O que é Marketing de Conteúdo e como colocá-lo em prática!

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Nos últimos anos, no mundo do Marketing, a estratégia de criar conteúdos de valor para atrair clientes deixou de ser um risco e mera inovação, para se tornar obrigatória, o que torna essencial saber o que é Marketing de Conteúdo. 

Hoje, quase todas as companhias no digital investem em blogs e em canais específicos para isso, pois entendem a importância de reforçar essa comunicação no ambiente online. 

Já foi provado várias vezes que a eficácia do Marketing de Conteúdo é concreta para diversos nichos. Por isso, entender melhor esse conceito, saber como ele funciona na prática e assimilar a importância dessa estratégia são cruciais para quem deseja evoluir os seus resultados.

Neste artigo, explicaremos como o Marketing de Conteúdo funciona e por que esse conceito é tão importante nos dias atuais. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo? 

É denominado Marketing de Conteúdo o conjunto de estratégias e táticas de marketing que visam gerar valor a partir da criação e distribuição de conteúdo. Ele envolve a criação de peças e materiais que falam especificamente ao cliente, com uma abordagem personalizada para suas dores, necessidades e preferências.

O Marketing de Conteúdo está atrelado a uma mentalidade Inbound, que busca desassociar a comunicação de abordagens incisivas, como as que predominavam antigamente. Assim, as ações se tornam consultivas, focadas em educar, em gerar algum tipo de conhecimento e em convencer naturalmente.

Outro aspecto é a permissão: os conteúdos são feitos para serem encontrados pelo cliente, assim que eles desejarem. Diferentemente, portanto, de ações gerais de publicidade que empurravam ofertas e ideias contra a vontade das pessoas.

O conteúdo pode assumir uma função educativa e consultiva, mas mesmo assim cooperar com o objetivo: vendas. Ou seja, é um marketing focado no longo prazo, em servir como uma forma de reforçar o relacionamento com o cliente em um dado momento, para criar pontes para futuras relações comerciais. 

Desse modo, um dos pontos mais relevantes acerca dessa forma de Marketing é a chamada para a ação. Geralmente, as peças contam com um momento fulcral em que a empresa literalmente convida o leitor a fazer algo, assumir um compromisso. Quase sempre essa ação não é relacionada com a compra ainda, mas é algo que aproxima o cliente da compra. 

Para o Marketing de Conteúdo, a temporalidade é importante e representada a partir de um processo conhecido como jornada do consumidor. Ele deve guiar os conteúdos para que a mensagem adequada seja entregue no momento certo. 

Assim, para uma pessoa no começo da jornada, são produzidos materiais gerais e educativos. Para uma pessoa já ciente do problema e próxima da compra, se fala de produtos/serviços.

Como o Marketing de Conteúdo funciona na prática? 

Na prática, a principal forma de materializar o Marketing de Conteúdo é por meio da criação de blogs. As empresas criam essas páginas e passam a tratar de diversos assuntos relevantes para a persona, o seu cliente ideal. 

Então, o blog funciona como uma revista da marca, um canal para discussão de tópicos relevantes, com artigos diversos e ebooks. 

Contudo, existe conteúdo em outras frentes. No email, é preciso empregar técnicas de Marketing de Conteúdo para escrever mensagens interessantes e engajantes com um viés ainda mais personalizado. Além disso, você pode utilizar essas táticas para a criação de landing pages e de peças de conteúdo interativo.

Também é possível produzir conteúdo nas redes sociais. Nesse caso, é uma produção que leva em conta as limitações típicas de espaço e as preferências dos usuários em cada rede. No Instagram, por exemplo, o conteúdo se transmuta em um conjunto de imagens. 

Como colocar o Marketing de Conteúdo em prática?

Agora, vamos conhecer as melhores estratégias para colocar o Marketing de Conteúdo em prática. Acompanhe!

o que é marketing de conteúdo
Imagens: FreePik

Conheça o seu público-alvo!

Primeiro de tudo: seu público. Essa forma de Marketing é altamente focada nas pessoas e no valor que deve ser gerado para elas. Então, é fundamental estruturar quem é a sua persona, quais são as características que a definem, as suas preferências, as dores que ela enfrenta e como você vai solucionar isso.

A partir de um raio-x de quem é o seu público, você poderá construir um conteúdo realmente interessante. Para isso, é importante que cada linha seja escrita tendo em mente quem são as pessoas e o que elas gostariam de ler. Além disso, a linguagem e o tom devem agradar os leitores e estar personalizadas conforme o perfil da sua audiência.

Sua equipe precisa aperfeiçoar a escrita para se tornar convincente para o consumidor e, então, irresistível. O leitor deve chegar à chamada para a ação disposto realmente a tomar a decisão e a se converter em um contato valioso para a sua empresa. 

