No universo virtual, um tema que costuma revisitar de tempos em tempos são os domínios estacionados e expirados. As dúvidas são se eles teriam alguma vantagem de classificação no Google, se valeria a pena resgatá-los e como devem ser tratados em relação ao SEO.
SEO significa search engine optimization (otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de ferramentas e de técnicas de melhoria para sites, blogs e páginas na web, com objetivo de alcançar resultados mais satisfatórios em mecanismos de busca. Geralmente, a intenção é aparecer nos primeiros lugares nas buscas do Google, para determinadas palavras-chave.
Um domínio de internet expirado é aquele que já foi registrado em um momento anterior, mas recebeu autorização para expirar e retornar ao rol de domínios disponíveis para ser registrado novamente por outra pessoa. Já o domínio estacionado está registrado, mas não está em uso, ou seja, não está conectado a um website ou e-mail diretamente.
Em uma sessão de Hangout do Google SEO Office-Hours, o advogado de busca do Google, John Mueller, foi questionado sobre se reativar o material de um domínio estacionado traria alguma vantagem de classificação nos rankings do Google. Segundo ele, não existe nenhum benefício de ranqueamento nessa reutilização.
Nesse caso, sobre quais seriam os próximos passos em relação ao SEO para site do domínio expirado ou estacionado, o especialista afirma que, se o conteúdo sumiu ou foi apagado por alguns anos, será preciso começar tudo do zero. Portanto, não há bônus para conteúdos e domínios expirados, é preciso construir a presença do domínio novamente como qualquer outro novo site.
SEO para sites
Mas, o que significaria começar o SEO do zero? O objetivo da otimização para mecanismos de busca é alcançar bons patamares nos rankings orgânicos. Isso é possível porque as melhorias geram autoridade e aumentam o tráfego de um site ou blog. Domínios expirados ou estacionados precisam traçar esse percurso novamente.
Esse conjunto de otimizações é considerado uma estratégia importante de marketing digital, pois coloca os domínios nas primeiras posições da busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave — comumente keywords do nicho a ser alcançado. Os primeiros links são mais visualizados e recebem mais acessos pelos usuários, o que traz maior oportunidade de conversão.
Para tornar um site conhecido, com autoridade no mercado e receber mais visitas, é preciso desenvolver uma estratégia de SEO, com objetivo, definição do público-alvo e planejamento de ação.
A escolha de linguagem, o formato do conteúdo e o uso de ferramentas específicas também devem ser considerados na elaboração e no monitoramento do site. Para isso, é fundamental que o conteúdo publicado seja relevante para alguém, ou seja, é preciso entregar material com informações pertinentes.
Ferramentas gratuitas como o Google Analytics e o Google Search Console são a base para o início do trabalho de SEO. Elas auxiliam no diagnóstico da situação atual e embasam o planejamento. Além disso, ajudam nas primeiras otimizações, para ser possível começar a acompanhar os impactos de cada ação.
O Google Analytics avalia dados e fornece diversos recursos para analisar o desempenho de estratégias digitais. Com ele, é possível descobrir quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho, fazer o monitoramento dos números de tráfego orgânico, mapear quais os canais que mais geram tráfego e compreender o engajamento.
Com o objetivo de facilitar a comunicação entre o site e o Google, o Google Search Console oferece relatórios importantes para a estratégia de SEO. Alguns exemplos são a possibilidade de identificar falhas de indexação no site, descobrir se o domínio foi hackeado ou penalizado e identificar a taxa de cliques e de palavras-chave. A ferramenta também oferece o recurso de pedir ao Google que rejeite backlinks não confiáveis.
A história por trás de tudo
Há mais de 20 anos, os profissionais que trabalhavam com SEO foram os pioneiros a adotar o hábito de comprar domínios expirados na esperança de ganhar bônus de classificação. Essa geração presenciou uma atualização de algoritmo do Google para lidar com esse tipo de prática.
