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    Início » Blog » 13 Principais Razões que pode levar o seu site a ter uma ALTA TAXA de rejeição, e 05 dicas para REDUZIR rápido e Garantido!
    MARKETING DIGITAL

    13 Principais Razões que pode levar o seu site a ter uma ALTA TAXA de rejeição, e 05 dicas para REDUZIR rápido e Garantido!

    Wagner SantosBy Wagner Santos27/11/2020Updated:17/10/2021Sem comentários18 Mins Read
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    alta taxa de rejeição no site
    alta taxa de rejeição no site
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    Você já parou para pensar nos motivos de uma alta taxa de rejeição no seu site?

    Acredite, atualmente essa é uma pergunta que é feita constantemente, em diversos fóruns famosos, e até mesmo nas redes socais, como o Twitter.

    Dessa forma, isso deixa todos os profissionais de marketing online tensos, sem contar nos analistas que ficam bastante preocupados com essa situação.

    No entanto, acredite, ficar olhando para o seu site, e se perguntando porque você tem uma alta taxa de rejeição, não é suficiente.

    Portanto, citaremos nesse artigo, as 13 principais razões que leva o seu site a ter uma alta taxa de rejeição.


    Antes de tudo, o que é uma taxa de rejeição?

    Caso você não saiba, a taxa de rejeição se refere à porcentagem de visitantes que deixam seu site, retornando ao site de referência, ou página inicial, visualizando apenas uma página em seu site.

    Além disso, é considerado também uma taxa de rejeição, até mesmo quando um usuário fica inativo em uma página por mais de 30 minutos.

    Então, o que é uma alta taxa de rejeição e por que é ruim?

    Primeiramente, “alta taxa de rejeição” é um termo relativo, que depende dos objetivos da sua empresa, como também, o conteúdo do seu site.

    Por conseguinte, taxas de rejeição baixas, ou muito baixas, também podem ser um grande problema.

    Assim, a maioria dos sites verá taxas de rejeição entre 26% a 70%, de acordo com um estudo feito pela RocketFuel.

    Nesse sentido, considerando os dados coletados, você viu que eles forneceram uma espécie de sistema de classificação da taxa de rejeição:

    • 25% ou menos: algo provavelmente está errado
    • 26 – 40%: Excelente
    • 41 – 55%: Média
    • 56 – 70%: mais alto do que o normal, mas pode fazer sentido dependendo do site
    • 70% ou mais: ruim e / ou algo provavelmente está quebrado

    Por fim, a taxa de rejeição geral do seu site ficará na guia visão geral do público, localizada no seu Google Analytics.

    Você pode encontrar sua taxa de rejeição para canais e páginas individuais na coluna de comportamento da maioria das visualizações no Google Analytics.


    13 principais razões que levarão o seu site a ter uma alta taxa de rejeição:

    A seguir estão 13 motivos comuns pelos quais seu site pode ter uma alta taxa de rejeição e como corrigir esses problemas.

    01| Página de carregamento lento.

    O Google considera bastante a velocidade do site, principalmente como parte da iniciativa Core Web Vitals.

    Ou seja, uma página de carregamento lento pode ser um grande problema para a taxa de rejeição, reduzindo-a drasticamente.

    Desse modo, você precisa ficar ciente, que a velocidade do site faz parte do algoritmo de classificação do Google.

    Sendo assim, o Google vai promover apenas os sites que consigam trazer algo positivo para os usuários.

    O logo, o carregamento lento, acaba sendo considerado algo negativo aos usuários.

    Assim, se você possui uma página que demora muitos segundos para carregar, seus visitantes podem acabar indo embora.

    Atualmente, vivemos na era da informação rápida.

    Portanto, corrigir a velocidade do site será uma jornada importante para a maioria dos profissionais de SEO e marketing.

    Mas, a vantagem é que, a cada correção incremental, você deve ver um aumento incremental na velocidade.