Defina os seus objetivos

Em uma estratégia de comunicação no digital, ter um objetivo é muito importante. Afinal, cada ação deverá ser mensurada de acordo com as suas metas. Desse modo, trace bem o que você deseja com sua estratégia de conteúdo:

A partir da meta escolhida, é possível traçar um plano para o seu projeto de conteúdo que vai envolver: o cronograma, o direcionamento dos materiais escritos, as formas de divulgação etc.

Pesquise as palavras-chave!

Antes de escrever um texto no Marketing de Conteúdo, é preciso saber o tema e a abordagem. Para isso, a ferramenta principal é a pesquisa de palavra-chave. 

Ao descobrir as palavras que são pesquisadas pelo seu público na internet, você identifica os tópicos que devem ser tratados no blog e que devem ser usados para discutir o tema geral que interessa a sua persona.

As palavras-chave servem para limitar o escopo de um blog, com um conjunto de ideias a serem exploradas. Uma boa pesquisa vai fornecer uma noção do quão competitivos são aqueles termos e o quão valiosos eles são. Se você conseguir rankear bem para um termo muito pesquisado, vai gerar muitas visitas e aumentar a audiência do seu site.

Pense na distribuição

Depois de ter os conteúdos já produzidos, é preciso pensar em como distribuí-los e divulgá-los. Isso inclui publicações em outros canais, como redes sociais e newsletters de email. Essas táticas se encarregam de levar os materiais às pessoas de forma organizada, nos horários ideais e com a mensagem adequada. 

Quais as melhores estratégias para isso?

Além de saber o que é Marketing de Conteúdo, é importante conhecer as melhores estratégias para colocar o conceito em prática. Acompanhe!

SEO

A otimização de conteúdos para os motores de busca ganhou o nome de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de técnicas que ajustam o conteúdo e a página para rankear melhor nos sites de busca, como o Google. Assim, é possível ser favorecido pelo buscador para encontrar mais pessoas por meio das pesquisas diárias que são feitas no site.

Em detalhes, o SEO inclui definir meta descrições, ajustar o título, usar estrategicamente as palavras-chave, utilizar corretamente os links etc. É como seguir um conjunto de regras para ser bem posicionado nas páginas de resultados para cada termo.

Funil de vendas

A ideia do funil de vendas é o que já adiantamos neste artigo. É uma representação da jornada do cliente que deve ser usada como um guia para a criação de conteúdos personalizados. 

O funil contém três principais etapas:

Cada artigo deve ser escrito tendo isso em mente: a fase do funil e a chamada no final. Assim, o conteúdo encontra o cliente em um ponto e intenciona levá-lo para outro

Monitoramento dos resultados

A grande vantagem do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar tudo. Nele, você deve controlar os resultados e verificar os indicadores para entender como melhorar. As taxas de conversão, taxas de cliques e outros números ajudam a elucidar o desempenho do blog e a inspirar ações de otimização.

Qual é a importância do Marketing de Conteúdo? 

A seguir, apresentamos algumas razões que mostram porque o Marketing de Conteúdo é tão importante para as empresas. Acompanhe!

Atração de consumidores

Um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo é o aumento na atração de clientes. Com essa estratégia, você consegue captar vários potenciais compradores nas páginas de resultados e atraí-los para entender melhor a sua empresa. Isso é uma vantagem em termos de brand awareness também: mais pessoas saberão da sua marca e entenderão a sua solução.

Fidelização de clientes

Outro ponto é a fidelização de clientes. As ações de conteúdo são focadas em gerar valor consultivo, em educar e elucidar questões para os consumidores. Assim, eles servem para criar um relacionamento mais profundo e consolidado com as pessoas que levam a negociações por um longo prazo. Mesmo depois das compras, os clientes voltam a entrar em contato.

Autoridade da marca

Mesmo que não comprem, elas podem continuar consumindo os conteúdos de qualidade e, inclusive, recomendar a marca. Isso nos leva para outra vantagem: o aumento da credibilidade na internet. 

Muito mais do que uma empresa que vende algo, sua companhia se torna uma autoridade especialista para falar de determinados assuntos, com um peso maior na palavra. Dessa maneira, pode oferecer essa expertise para convencer pessoas e outras organizações.

Redução no custo de aquisição de clientes

O Marketing de Conteúdo também reduz o custo de aquisição de clientes, a partir de um aumento na geração de leads e nas conversões. Com mais leads e uma ferramenta que ajuda nas conversões, é possível aumentar a base de clientes de uma forma natural e espontânea, a partir de visitas ao site, por exemplo. 

Entender o que é Marketing de Conteúdo e a sua importância é um bom primeiro passo para começar a compreender como esse conceito pode mudar seu negócio. A partir do investimento maciço em estratégias de conteúdo, é possível aumentar a base de leads, a sua autoridade online e melhorar a aquisição de novos clientes. Gostou desse artigo? Pois, agora entenda o valor do Marketing de Conteúdo em tempos de crise!

Com informações dos sites: resultadosdigitais, rockcontent

Redator Jorge Torrez

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