12 dicas para ter mais Engajamento com o seu público no Instagram em 2022

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Querendo ou não, o engajamento no Instagram ainda é um tabu e um livro de dúvidas para muitas pessoas.

Até porque, todo mundo quer crescer na rede social, você concorda? Logo também, estamos falando de uma das redes sociais não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Esse número vem aumentando cada vez mais, principalmente em decorrência da pandemia, onde mais pessoas ficaram em casa, e a rede social se tornou uma grande opção de entretenimento para jovens e adultos.

No ano de 2020, a própria empresa Instagram, divulgou ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

No entanto, é claro que toda essa procura acaba gerando uma concorrência imensa na rede social, para aqueles produtores de conteúdos se destacarem.

Nesse sentido, se torna necessário seguir um conjunto de estratégias que realmente funcionam, e tornam o negócio diferente, satisfazendo os algoritmos da rede social, e assim sendo mais visto.

Portanto, por mais que para muitos isso parece algo difícil, saiba que nós e diversos outros especialistas, descobrimos como você realmente consegue ter engajamento e aumentar o seu número de seguidores do Instagram.

Ou seja, esqueça tudo que você já viu como crescer na rede social, e veja exatamente o que o algoritmo da rede social quer que seja feito.

Veja também: Engajando com a Tsuyami — Curso recém-lançado voltado para engajamento no Instagram realmente funciona?

12 dicas para aumentar o engajamento no Instagram e ser mais visto em 2022

Crie conteúdo valioso.

Se você deseja crescer na rede social, e assim as pessoas comecem a se engajar com seu conteúdo, ofereça valor em sua conta do Instagram.

Nesse sentido, crie o conteúdo que os usuários desejarem consultar novamente e compartilhar com seus amigos, mas algo que não seja tedioso ou ser esquecido após isso.

Aquilo precisa ficar marcado para aquele usuário e todos que também tiverem acesso.

Primeiramente, você pode iniciar criando infográficos atraentes, visto que ele é uma maneira super digestível de fornecer dicas úteis ou fatos esclarecedores.

Não tenha medo de criar um conteúdo que tenha cores atraentes, e que ao bater o olho chame logo a atenção.

Os visuais são tudo no Instagram. Nesta plataforma de mídia social, seus visuais causam a primeira impressão.

Além disso, não se preocupe apenas na parte estética, mas também, na parte de conteúdo, onde você deve trazer algo de valor.

Em questão de conteúdo você tanto pode se basear em conteúdos de grande destaque, como onde o pessoal está mais procurando.

Por fim, saiba que o conteúdo é o portão de entrada para tudo funcionar na rede social.

Conheça seu público

Imagem: Freepik

Anteriormente, falamos que uma dica importante para o engajamento do Instagram é criar um conteúdo valioso.

No entanto, é difícil criar um ótimo conteúdo se você não sabe para quem o está fazendo.

Dessa forma, os dados demográficos de seu público-alvo ajudarão a definir a categoria de conteúdo que você publica, a voz de sua marca e até mesmo em que dias e horários publicar.

Atualmente, ao criar uma conta do tipo comercial na rede social, você já consegue ter acesso aos dados do seu público, como idade, gênero, localidades, horários e dentre outros.

Portanto, aproveite isso e conheça o seu público.

Invista nos carrosséis de postagens pode ser o segredo para ter mais engajamento no Instagram.

Após aprender a criar imagens atraentes, tente postar algumas usando a famosa ferramenta dos carrosséis.

Se você não sabe, carrosséis são postagens no Instagram com várias imagens, sendo uma ótima maneira de construir engajamento.

Especialistas afirmam que postagens do carrossel obtêm 3 vezes mais engajamento, quando comparadas as postagens normais.

Então, um segredo importante para aumentar o engajamento no Instagram, é investir nos carrosséis de postagens.

Poste conteúdo de vídeo

Se você ainda não sabe, comprovadamente, o vídeo é atraente e envolvente.

Postagens com vídeo recebem cerca de 38% mais engajamentos do que imagens.

Dessa forma, saiba que o conteúdo do vídeo não precisa ser excessivamente polido ou editado com perfeição.

Trazendo uma informação de qualidade, e seja produzida dignamente, com um bom áudio e vídeo, o desempenho já será satisfatório e já será um grande crescimento.

Então, faça uma mesclagem entre os conteúdos, investindo em conteúdo de imagens, carrosséis e outros, mas também, investindo em vídeos.

A cada 3 imagens 1 vídeo pode ser uma boa opção.

Escreva legendas fortes

As legendas do Instagram possuem 2.200 caracteres de comprimento e suportam até 30 “hashtags”.

Então, aproveite isso, para criar boas legendas para o Instagram, de preferência aquelas que adicionam contexto e mostram a personalidade da sua marca.