    Por fim, você pode usar as seguintes ferramentas para realizar uma análise na velocidade de carregamento atual do seu site:

    • Google PageSpeed ​​Insights.
    • Os relatórios PageSpeed ​​do Google Search Console.
    • Relatórios do farol.
    • Pingdom.
    • GTmetrix.

    Eles trarão dicas para aumentar a velocidade do seu site, como:

    • compactar suas imagens.
    • reduzir scripts de terceiros.
    • aproveitar o cache do navegador.
    • e outros…

    02| Conteúdo autossuficiente

    Às vezes, seu conteúdo é eficiente o suficiente para que as pessoas possam obter rapidamente o que precisam.

    Nesse sentido, isso pode ser uma coisa maravilhosa, principalmente para a experiência do usuário.

    Assim, você tenha alcançado o sonho do profissional de marketing de conteúdo e criado um conteúdo incrível que o consumiu totalmente por alguns minutos em suas vidas.

    No entanto, ao mesmo tempo, você possui uma página de destino que exige apenas que o usuário preencha um pequeno formulário de lead.

    Dessa forma, para determinar se a taxa de rejeição não é nada para se preocupar, você vai querer olhar para as métricas de tempo gasto na página e duração média da sessão no Google Analytics.

    Além disso, você também pode realizar testes de experiência do usuário, para ver se a alta taxa de rejeição é um problema.

    Se o usuário está gastando alguns minutos ou mais na página, isso envia um sinal positivo ao Google.

    Ou seja, ele começará a ver seu site como algo relevante, sendo excelente para colocar nas pesquisas.

    Portanto, se você deseja classificar para aquela consulta de pesquisa específica, esse tipo de intenção do usuário é ouro.

    Por fim, uma dica importante é: se o usuário estiver gastando menos de um minuto na página, considere estimular o leitor a ler algumas das postagens de seu blog relacionadas após preencher o formulário.


    03| Contribuição desproporcional de algumas páginas

    Se expandirmos e aprofundarmos no tópico anterior, você pode ter algumas páginas em seu site que estão contribuindo desproporcionalmente para a taxa de rejeição geral de seu site.

    Até porque, acredite, o Google é experiente em reconhecer a diferença entre eles.

    Se as páginas CTA do seu site, satisfazem razoavelmente a intenção do usuário e fazem com que mudem, através de uma ação, mas suas páginas de conteúdo de formato mais longo têm uma taxa de rejeição mais baixa, provavelmente você está pronto para continuar.

    No entanto, convém estudar, e descobrir se algumas dessas páginas com uma taxa de rejeição alta, possa estar fazendo que os usuários saíssem em massa.

    Desse modo, abra o Google Analytics, e siga os passos:

    Comportamento> Conteúdo do site> Páginas de destino e classifique por Taxa de rejeição.

    Além disso, adicione um filtro nos avançados para remover páginas que podem distorcer os resultados.

    Por exemplo: não é útil ter o compartilhamento do Twitter com cinco visitas que têm todos os parâmetros UTM sociais anexados ao final da URL.

    Assim, a regra que indicamos, é determinar um limite mínimo de volume que seja significativo para a página.

    Portanto, selecione aquilo que seja coerente ao seu site, se são 100 ou 1.000 visitas e, em seguida, clique em Avançado e filtre por Sessões maiores que isso.


    04| Tag de título e / ou meta descrição enganosa

    Nesse momento, faça a seguinte pergunta a você mesmo: o conteúdo da minha página é resumido com precisão pela tag de título e meta descrição?

    Dessa forma, se a sua resposta for não, os visitantes podem entrar em seu site pensando que seu conteúdo é sobre uma coisa, apenas para descobrir que não é, e depois sair.

    Ou seja, ficando um tempo de permanência muito baixo no seu site.

    Assim, mesmo que tenha sido um erro inocente ou você estava tentando adicionar um clickbait de palavras-chave, não faça mais isso.

    Ainda bem, que você pode corrigir isso facilmente.

