Guia absolutamente completo de SEO para iniciantes ensina a posicionar no Google em 2022

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

19/02/2022

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A cada dia que passa, a procura pelo SEO, principalmente focando em informações para iniciantes, é algo bastante procurado.

Isso porque, estudos realizados pela Spark Toro, mostram que cerca de 57,8% do tráfego do Google vem direto do orgânico, que causado diretamente pelas estratégias de SEO para iniciantes.

Desse modo, certamente é algo que vale a pena aprender se você tiver um site e deseja que ele tenha um crescimento, sem precisar depender sempre do tráfego pago.

No entanto, a maior questão nisso tudo, é que a maioria das pessoas que administram sites tem uma compreensão muito limitada de SEO, ou acham uma estratégia muito difícil e poder não valer o esforço.

No entanto, isso não é verdade. Saiba que os fundamentos do SEO no início são mais simples do que você pode imaginar, e saber pelo menos o básico, pode certamente ajudar você a ter sucesso.

E é justamente isso que citaremos nesse artigo, onde passaremos tudo sobre as técnicas de SEO para quem está começando, focando no básico, mas que traz realmente resultados.

O que é SEO para iniciantes?

Sabe aqueles sites nas primeiras posições, nos principais mecanismos de buscas, como o Google.

Bem, grande parte do que está ali, são conteúdos otimizados, grande parte em SEO, junto a estratégias do site, trazendo resultados.

Se você nunca teve contato com essa estratégia antes, certamente está se perguntando: o que é esse tão famoso SEO?

Caso você não saiba, SEO significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), sendo a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site por meio de resultados de pesquisas orgânicas.

Ou seja, estamos falando de um processo de otimização do seu site e conteúdo, para que os principais motores de buscas, como o Google, tenha preferência na sua página, deixando-a no topo de todas as buscas por aquele termo chave.

Claro, se você está nas primeiras páginas, ou até na primeira posição, o que isso significa? Mais acesso, e consequentemente, mais receita.

Até porque, convenhamos, você quando está atrás de informações, vai nas primeiras paginas do Google, que estão na sua cara, ou sairá procurando nas outras páginas?

Preciso nem falar a resposta! A maioria das pessoas tende a clicar em um dos primeiros resultados da sua pesquisa.

Dessa forma, o SEO para iniciantes, se trata basicamente dessas práticas, mas de uma forma básica e traz resultados.

São aquelas técnicas destinadas principalmente a você, que está tendo o primeiro contato com essa estratégia, e quer fugir do tráfego pago.

O foco do SEO inicialmente é obter os mesmos resultados, ou até melhores do que o tráfego pago, posicionando bem o site e os seus conteúdos.

Por que o SEO para iniciantes é importante?

Começo esse tópico realizando a seguinte pergunta para você: o que move um site? O que faz com que a receita entre? Que os conteúdos tragam resultados?

Você concorda comigo que é o tráfego

Assim, um site sem tráfego, sem visitas, sem cliques, sem nada, dificilmente sairá do canto, e o seu trabalho será totalmente à toa.

A única solução nesses casos é partir para o tráfego pago, e que também não é essas mil maravilhas, e nem é sinal de grandes resultados.

Desse modo, o SEO inicialmente é importante para você trazer esse resultado para o seu site, de uma forma orgânica, ou seja, sem precisar de investimentos em campanhas, e dentre outras coisas.

Logo, as técnicas que trarão a autoridade para o seu site, o bom posicionamento, e que consequentemente, gerará tráfego.

Com o tráfego, o seu site se movimenta, e você pode obter resultados.

Lembrando que diferente do tráfego pago, que traz um tráfego inconsistente, nesse caso estamos falando de algo consistente e passivo, resultando em uma linha de crescimento.

Portanto, sim, é uma estratégia extremamente importante, e como já dito, todo gestor de site, que quer resultados, deve conhecer.

Organize e trabalhe a hierarquia do seu site para facilitar o entendimento dos buscadores!

Se você tem um site, certamente já tenha parado alguma vez para se perguntar: o que eu preciso fazer para o Google identificar o meu site, como um grande potencial?

Para você que está iniciando, a resposta é simples: faça e entregue o que eles esperam.

Atualmente, praticamente tudo que está na internet, possui o que chamamos algoritmo, sendo basicamente o que o meio procura, para trazer hierarquia.

Desse modo, para você conseguir deixar o seu site bem bonito nas primeiras posições, e trazer uma certa hierarquia naquele nicho, é preciso investir no algoritmo do Google.

Você deve saber que esse algoritmo é quem faz a filtragem dos conteúdos que realmente são relevantes e importantes aos usuários.

Sabe uma coisa que anda exatamente com o algoritmo do Google? Isso mesmo, as técnicas de SEO para iniciantes que tanto falamos.