Após o conteúdo em foto ou vídeo, a segunda parte onde o público prestará bastante atenção é a legenda, então, capriche.

Crie conteúdo salvável

A criação de material de referência que seu público deseja salvar em suas coleções também pode aumentar seu engajamento.

Dessa forma, crie um conteúdo que seja interessante, a ponto de o público querer rever aquela postagem em breve.

Geralmente, conteúdos como dicas, macetes, receitas, palavras de motivação e dentre outros, são os mais salvos.

Até porque, são conteúdos de valor, e que certamente o público gostará de ver novamente em algum momento.

No entanto, por mais que seja considerado clichê por muitos, não esqueça de adicionar uma frase de chamariz “Salve esta postagem”.

Isso pode ajudar a ativar o gatilho, e assim garantir que a publicação seja salva.

Use o ao vivo

Usar o Instagram Ao vivo para transmitir vídeo ao vivo é uma ótima maneira de se conectar diretamente aos usuários, compartilhar notícias e construir engajamento.

A maioria das pessoas prefere assistir a uma transmissão ao vivo do que ler uma postagem de “blog”.

Até porque, com o vídeo ao vivo, você pode responder a perguntas ao vivo, dar as boas-vindas aos espectadores pelo nome e geralmente dar as boas-vindas ao seu público em seu mundo de uma forma íntima e envolvente.

Isso ajuda a criar uma espécie de relacionamento com o seu seguidor, e assim deixar ele mais à vontade em seu perfil.

Portanto, não diariamente, mas pelo menos 2 vezes por semana, é indicado fazer uma sala de conversação ao vivo.

Compartilhe o conteúdo do público!

Não trate sua conta do Instagram como uma rua de mão única.

A mídia social é uma conversa, não uma transmissão. Certifique-se de ouvir e interagir com os fãs quando eles entrarem em contato.

Uma boa forma de você conseguir fazer isso, é repassar ou compartilhar o conteúdo do público.

Por exemplo, se alguém marcar sua marca ou um conteúdo seu, lance essa ação em sua história, e mostre que você viu aquilo.

Eles ficaram emocionados por você estar ouvindo, e outros seguidores puderam conhecer o seu negócio, e acessar o seu conteúdo.

Então, se usada da forma correta, essa pode ser uma ferramenta bastante poderosa.

Responda a perguntas e comentários!

Não é apenas educado responder comentários e perguntas no Instagram, e sim uma grande oportunidade de engajamento no Instagram.

Reconhecer seus comentadores e participar de conversas faz com que os seguidores se sintam vistos e ouvidos, e animados para conversar com sua marca.

Os seguidores não vão sentir apenas números na sua rede social, e sim pessoas normais, sendo reconhecidas.

Você não imagina como o público pode ficar feliz.

Já pensou o quanto seria incrível se o Neymar respondesse seu comentário no Instagram? Muitas pessoas são fãs do seu negócio, e uma simples interação, poderia ser motivo de muita felicidade.

Você já deve saber, seguidores felizes são um forte sinal de que o seu conteúdo poderá chegar em outras pessoas.

Experimente, teste e comprove!

Você nunca descobrirá funcionando melhor para sua marca antes de testar, medir e ajustar.

Saiba que o verdadeiro charme da mídia social é que ela é conduzida para experimentação.

Se algo funcionar, você saberá rapidamente; se for um fracasso, lição aprendida com pouco risco.

Você pode facilmente testar e mensurar os resultados, sem precisar comprometer a sua marca ou o seu negócio por completo.

Portanto, não tenha medo, experimente, teste e comprove, você só saberá se realizar o teste.

Poste consistentemente e em momentos estratégicos e terá mais engajamento no Instagram!

Um erro de muitas pessoas ao buscar como ter um bom engajamento no Instagram, é não lembrar que postar consistente e em momentos estratégicos, é a chave de tudo.

Quanto mais você posta, mais oportunidades seus seguidores têm de se envolver.

Comprometa-se com uma programação consistente para manter seu feed atualizado o máximo possível, e seus seguidores integrados ao seu negócio.

 Além disso, procure postar no momento em que o público interaja mais e tenha mais força na plataforma.

Se você apenas posta quando o público está dormindo, certamente a sua marca não será reconhecida.

As próprias ferramentas do Instagram, poderão lhe ajudar nesses processos. 

Aproveite.

Direcione o tráfego de outras fontes para ter mais engajamento no Instagram!

Imagem: Freepik

Não é porque você está no Instagram, que você deve se manter presa nessa rede social para sempre e não divulgar o seu perfil em outros lugares.

Desse modo, leve o seu Instagram para o mundo onde você puder.

Você pode fazer uma série de coisas, como:

Possuindo essas 12 dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram, o que você está esperando para ser mais visto?

Não seja apenas mais um. Se torne um verdadeiro influenciador da plataforma.

Redator Jorge Torrez

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