    Sendo assim, reveja o conteúdo da sua página e ajuste a tag de título e a meta descrição de acordo com o conteúdo oferecido. 

    Logo, o seu foco é atender às consultas de pesquisa para as quais deseja atrair visitantes.

    Além disso, você pode verificar que tipos de meta descrição o Google gerou na página para pesquisas comuns.

    Até porque, o Google pode alterar sua meta descrição e, se piorar, você pode tomar medidas para remediar isso.


    05| Página em branco ou com erro técnico afeta muito a taxa de rejeição do seu site

    Se você está com uma alta taxa de rejeição, é possível que sua página esteja em branco, retornando um 404 ou não carregue corretamente.

    Ou seja, dê uma olhada na sua página pelo navegador mais usado no público e verifique a experiência que é obtida pelo usuário nesse acesso.

    Além disso, você também pode verificar no Search Console em Cobertura para descobrir o problema da perspectiva do Google.

    Portanto, corrija o problema ou procure um técnico, uma vez que isso pode fazer com que o Google retire sua página dos resultados de pesquisa.


    06| Link inválido de outro site

    Você poderia estar fazendo tudo perfeito do seu lado para alcançar uma taxa de rejeição normal nos resultados pesquisa orgânica e ainda ter problemas, devido ao tráfego de referência.

    Assim, o site de referência pode estar enviando visitantes não qualificados ou o texto âncora e o contexto do link podem ser enganosos.

    Por conseguinte, na maioria das vezes, isso é resultado de artigos mal elaborados.

    Ou seja, o escritor ou editor, acabou vinculando seu site na parte errada da cópia, ou até mesmo não teve intensão de vincular seu site.

    Portanto, fale com o autor do conteúdo ou com o editor, caso o autor não puder atualizar o artigo após a publicação.

    Peça educadamente que removam o link do seu site – ou atualizem o contexto, que fizer sentido.

    Infelizmente, o site de referência pode estar tentando sabotar você com algumas táticas de SEO negativas, por despeito ou apenas por diversão.

    Por exemplo: o site de referência, pode ter vinculado ao seu Guia para a adoção de um filhote de cachorro o texto âncora ESQUEMA RÁPIDO PARA RECEBER GRATUITAMENTE.

    Se necessário, atualize seu arquivo rejeitado no Search Console.

    Até porque, rejeitar o link não reduzirá sua taxa de rejeição, mas dirá ao Google para não levar o link desse site em consideração, ao determinar qualidade e relevância da sua página.


    07| Página de destino afiliado ou site de página única

    Se você for ganhar dinheiro como afiliado, o objetivo principal da sua página pode ser enviar deliberadamente as pessoas do seu site para o site do comerciante.

    Dessa forma, você está fazendo o trabalho certo se a página tiver uma taxa de rejeição mais alta.

    Por conseguinte, um cenário semelhante seria se você tivesse um site de uma única página, como uma página de destino para seu ebook ou um site de portfólio simples.

    É comum que sites como esses, tenham uma taxa de rejeição muito alta, pois não há outro lugar para ir.

    Além disso, esteja ciente que o Google geralmente pode dizer quando um site está fazendo um bom trabalho, satisfazendo a intenção do usuário.

    Assim, ele pode fazer isso, mesmo que a consulta do usuário seja respondida muito rapidamente. 

    Se estiver interessado, você pode ajustar sua taxa de rejeição para que faça mais sentido para as metas de seu site.

    Para aplicativos de página única, ou SPAs, você pode ajustar suas configurações de análise para ver diferentes partes de uma página como uma página diferente.

    Ou seja, ajustando a taxa de rejeição para refletir melhor a experiência do usuário.


    08| Conteúdo de baixa qualidade ou pouco otimizado e um dos principais motivos para a taxa de rejeição de um site

    Primeiramente, você precisa saber que os visitantes podem estar saindo do seu site porque seu conteúdo é simplesmente ruim ou mal elaborado.

