim poderá ver quais pontos podem estão dando resultado e quais podem ser melhorados.
Como batemos sempre na mesma tecla, mensurar seus dados é extremamente importante, e entender eles também para saber se seu negócio está tendo o resultado ou o sucesso esperado. Listamos algumas métricas que você deverá analisar para saber se está tendo crescimento:
- 1 – Seu ROI está maior? Após investir suas vendas aumentaram?
- 2 – O CAC para conseguir novos clientes está melhor? Você atingiu novas pessoas e conquistou novos clientes e públicos?
- 3 – Sua RMR está maior? Se sim, sua empresa está tendo um faturamento mensal maior?
- 4 – Como está o seu CPA? Está conseguindo comprar leads e converter as informações de usuários em novas vendas?
- 5 – Quanto você está gastando para gerar uma venda? Um lead? Está conseguindo fazer vendas novas para novos públicos?
Como saber o que está dando errado na minha estrutura de Marketing Digital?
Atualmente, poucas são as empresas que conseguem mensurar seus resultados reais na internet. Podemos afirmar que poucas conseguem identificar quanto estão tendo de lucro usando esse meio de comunicação chamado internet.
Vejamos alguns exemplos: se você tem um produto que custa cerca de R$127,97 e você gastou cerca de 25 reais para conseguir ele, você terá de ter um custo operacional inferior a R$102,97. Sendo assim, neste valor você terá que ter seu lucro e custos já embutidos para compensar uma venda.
Se você tiver gastado cerca de R$5000 reais para conseguir 212 clientes, você irá pegar em média R$23,58 para conseguir um cliente usando as plataformas de anúncio. Portanto, você terá de fazer uma venda com no mínimo 3 vezes este valor para compensar, totalizando R$70,74.
Seu ticket médio terá de ser um valor acima disso. Mas, por que 3 vezes? Pois este é o número aceitável para um negócio sustentável na internet. Afinal, permite você reinvestir e ainda ter lucro na venda dos seus produtos. Ademais, lembramos que seu produto deve custar cerca de metade desse valor para você ter lucros reais.
Ao pegar o valor de R$70,74 você terá de descontar os valores gastos com anúncios que são cerca de R$23,58. Sendo assim, seu produto deve custar metade de R$47,16 ou, no máximo, 70% desse valor para compensar você ter lucro na venda e ter valores para reinvestir em anúncios para fazer vendas recorrentes.
Como identificar possíveis erros na minha estrutura?
Mas como saber se sua estratégia está tendo gargalos e está com problemas de conversão? Selecionamos algumas perguntas para você se fazer:
- 1 — Seu site está com um número baixo de visitantes? Se sim, resolva isso!
- 2 — A sua taxa de conversão está baixa? Procure melhorá-la!
- 3 — Você está conseguindo leads de um público que não é o esperado? Procure resolver este problema nas plataformas de anúncio;
- 4 — Suas vendas estão abaixo do esperado? Você está realmente procurando entender a plataforma que trabalha?
- 5 — Está com dificuldade de conseguir novos clientes ou fidelizar os que já conseguiu? Pense em melhorar sua estrutura e obter mais confiança!
- 6 — Está investindo valores maiores e suas vendas estão caindo? Pode ser a hora de procurar um especialista em tráfego para te ajudar nisso!
Fiz tudo isso, mas nada no Marketing digital funciona. E agora?
É possível que mesmo depois desses esforços, você não tenha conseguido obter um resultado que lhe agrade ou que seja favorável. Mas calma! Diante dessas ocasiões, ainda há outros recursos que você pode recorrer.
O marketing digital é uma ótima forma de fazer com que você se diferencie dos demais. Ou seja, criar o seu diferencial. Para tal, é preciso procurar outras abordagens ou rever possíveis erros que ocorreram durante o seu planejamento.
Alcançar o sucesso nem sempre é fácil. Demanda bastante trabalho e você deve ter resiliência para superar tais adversidades. Sendo assim, é essencial que você busque por soluções inovadoras, que geram resultados para o seu negócio.
Então, se você está tendo alguma dificuldade para conseguir esses resultados, confira abaixo algumas das coisas que devem ser reavaliadas, a fim de melhorar suas métricas.
Reveja a sua persona
Caso as suas estratégias não estejam surtindo resultados, é sinal de que alguma coisa está errada nos seus planejamentos. Se é isso que está acontecendo, a primeira coisa que você deve averiguar é referente a sua persona, ou avatar.