Dessa forma, o SEO inicial é quem organizará e trabalhar a hierarquia do seu site, fazendo com que você invista no que o Google espera.

Claro, se você investir naquilo que o algoritmo do Google quer, por um SEO de qualidade no início, certamente seu site será altamente recomendado.

Não tem segredo.

Caso esteja preocupado agora sem saber o que realizar exatamente para investir nesse tão comentado SEO para iniciantes, fique calmo, que mostraremos tudo nos próximos tópicos.

Melhores dicas de SEO para facilitar a vida dos iniciantes!

Você viu que sim, o SEO para iniciantes pode trazer grandes resultados, favorecendo a um grande desempenho no seu site.

No entanto, para conseguir isso, é necessário aplicar essa estratégia. E é justamente nessa parte que muitas pessoas têm medo.

No entanto, acredite, tudo isso é muito mais simples do que você imagina.

Dessa forma, para você poder se familiarizar, e conseguir esse primeiro contato com essas estratégias, confira algumas dicas que vão facilitar a sua vida no mundo do SEO precoce.

São dicas formadas por especialistas, simples, focando em você que está começando, mas com um alto poder de resultados.

Trabalhe a densidade e encontre as melhores palavras-chave antes de iniciar qualquer texto!

Se você quer que os seus conteúdos e site apareçam na primeira página, comece trabalhando a densidade e a qualidade das palavras-chave pesquisadas.

Até porque, as palavras-chave serão os alicerces de tudo nessa estratégia, sendo o que os usuários vão procurar no campo de pesquisa do Google.

Sendo assim, comece realizando uma pesquisa e definindo quais são os termos que hoje estão tendo mais procura para o seu nicho, e invista sua estratégia nisso.

Não faz sentido investir em uma coisa que não tem possibilidades de resultados, não é mesmo?

Escolha quem serão essas palavras, e comece a produzir conteúdo em cima delas.

Para sua sorte, hoje existem algumas plataformas gratuitas, que podem te ajudar nessas pesquisas, como o Google Analytics ou o Ubersuggest.

Lá você conseguirá encontrar e fazer uma análise do desempenho das palavras chaves do seu nicho, como quantidade de buscas, dificuldade de SEO no começo, e dentre outros.

Produza um conteúdo memorável e relevante pensando sempre no seu leitor. “Principal dica do guia de SEO para iniciantes”!

Você concorda comigo que de nada adianta um conteúdo bem otimizado, mas que não tenha relevância ao leitor

Ele entrará no seu site, e sair na mesma hora. O que isso também é péssimo para ganhar autoridade e até no ranqueamento?

Desse modo, garanta produzir conteúdo que seja de valor, como se você estivesse escrevendo para você, sabe? 

Atualmente, o algoritmo do Google, leva muito em consideração a experiência do usuário na plataforma.

Ou seja, ao pesquisar um termo chave, o Google procurará os conteúdos que sejam mais completos, e que mais respondam à dúvida daquele usuário.

Então, quanto mais completo, mais relevante e memorável o conteúdo for, maiores são as hipóteses de conseguir se posicionar melhor.

Nunca use plágio ou copie conteúdo da internet. Ser original é essencial para o sucesso!

Seja original. O que faz você ganhar autoridade e ser único naquele nicho, é a sua originalidade.

De nada adianta pegar um conteúdo igual ao de outro site, e usar, visto que você não será uma autoridade, apenas um patrocinador do conteúdo alheio.

Sem contar, é claro, que o plágio é crime e você pode ter muita dor de cabeça, não só com o Google, mas até com terceiros, ao plagiar conteúdos.

Não estamos falando para você não se basear por nenhum lugar. Você pode pegar ideias em outros sites durante a criação dos seus conteúdos, e ver aquilo que está dando resultado.

O que não pode é copiar o conteúdo do terceiro?

Lembrando que plagiar é o ato de copiar e colar o conteúdo de terceiros, não criando um conteúdo único e exclusivo.

Use a Etiqueta Canonical para indicar os conteúdos duplicados em seu site!

Saiba que às vezes não têm para onde fugir, os conteúdos podem ficar duplicados, e às vezes a culpa não é sua.

Isso porque, www.meusite.com.br e site.com.br. São duas páginas diferentes para o Google, ou seja, vão haver sim, conteúdos duplicados.

No entanto, saiba ser possível reverter isso, usando uma técnica de SEO para iniciante, chamada Etiqueta Canonical.

Essa Etiqueta é referente a uma linha de código em HTML, indicando a página original. O código tem o seguinte formato:

<link rel=”canonical” href=”www.meuusite.com.br” />

Depois do código “herf”, você coloca o site que será considerado principal nos motores de buscas sem erros, como o Google.

Trabalhe a qualidade do seu conteúdo pensando no usuário do seu site!