    Nesse sentido, garanta uma boa olhada em sua página, pedindo até mesmo que uma pessoa critica e honesta realize uma análise.

    (O ideal é que essa pessoa tenha experiência em marketing de conteúdo ou redação publicitária).

    Além disso, outra possibilidade é que seu conteúdo seja bom, mas você simplesmente não o otimizou para leitura online, ou para o seu público-alvo.

    Pense o seguinte:

    • Você está escrevendo em frases simples (pense em alunos do ensino médio versus PhDs)?
    • É facilmente escaneável com muitas tags de cabeçalho?
    • Responde de forma limpa às perguntas?
    • Você incluiu imagens para quebrar a cópia e torná-la mais fácil para os olhos?

    Lembre-se- se sempre que escrever para internet é diferente de escrever para publicações off-line.

    Dessa forma, aprimore suas habilidades de redação para sites para aumentar o tempo que as pessoas passam lendo seu conteúdo.

    Caso você não tenha afinidade com isso, considere a contratação de um redator freelance ou estrategista de conteúdo que possa ajudá-lo a renovar suas ideias em conteúdo poderoso que possa converter.


    09| UX ruim ou desagradável além de ruim para SEO, aumenta a taxa de rejeição do site

    Atualmente, você está bombardeando as pessoas com anúncios, pesquisas pop-up e botões de inscrição de e-mail?

    Recursos pesados ​​de CTA como esses podem ser irresistíveis para a equipe de marketing e vendas, mas usar muitos deles pode fazer o visitante correr para as montanhas.

    Assim, o Core Web Vitals do Google tem tudo a ver com a experiência do usuário.

    Além disso, são fatores de classificação e também afetam a felicidade do usuário.

    Então, atualmente você considera o seu site confuso para navegar?

    Desse modo, talvez seus visitantes até queiram explorar mais, mas seu blog está sem uma caixa de pesquisa ou os itens de menu são difíceis de clicar em um smartphone.

    Como profissionais de marketing online, conhecemos nossos sites por dentro e por fora.

    Assim, o que parece intuitivo para nós pode ser tudo, menos para o nosso público.

    Portanto, certifique-se de evitar esses erros comuns e peça a um designer da web ou UX para revisar o site e informá-lo se algo parecer problemático para eles.


    10| A página não é otimizada para celular

    Embora seja importante ter um site compatível com dispositivos móveis, muitos ainda não possuem essa ideia.

    O índice do Google está mudando para celular apenas no próximo ano.

    No entanto, no ano de 2018, um estudo descobriu que quase um quarto dos principais sites não era compatível com dispositivos móveis.

    Ou seja, os sites que não foram otimizados para dispositivos móveis não ficam bem neles, e também não carregam muito rápido.

    Nesse sentido, isso acaba sendo uma receita para uma alta taxa de rejeição.

    Assim, mesmo que o seu site tenha sido implementado usando princípios de design responsivo, ainda é possível que a página ativa não seja considerada compatível com dispositivos móveis para o usuário.

    Primeiramente, quando uma página é comprimida em um formato móvel, algumas informações importantes ficam abaixo da dobra.

    Por conseguinte, em vez de ver um título que corresponde ao que viram na pesquisa, os usuários de celular veem apenas o menu de navegação do seu site.

    Então, supondo que a página não ofereça o que eles precisam, eles voltam para o Google.

    Se você vir uma página com uma alta taxa de rejeição e nenhum problema gritante aparecer imediatamente, teste-a em seu telefone celular.

    Portanto, você pode identificar páginas não compatíveis com dispositivos móveis em grande escala usando a ferramenta gratuita Test My Site do Google.

    Sem contar que você pode também, verificar se há problemas com dispositivos móveis no Search Console e no Lighthouse.


    11| Configuração Wonky do Google Analytics

    Existe a possibilidade, de que você não tenha implementado adequadamente o Google Analytics e adicionado os códigos de rastreamento a todas as páginas do seu site.