Se a sua campanha não está trazendo resultados, é bem provável que você não tenha coletado corretamente quem são os seus potenciais clientes. Sendo assim, a primeira coisa que você deve se questionar é:
- Defini corretamente meu público-alvo?
- Será que estou me comunicando da forma correta com os meus clientes?
Essas são as duas perguntas chaves para solucionar o seu problema. Dê real atenção para elas. Afinal de contas, pode ser que tenha acontecido algum equívoco que fez com que você definisse errado esse ponto.
Ou, às vezes, o seu público-alvo é o certo, mas a maneira como você está se comunicando não está impactando-os. Portanto, reestruture essas métricas. Faça as modificações necessárias. Com certeza isso vai fazer os seus resultados aumentarem.
Reavalie os números
Tem certeza de que você não está obtendo resultados? Antes de mudar qualquer abordagem dentro do seu projeto, você deve se certificar de que ele realmente não está funcionando. Sendo assim, antes de qualquer coisa, procure reavaliar alguns pontos.
Afinal, quanto mais registros você tiver do que foi feito nos últimos meses, melhor. E esse é um erro básico que muitas pessoas cometem. Procure catalogar tudo! Registre todos os resultados, para que eles possam servir como parâmetro de comparação no futuro.
Esses irão servir para que você entenda se realmente houveram melhorar ao longo da estratégia que está sendo executada. Através dela, você consegue visualizar se é preciso modificar alguma coisa, por exemplo.
Ao ter tudo documentado e reavaliar os números, você pode notar uma sazonalidade que ainda não tinha sido identificada. Ou seja, às vezes, não quer dizer que o seu projeto não está surtindo efeito. Ele apenas é sazonal.
Sendo assim, reavaliar os números deve andar ao lado das pessoas que trabalham com marketing digital. Essa é uma dica essencial para qualquer tipo de segmento. Registre todos os meses os seus resultados. Guarde-os para comparar com os meses dos anos seguintes.
Reveja as metas
Nem sempre o problema está na “falta de resultados”. Você deve identificar se as metas são palpáveis. Ou seja, se você é iniciante, ainda que você almeje conseguir ótimos resultados, você precisa ser um pouco pé no chão.
Então, mesmo que você tenha altas expectativas, nem sempre a sua primeira campanha irá bater as metas que foram estabelecidas. É claro que você deve trabalhar para que tudo ocorra da melhor maneira possível, para que as metas sejam batidas.
Bater meta é uma estratégia que deve ser utilizada. Contudo, você deve ter noção do potencial da empresa. E é nisso que algumas pessoas pecam. Dessa forma, às vezes, não quer dizer que você não está conseguindo os resultados desejados. Apenas as suas metas que são irrisórias.
Portanto, antes de fazer qualquer mudança nas suas campanhas, reveja as suas metas. Pergunte-se se elas realmente são palpáveis. Uma empresa pequena não vai conseguir os mesmos resultados de uma instituição que está há anos no mercado.
É importante avaliar como está o seu negócio e entender quais são as expectativas para o seu setor. Sendo assim, reveja as suas metas e procure trabalhos com números reais, que sejam menos ousados para iniciar a sua ação.
Outra coisa que deve ser levado em consideração é que, quando as empresas não possuem um registro do progresso do negócio dos últimos anos, não se tem qualquer prospecção. Ou seja, ao trabalhar em uma nova campanha, não se sabe o potencial que a empresa pode atingir.
Reveja as estratégias de Marketing digital!
Agora sim, tendo reavaliado todas essas questões, e ter percebido que elas estão corretas, você deve partir para reaver as suas estratégias. É claro que pode ter acontecido de você ter errado em alguma coisa. Contudo, deve-se conferir outras questões antes de chegar nisso.
Se as suas estratégias tiverem sido formuladas erradas, isso irá te custar dinheiro. Portanto, procure identificar onde você está errando. Faça análise de métricas e tente entender se as estratégias estão lhe trazendo o retorno esperado ou não.
Caso não, você deve repensar a forma como cada uma delas foi aplicada e está sendo trabalhada. Às vezes não é preciso criar uma estratégia do 0. Em alguns momentos, apenas é necessário refinar algumas coisas.
E um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de avaliar o progresso de cada ação em tempo real. Ou seja, torna-se muito mais fácil entender onde você está errando e como fazer para melhorar a sua estratégia.
Sendo assim, procure ver onde estão os melhores e piores resultados. Reorganize. Esforce-se. E dê atenção para aquelas ações que estão sendo bem aceites. Isso pode lhe dar algumas ideias de como reestruturar as estratégias que não estão dando certo.
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