Em dezembro de 2021, na China, a Xiaomi realizou um evento de lançamento do MIUI 13, no novo skin Android. A atualização do MIUI 12.5 vem com novos recursos de privacidade, melhoria no desempenho, novas fontes e papéis de parede. Além dos smartphones, os tablets também vão receber a atualização MIUI 13 Pad.
O novo software da Xiaomi traz muitas melhorias de desempenho em relação com a versão anterior. O MIUI 13 pode navegar com mais facilidade entre os aplicativos e garante a melhoria de 15% em relação à última versão. Além disso, o MIUI 13 conserva os frames em 23% quando comparado com seu antecessor.
Ao ser submetido ao teste de fluência do Master Lu, O MIUI 13 supera todos os skins Android de outros OEMs em todos os dispositivos. A nova atualização permite que usuário tenha até 14 aplicativos em segundo plano no smartphone, uma amostra de um salto significativo no aperfeiçoamento dos recursos de multitarefa.
A Xiaomi trabalhou para que a nova atualização, o MIUI 13, entregasse mais recursos de privacidade e segurança para os usuários. Pode-se destacar a proteção de verificação facial, proteção contra fraude e marca d’água de privacidade. É uma tendência a ser adotada nas próximas atualizações.
De acordo com Aamir Siddiqui, jornalista do XDA-Developers, não há detalhes sobre o funcionamento dos novos recursos de segurança e privacidade. A única informação revelada foi sobre a marca d’água. Agora o usuário poderá inserir o recurso às imagens compartilhadas para evitar o uso indevido.
Veja tambem
- FCC homologa o Poco F4, o novo smartphone da Xiaomi com MIUI 13
- Google Camera Port Hub, o melhor APK para Samsung, Xiaomi, Redmi e muito mais
- Para a preocupação da Samsung, a Xiaomi vai lançar celular dobrável em 2022
Novidades no MIUI 13, novo skin Android da Xiaomi
Para melhorar o sistema de proteção contra fraude, o MIUI 13 apresenta uma série de avisos com o objetivo de proteger o usuário. São medidas contra fraudes online ou de telecomunicações. O usuário pode receber notificações sobre aviso de fraude eletrônica, instalação de aplicativos fraudulentos e proteção de transferência.
Para o público chinês, a Xiaomi trouxe um novo recurso de comunicação. O MIUI 13 inclui a fonte de sistema chamada MiSans. É uma fonte plana e que utiliza recursos ricos Opentype. Pode ajustar automaticamente a altura dos hífens para as letras, seja maiúscula ou minúscula. A fonte é gratuita e está disponível para download.
Outra grande novidade são os novos papéis de parede. A Xiaomi investiu numa técnica de fotografia em time lapse usando um microscópio para mostrar a formação de cristais. O efeito é surpreendente. Os novos papéis de parede do MIUI 13 prometem ao usuário uma nova experiência.
Leia tambem
- Xiaomi Watch S1 Active, vazam as primeiras imagens renderizadas
- OPPO lança o primeiro Tablet Android, com tela de 120Hz, Snapdragon 870 e suporte para caneta
MIUI 13 Pad e outros dispositivos
Além do MIUI 13 para smartphones, a Xiaomi também lançou o MIUI 13 Pad, exclusivo para tablets. É uma versão otimizada para dispositivos com tela grande. De acordo com a Xiaomi, mais de 3 mil aplicativos já foram adaptados para as telas maiores.
Dispositivos da série Xiaomi, Redmi, Mi Pad, POCO, dentre outros, foram contemplados com o MIUI 13, a nova skin Android. É importante verificar as variações do MIUI 13 disponíveis para cada dispositivo. É uma oportunidade para conhecer e aprimorar o novo software.