Como já falamos para você, entregue ao usuário um conteúdo de qualidade, pensando em quem está lendo do outro lado.

Veja que o usuário do outro lado lendo o conteúdo, está buscando informações, onde quanto mais simples, direta e clara ela for, melhor para o site.

Então, trabalhe bem a qualidade, garanta que o seu conteúdo obterá resultados.

Lembre que conteúdo mal escrito, o Google pode entender facilmente como um SPAM, e assim jogar a posição dele para bem longe das primeiras páginas.

O seu conteúdo pode ficar invalido. E aí, não existe uma estratégia que ajude esse conteúdo a subir novamente.

Usar os backlinks (links externos) é uma grande alternativa e oportunidade para destacar um conteúdo nos motores de busca.

Isso porque, se o seu site está recebendo links de um local com uma certa autoridade, isso significa que o seu conteúdo é tão bom, citado em outro lugar.

Ou seja, isso pode disparar suas posições, ajudando a criar bastante autoridade, sendo algo essencial para quem está investindo no SEO para iniciantes.

No entanto, cuidado com o excesso, uma vez que também muitos backlinks podem ser estranhados pelos motores de buscas.

Além disso, garanta que está recebendo backlinks de qualidade, de sites com uma verdadeira qualidade, uma vez que sites ruins, podem prejudicar o seu, ao invés de ajudar.

Referencie grandes sites como complemento do seu conteúdo lincando para eles externamente!

Durante a produção de conteúdo, uma grande estratégia que você pode usar, é a de referenciar e linkar para sites grandes.

Isso porque, quando você faz isso, a autoridade do seu site pode crescer bastante, pois estará confirmando aquela informação citada, em uma fonte confiável.

Sendo assim, nos seus conteúdos, realizar citações como:

Segundo a Universidade de Harvard…

No entanto, é claro, isso é apenas um exemplo, e você deve fazer citações que se adéquem ao contexto do conteúdo.

Referências sem contexto podem deixar o seu conteúdo falso, e sem coerência.

Trabalhe a lincagem interna do seu site contextualmente e sem exagero!

Fazer a lincagem interna com outros artigos do seu site, é uma boa maneira de manter o leitor mais tempo no seu site.

Com isso, para o Google, é algo muito positivo, uma vez que se os usuários passam mais tempo no seu site, é um forte sinal de que seu conteúdo responde a sua procura.

Assim, é uma grande oportunidade de conseguir um bom resultado, e crescer todos os conteúdos do seu site.

No entanto, tenha essa lincagem limitada a 1 ou 2 no máximo por conteúdo dependendo do tamanho do texto, uma vez que em exagero, pode atrapalhar o desenvolvimento do site.

Crie os melhores e mais contextuais textos âncora para sua lincagem interna e externa!

No tópico anterior, você viu que fazer a lincagem externa e interna, é uma das regras mais importantes do SEO para quem está começando, e que lhe ajudarão a ter sucesso.

No entanto, você acha um link aleatório no meio do texto, sem contexto algum, fará os usuários entrarem nele? Certamente não.

Nesse sentido, é nesse momento que é exatamente importante você investir em textos âncoras de qualidade, e contextuais.

Saiba que o texto âncora precisa ser algo que sirva como um complemento para aquela informação que está sendo dita, principalmente se for interno.

Por exemplo, se você está falando de cachorro, o seu texto âncora precisa (concordar) com aquele conteúdo de cachorro do texto.

Logo, você pode criar um texto âncora direcionando o leitor a conhecer mais sobre outro artigo do seu site que complete a informação.

Não faz sentido você ter um conteúdo totalmente falando de cachorros, e do nada fazer uma lincagem externa ou interna, para um conteúdo sobre frutas.

São temas que não se encaixam em contexto. Certamente quem está lendo sobre o tema de cachorro, não está procurando sobre frutas, e sim outros animais, ou até mesmo mais sobre cachorros.

Além disso, no caso da lincagem externa, você deve ficar atento também para citar uma referência que tenha contexto com o que está sendo dito.

Portanto, uma grande regra do SEO para iniciantes, é criar lincagens externas e internas, mas com uma palavra ou texto âncora de qualidade e tenha contexto com o tema fornecido.

Texto âncora = pedaço de texto onde será adicionado o link.

Ofereça a melhor experiência possível para o leitor e usuário!

Lembra do algoritmo do Google que falamos lá no começo? Uma das coisas mais consideradas por ele, hoje em dia, é a experiência.

Até porque, o Google e praticamente todos os mecanismos de buscas, estão procurando sempre por conteúdos que supram todas ou grande parte das necessidades do usuário.

Ou seja, para obter as melhores posições e resultados, você precisa trabalhar ao máximo para trazer uma boa experiência aos usuários.

Por exemplo, se você está falando sobre receita de pão, cite todas as informações completas, e com clareza, de modo a responder todas as dúvidas daquele usuário.

