A Microsoft quer disponibilizar mais uma inovação no Windows 11. Desta vez, o sistema operacional recebe um novo seletor de aplicativos para abrir arquivos, agora mais suave e com fundo translúcido.
A proposta é oferecer um novo seletor de aplicativos quando o usuário seleciona ou abre um arquivo no Windows 11. É um recurso que faz toda a diferença na experiência do usuário, tornando a navegação mais fluida.
A versão foi lançada recentemente para membros exclusivos do canal Dev Build 22653. Agora é possível habilitar a nova interface do usuário, de modo que parece mais alinhado com o layout do Windows 11.
O design atual é muito diferente do antigo. Ele substitui os cantos angulosos e o fundo branco opaco por uma nova janela. Translúcida e com os cantos arredondados, a nova janela transmite mais suavidade na experiência do usuário.
Além disso, a mudança é compatível com a configuração dos temas claros ou escuro. É uma forma de tornar o Windows 11 mais consistente no seu aspecto visual.
Veja também: Microsoft divulga novos recurso para Microsoft 365
Como habilitar o recurso
Não é preciso muito esforço para habilitar o recurso. No entanto, o desenvolvedor precisa usar o programa ViveTool. Ele permite a configuração de IDs recursos no Windows.
Tais IDs de recursos são usados para acionar ou não alguns recursos importantes, como o novo seletor de arquivos do Windows 11. Geralmente, os IDs são adicionados antes que os recursos estejam totalmente disponíveis para o uso comum.
O desenvolvedor Rafael Rivera divulgou uma lista de alterações de ID de recurso na versão mais recente, que pode ser encontrada no GitHub. Lá, você pode encontrar as informações pertinentes sobre os IDs de recursos.
Cabe destacar que a Microsoft possibilita o uso de testes A/B durante a alteração dos IDs do recurso. Assim, alguns usuários podem receber configurações diferentes de outros para construir uma comunidade com mais oportunidade digitais.
Mas tome muito cuidado, pois a adulteração de IDs de recursos pode causar instabilidade. A mudança parece ser pequena, mas traz mais problemas do que os obtidos por compilações do Windows Insider.
Windows 11 e a renovação do design
Não faz muito tempo que o Windows renovou o design de seu layout. Diferente da Apple, que desde o começo investiu num design minimalista e arredondado, o Windows começou com cantos afiados e cores opacas.
Acontece que a Microsoft quis acompanhar a tendência das outras marcas. Até que apresentou num novo design para o Windows, mais descolado, próximo da ideia central do principal concorrente.
O novo seletor de aplicativos é uma das renovações de design do Windows 11. O que era considerado um tanto atrasado para os usuários do sistema operacional, agora podem ter uma experiência de navegação renovada.
Cabe destacar que a Microsoft ainda está trabalhando nas melhorias do seletor de aplicativos. Pode-se imaginar que a versão final será muito melhor e mais dinâmica que o teste atual.
A cada ano que passa, as Big Techs apresentam mais recursos em seus produtos e serviços. De acordo com a tendência, o novo seletor de aplicativos do Windows 11 será uma das inovações da empresa neste ano.