Em um primeiro momento, os domínios expirados ajudaram, sim, os sites a se classificarem melhor e a ranquear em suas páginas. A dinâmica, como explica Mueller, consistia em executar um rastreador num site conhecido e revisar os links externos. Esses links, por sua vez, emitiam um aviso de “Erro 404: página não encontrada”.
Os 404s identificam links de sites completos ou páginas que não existem. Domínios com essas características eram comprados, mesmo com erros ortográficos, e direcionados a outros domínios de sites afiliados. Em relativamente pouco tempo, a página com erro 404 ganhava fluxo e o site afiliado contava com uma alta classificação.
Comprar domínios com muitos links de entrada e domínios expirados com erros de português era uma maneira de reciclar e classificar um site sem precisar recorrer à criação de novos links.
Em 2003, o Google descobriu essa prática e criou um novo algoritmo que redefiniu o processo de ranqueamento de domínios expirados. A proposta da mudança, como anunciado pelo engenheiro do Google apelidado de “GoogleGuy do WebmasterWorld” — um fórum de discussão sobre tecnologia web —, focou em aprimoramentos de algoritmos para problemas de spam.
Com o comunicado, o Google esclareceu que “um domínio expirado ainda poderia ser classificado, mas não por causa de quaisquer links pré-existentes, uma vez que eles não contavam mais”. Além da redefinição para domínios expirados, o Google também modificou as regras para a classificação de páginas com erros ortográficos, definindo penalidades para ambas as práticas.
Motivos que levam ao estacionamento de domínios
Muitas empresas e pessoas estacionam determinado domínio para usá-lo depois. Outros domínios podem ser estacionados pela esperança que alguns investidores têm de vendê-los posteriormente. Isso porque, no caso de nomes atraentes e desejáveis, é possível vendê-los por quantias significativas.
Outra razão para o estacionamento é a reserva de um nome de uma marca em potencial.
Atenção e cuidados com o SEO
É fato que existem motivos que levam as pessoas a registrar e estacionar um domínio. No entanto, como apontado pelo advogado de busca do Google, John Mueller, é preciso ter cuidado.
Os serviços de estacionamento podem gerar algum retorno de receita, por meio da veiculação de publicidade, por exemplo. Contudo, não é possível controlar o domínio estacionado que está sendo usado por companhias de estacionamento com propaganda vinculada.
Usar um domínio com publicidade a longo prazo pode interferir na imagem de uma marca perante seus visitantes, assim como pode levar a penalidades nos mecanismos de busca. Portanto, se a ideia é utilizar o domínio no futuro para alcançar benefícios com uma atividade, seja ela qual for, a dica é não apostar nesse tipo de vinculação, mesmo que provisoriamente, pois reverter um histórico ruim pode ser demorado e trabalhoso.
É possível fazer, ainda, o estacionamento de um ou mais domínios que tenham o mesmo conteúdo de um site principal, para ampliar o alcance de uma marca. Entretanto, o Google interpreta várias páginas iguais como material duplicado, o que tem efeitos negativos para o ranqueamento dos domínios envolvidos.
Quando o algoritmo do Google identifica um site que apresenta conteúdo duplicado, todo o trabalho de SEO fica comprometido. Essa medida é tomada com o intuito de valorizar quem produz conteúdo original e inibir sites com materiais copiados ou reproduzidos de terceiros.
Para evitar que isso aconteça, é possível fazer o redirecionamento das visitas dos domínios estacionados. Dessa forma, em vez de efetuar apenas o estacionamento com duplicação e apontamento de conteúdo de um domínio principal, as visitas são conduzidas ao site original.
Para ter o melhor aproveitamento de um website, é importante contar com um plano de hospedagem que ofereça domínios adicionais, que permitam fazer estacionamentos. Contudo, é importante saber quando e como usá-los. A orientação é que se faça uma avaliação cuidadosa, pois também pode haver prejuízo ao trabalho de SEO.