    Mas, o Google explica como consertar isso aqui.


    12| Profundidade do conteúdo

    O Google pode dar às pessoas respostas rápidas por meio de snippets em destaque e painéis de conhecimento.

    Ou seja, você pode fornecer às pessoas conteúdo profundo, interessante e interconectado que está um passo além disso.

    Dessa forma, certifique-se de que seu conteúdo motive as pessoas a clicarem mais, e procurarem saber mais sobre o seu assunto.

    Por conseguinte, não esqueça de fornece links internos interessantes e relevantes, dando a eles um motivo para ficar.

    Por fim, para a multidão que deseja uma resposta rápida, forneça um resumo TL, podendo ser em formato DR na parte superior.


    13| Pedindo muito

    Não pergunte a ninguém o número do cartão de crédito, seguro social, pensão da avó e nomes de crianças logo de cara.

    Assim, lembre-se que inicialmente, o seu usuário ainda não confia em você.

    Ou seja, as pessoas estão prontas para suspeitar, considerando quantos sites de golpes existem na nossa atualidade.

    Então, ser apresentado a um grande pop-up pedindo informações fará com que muitas pessoas saiam imediatamente, devido se sentirem inseguros no seu site.

    Portanto, favorecendo a uma alta taxa de rejeição.

    Nesse sentido, a função do criador de conteúdo é construir a confiança do usuário, aumentando a satisfação do consumidor e diminuindo a taxa de rejeição.

    Se isso deixa os usuários felizes, o Google gosta.


    Não entre em pânico | Tem solução

    Primeiramente, uma alta taxa de rejeição não significa o fim do mundo.

    Assim, não esqueça que algumas páginas da web bonitas e bem projetadas têm altas taxas de rejeição.

    Então, essas taxas de rejeição podem ser uma medida do desempenho de seu site, mas se você não as abordar com nuances, elas podem se tornar uma métrica de vaidade.

    Às vezes, você deseja uma taxa de rejeição média a alta.

    E não tenta “consertar” as taxas de rejeição que não são realmente um problema, desacelerando os usuários na página, evitando que voltem no seu site.

    Desse modo, isso deixa o usuário mais frustrado, e ele não voltará ao seu conteúdo.

    Portanto, mesmo que o número diminua superficialmente, você terá ganho muito pior do que um “salto“.


    5 dicas profissionais para reduzir sua taxa de rejeição do site

    Independentemente do motivo por trás de sua alta taxa de rejeição, citaremos a seguir 5 dicas profissionais para reduzir a alta taxa de rejeição.

    01| Certifique-se de que seu conteúdo esteja à altura do hype

    A tag de título e a meta descrição atuam efetivamente como o outdoor virtual do seu site no Google.

    Então, o que você anunciar nas SERPs, seu conteúdo precisará ser compatível.

    Nesse sentido, não chame sua página de guia definitivo se for um post curto com apenas três dicas sobre aquele assunto.

    Além disso, não afirme ser o “melhor” aspirador se os comentários dos seus usuários mostrarem uma avaliação de 3 estrelas.

    Por conseguinte, torne seu conteúdo legível:

    • Divida seu texto com muito espaço em branco.
    • Adicione imagens de apoio.
    • Use frases curtas.
    • A verificação ortográfica é sua amiga.
    • Use um design bom e limpo
    • Não bombardeie com muitos anúncios

    02| Mantenha os elementos críticos acima da dobra

    Às vezes, seu conteúdo corresponde ao que você anuncia em sua tag de título e meta descrição.

    Dessa forma, os visitantes simplesmente não sabem dizer à primeira vista.

    Assim, quando as pessoas acessam um site, elas causam uma primeira impressão imediata.

    Você quer que a primeira impressão valide tudo o que eles pensaram que veriam quando acessaram o seu site.

    Então, um H1 proeminente deve corresponder ao título que os usuários irão ler no Google.

