Nos dias de hoje, a maioria das redes sociais é alvo de uma grande crítica. Muitos conteúdos postados como verdadeiros são falsos. Para melhorar a qualidade dos dados transmitidos em seus domínios, o Twitter aprimora o Birdwatch, um recurso de checagem dos fatos publicados pelos usuários.
No ano passado, o Twitter começou a dar os primeiros passos para tornar a navegação na rede social mais confiável. Na época, a rede social lançou um programa experimental, o Birdwatch. Trata-se de um recurso de verificação de fatos por crowdsourcing. Desde então, os usuários podem fazer anotações nas publicações falsas.
Nesta quinta-feira, o Twiiter expandiu Birdwatch, o seu principal programa de checagem de fatos. O programa pede aos usuários que identifiquem tuítes com conteúdo falso e escrevam notas para fornecer as informações contrárias à publicação. As anotações são anexadas ao tuíte original.
O Twitter é uma das primeiras plataformas de mídia social que cedeu à pressão popular para impedir que as notícias falsas se espalhem. Afinal, são 217 milhões de usuários registrados no Twitter. Um ambiente propício para fortalecimento do discurso de pós-verdade através das publicações com conteúdo falso.
Algumas curiosidades sobre o Twitter
O Twitter foi lançado no dia 15 de julho de 2006, há 15 anos. Revolucionou a comunicação através do formato de microblog com publicações de até 140 caracteres. Em seguida, ampliou as formas de comunicação através de imagens, vídeos e GIFs. Foi o responsável por popularizar as hashtags.
O primeiro tuíte foi publicado por Jack Dorley, um dos idealizadores do aplicativo, no dia 21 de março de 2006. Com a mensagem “apenas configurando meu twttr”, a publicação foi leiloada como NFT por um valor equivalente a R $15 milhões.
Em 2020, o Twitter adicionou o recurso Spaces, similar ao Clubhouse. Com o Spaces os usuários podem criar salas de bate-papo por voz ao vivo. O recurso está disponível somente para Android e iOS. No entanto, somente algumas contas podem criar a sala de conversa, mas qualquer usuário pode entrar.
O Twitter foi responsável por lançar os aplicativos Vine e Periscope. Apesar de ser pouco conhecido nos dias de hoje, o Vine é o precursor do TikTok, enquanto o Periscope é um antecessor das lives no Youtube. No entanto, ambos os recursos não estão disponíveis.
Birdwatch e a verificação dos fatos
Antes do Birdwatch, o Twitter já apresentava alguns recursos que mostravam a veracidade das publicações. Na primeira fase de checagem de conteúdo, a plataforma disponibiliza a função Contas Verificadas. O recurso verificava se a conta do usuário pertencia àquela pessoa.
O Birdwatch vai além da verificação da conta. O recurso pretende atestar a veracidade dos tuítes publicados pelos usuários. O recurso está numa fase de teste, apenas um grupo de usuários americanos tem acesso às notas do Birdwatch.
O Twitter pretende disponibilizar o recurso Birdwatch em larga escala o quanto antes. Algumas notas divulgadas pela plataforma trazem conteúdo falso relacionado ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A checagem de fatos deixa a navegação mais segura e divertida.