O WhatsApp para empresas surgiu nas lojas de aplicativos como um meio de comunicação e transmissão de mensagens online. Porém, com a popularização do seu uso, ele integrou novas funções disponibilizadas para os usuários.
Assim sendo, o sucesso desse aplicativo foi tão grande que até mesmo as empresas começaram a utilizá-lo para otimizar a comunicação com os seus clientes. Dessa maneira, obtiveram melhores resultados e impulsionando as suas vendas e lucros.
Portanto, pensando na utilidade do WhatsApp para os negócios, conheça, abaixo, 8 funcionalidades úteis para facilitar suas demandas comerciais.
Veja também:
- 250 Exemplos de biografias para usar nos status do WhatsApp
- O que é o WhatsApp web e como usar em 2022
O que é WhatsApp?
Ademais, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que também permite a realização de chamadas de voz e vídeo, além do envio de imagens, filmagens e documentos. Todos os encaminhamentos são feitos por meio da internet.
Como baixar o WhatsApp?
O download do WhatsApp pode ser feito por meio das lojas oficiais de aplicativos. Dessa forma, para usuários do sistema operacional Android, basta acessar a Play Store e buscar pelo nome do aplicativo, clicando, em seguida, no botão “Instalar”.
Da mesma maneira, usuários de iPhone podem fazê-lo por meio da Apple Store.
No entanto, para as empresas, é mais útil optar pela versão Business do WhatsApp. Ela é disponibilizada para download da mesma maneira e oferece opções extras, voltadas para a comercialização de produtos e serviços.
8 Funcionalidades do WhatsApp para empresas que facilitam suas demandas
Tendo o WhatsApp baixado em seu smartphone comercial, é interessante conhecer algumas funcionalidades deste aplicativo que são capazes de auxiliar nas suas demandas e rotinas no tratamento com clientes. Por isso, conheça, abaixo, algumas delas.
Catálogo de produtos
Na aba de configurações, clicando em “Catálogo”, é possível inserir seus produtos ou serviços, informando especificações e valores, caso deseje.
Assim, seus clientes visualizam facilmente com o que você trabalha e conhecem mais sobre a sua marca.
Chamadas de vídeo individual e em grupo!
Com o WhatsApp, empresas podem fazer reuniões online com clientes, fornecedores, equipe e outros. Isso é possível graças à opção de realização de chamadas em grupo ou individuais que a plataforma oferece.
Porém, para realizar a chamada, é necessário clicar no ícone de telefone, localizado ao lado do contato do destinatário.
Silenciamento de grupos ou pessoas
Ao passo que algumas empresas, por vezes, entram em grupos ou recebem mensagens recorrentes que não possuem tanta relevância, suas notificações vão se acumulando.
Todavia, pode ser interessante manter o contato com o remetente das mensagens. Para otimizar o tempo do profissional responsável pela administração do WhatsApp na empresa, muitos optam pelo silenciamento de pessoas ou grupos.
Assim, você continua recebendo as mensagens, porém, as notificações deixam de ser exibidas.
Então, para ativar essa função, clique nos três pontos superiores — ao entrar na conversa escolhida — e selecione a opção “Silenciar”, escolhendo se deseja fazê-la por um período ou permanentemente.
Economia de dados móveis
Esta opção, habilitada nas configurações do aplicativo, possibilita economizar o gasto do seu pacote de dados evitando backups ou downloads de mídias quando o smartphone não estiver conectado a uma rede wi-fi.
Assim, a funcionalidade de economia de dados móveis é útil, principalmente, para utilização externa, em visitas aos clientes, reuniões ou outras demandas.
Lista de transmissão
Este recurso possibilita o envio de uma mensagem para vários contatos de uma só vez. Essas listas são pré-definidas e ficam salvas para encaminhamentos futuros.
Portanto, para criar uma lista de transmissão, acesse a aba de opções e clique em “Nova transmissão”, selecionando os contatos que você deseja incluir nela.
No entanto, ao enviar suas mensagens para esta lista de transmissão, os destinatários as receberão de maneira individual e não como em um grupo. No entanto, somente os usuários que tiverem o seu contato salvo receberam essas mensagens.
Beta multi-dispositivo
A opção beta multi-dispositivo oferece a conexão de até cinco telas ligadas a uma mesma conta.
Dessa forma, esta funcionalidade do WhatsApp tem sido excelente para empresas em que vários profissionais ou setores utilizam um mesmo número para tratar com diversos clientes, otimizando o manuseio deste aplicativo.
Destaque de palavras (negrito, riscado e itálico)
Um ótimo recurso do WhatsApp para empresas que enviam ofertas e outras mensagens para os seus clientes é a opção de utilizar negrito, riscado e itálico em palavras ou termos específicos. Fazer isso auxilia no destaque das informações importantes.
Portanto, para inserir a função negrito, basta colocar entre asteriscos as palavras a serem destacadas. Da mesma maneira, para deixar em itálico, deve-se utilizar as palavras entre underlines. Já para riscar as palavras, é só usar o acento agudo no início e no final.
Envio de vídeos sem áudio!
A retirada de áudios dos vídeos pode ser uma excelente solução para quando você grava um clipe, mas, ao fundo, é possível ouvir os colegas conversando ou o maquinário da empresa trabalhando.
Para fazer isso, clique no ícone de áudio no momento do envio do arquivo e seu destinatário o receberá sem som.
Conhecer algumas das funcionalidades mais utilizadas e populares do WhatsApp para empresas de todos os portes facilitarão desenvolver um relacionamento próximo com seu cliente. Da mesma maneira, será possível otimizar a comunicação interna e externa.
Salve este conteúdo para não esquecer de funcionalidades e compartilhe com a sua equipe para implementar o uso dessas ferramentas que melhor se encaixam nas suas rotinas empresariais.