    Se for um site de comércio eletrônico, uma foto deve corresponder à descrição.

    Além disso, existem outras coisas que você deve fazer, para manter os elementos críticos acima da obra, como:

    • Dê uma boa primeira impressão
    • Certifique-se de que os banners não empurrem seu conteúdo muito para baixo.
    • Certifique-se de que o que o usuário está pesquisando esteja na página quando ela for carregada.

    04| Acelere seu site

    Quando se trata de SEO, mais rápido é sempre melhor.

    Desse modo, acompanhar a velocidade do site é uma tarefa que deve permanecer firmemente presa ao topo da sua lista de tarefas de SEO.

    Nesse sentido, sempre haverá novas maneiras de compactar, otimizar e de outra forma acelerar o tempo de carregamento, por exemplo:

    • Implementar AMP.
    • Compacte todas as imagens antes de carregá-las em seu site e use apenas o tamanho máximo de exibição necessário.
    • Revise e remova quaisquer scripts, folhas de estilo e plug-ins externos ou com muito carregamento.  Para o que você precisa, veja se há uma opção mais rápida.
    • Enfrente o básico: use um CDN, reduza o Java Script e o CSS e configure o cache do navegador.
    • Verifique o Lighthouse para obter mais sugestões

    05| Minimize os elementos não essenciais

    Não encha seus visitantes com anúncios pop-up, promoções on-line e outros conteúdos com os quais eles talvez não vão se importar.

    Desse modo, a sobrecarga de conteúdos ao entrar no site, pode fazer com que os visitantes saltem.

    Qual CTA é o mais importante para a página?

    Assim, procure destacar ele de forma convincente, sem que atrapalhe o acesso do usuário ao site.

    Para o restante, certifique-se de colocá-los nas barras laterais ou nos rodapés.


    |Dica BONUS| Ajude as pessoas a chegar onde desejam mais rápido “taxa de rejeição do site no CHÃO”

    Quer diminuir a alta taxa de rejeição no seu site?

    Além disso, quer aumentar o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas?

    Então, facilite para eles, seguindo algumas dicas:

    • Aproveite a pesquisa no site com pesquisa preditiva, filtros úteis, sem esquecer de uma página otimizada para “nenhum resultado encontrado”.
    • Refaça seu menu de navegação e teste A / B como menus suspensos complexos e simples afetam sua taxa de rejeição.
    • Inclua um índice em seus artigos longos com (links) âncora levando as pessoas diretamente para a seção que desejam ler.
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    Apaixonado por “marketing” e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.

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    Índice do Artigo!
    • Antes de tudo, o que é uma taxa de rejeição?
    • 13 principais razões que levarão o seu site a ter uma alta taxa de rejeição:
      • 01| Página de carregamento lento.
      • 02| Conteúdo autossuficiente
      • 03| Contribuição desproporcional de algumas páginas
      • 04| Tag de título e / ou meta descrição enganosa
      • 05| Página em branco ou com erro técnico afeta muito a taxa de rejeição do seu site
      • 06| Link inválido de outro site
      • 07| Página de destino afiliado ou site de página única
      • 08| Conteúdo de baixa qualidade ou pouco otimizado e um dos principais motivos para a taxa de rejeição de um site
      • 09| UX ruim ou desagradável além de ruim para SEO, aumenta a taxa de rejeição do site
      • 10| A página não é otimizada para celular
      • 11| Configuração Wonky do Google Analytics
      • 12| Profundidade do conteúdo
      • 13| Pedindo muito
    • Não entre em pânico | Tem solução
    • 5 dicas profissionais para reduzir sua taxa de rejeição do site
      • 01| Certifique-se de que seu conteúdo esteja à altura do hype
      • 02| Mantenha os elementos críticos acima da dobra
      • 04| Acelere seu site
      • 05| Minimize os elementos não essenciais
    • |Dica BONUS| Ajude as pessoas a chegar onde desejam mais rápido “taxa de rejeição do site no CHÃO”
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