Uma grande dica que podemos citar, é você investir ao máximo em construir um conteúdo, como se fosse destinado a você. 

Lá você deve colocar tudo que você esperaria ao ler um artigo como aquele.

Acredite, uma dica de ouro para você que está iniciando, e quer crescer, é sempre focar no usuário.

O Google, e grande parte dos mecanismos de buscas, estão focando suas estratégias e algoritmos, para satisfazer ao máximo o usuário.

Você pode notar essa estratégia sempre que você pesquisa algo.

Se você for agora e pesquisar: “qual a maior cidade do Brasil?”, todos os primeiros resultados são artigos que respondem ao máximo essa dúvida.

Eleve a velocidade de carregamento da sua página ao nível memorável (-1 segundo se possível)

Ao acessar uma página, e ela demora a carregar, você sai dela ou aguarda até o final?

Provavelmente você deve sair, e procurar uma resposta mais rápida, não é mesmo?

Isso é normal, uma vez que estamos na era da velocidade, e as pessoas sempre estão em busca de informações rápidas.

Você até pode ter uma página bem otimizada em SEO inicialmente, com conteúdo de qualidade, bem estruturada e afins, mas, se a sua página for uma tartaruga no carregamento, o Google vai lhe colocar lá para baixo.

Dessa forma, procure um servidor de qualidade para o seu site, que tenha um carregamento rápido para todas as suas páginas.

O ideal é menos de 1 segundo, se possível. Isso seria memorável.

Lembrando que isso deve ser algo tanto para computadores, como também para celulares.

Um erro de muitas pessoas, que levam seus conteúdos a não ter bons desempenhos, é esquecer de otimizar também para os celulares.

Hoje eles fazem parte de 50% das pesquisas e recomendamos usar o Pagespeed para monitorar e melhorar essas métricas de velocidade.

Então, fique atento.

Trabalhe a palavra-chave principal no começo do seu título H1

O título H1, ou título principal, é aquele que aparecerá quando o usuário realizar a pesquisa, e o seu conteúdo aparecer.

Ou seja, nem preciso falar que é o primeiro contato que o usuário terá com o seu artigo, onde é essencial a palavra-chave estar nele.

Então, trabalhe sempre e use a palavra-chave principal no seu título H1, e de preferência no começo do título.

Palavra-chave: complemento do título!

Trabalhe também a palavra-chave principal em alguns dos seus títulos h2 e h3 da página!

Você deve distribuir também não só a palavra-chave nos textos, onde os títulos secundários (h2) e subtítulos (h3) devem conter também.

Portanto, fique atento, e garanta que esses títulos também vão ter essa palavra-chave.

Porém, mais uma vez, cuidado com o excesso. O texto não deve conter mais de 75% dos subtítulos com a palavra.

Saiba distribuir, mas não exagere.

Coloque a sua palavra foco principal na (URL) da página!

Você sabia que aquela (URL) que para muitos pode ser algo simples, é algo extremamente importante no SEO para iniciantes?

Saiba que aquela funciona como se fosse o endereço da sua casa, onde as pessoas podem ver esse endereço, e ir até a sua casa.

Sabendo disso, uma das coisas que deve conter na sua URL é a sua palavra foco principal que você usou no texto.

Por exemplo, se as suas palavras foco foi “como viajar bem”, a sua URL deve ser da seguinte forma:

http://www.seusite.com.br/como-viajar-bem

Assim, no próprio URL da sua página você já consegue direcionar o público para qual conteúdo está sendo tratado.

Lembrando que isso é uma regra de SEO não só no começo, mas geralmente. Portanto, o algoritmo do Google considera muito isso na hora de posicionar os conteúdos.

Crie URLs amigáveis, não muito longas, de preferência apenas com a sua palavra foco!

Anteriormente falamos que é essencial que a sua palavra foco esteja na sua URL, mas, saiba que não é de todo jeito.

Você deve saber que ela deve ser amigável e principalmente curta.

Isso porque, URLs muito longas também são penalizadas, considerando que deve ser apenas uma indicação do seu site e conteúdo.

Você não colocará seu endereço e outras informações suas junto a ele, não é mesmo? Ficaria algo totalmente sem contexto, você concorda?

Então, procure sempre montar URLs amigáveis, que não seja longa, onde de preferência só tenha a palavra-chave.

Um exemplo de URL que já citamos, para palavra “como viajar bem”, e se encaixa bem nesses requisitos, é:

http://www.seusite.com.br/como-viajar-bem

Portanto, fique atento a isso, pois, um erro muito comum, cometido por muitas pessoas, é deixar de lado a URL, não trabalhando a bem, considerando-a como “algo simples”.

Trabalhe a semântica do seu texto utilizando variações da palavra-chave principal!

Uma atualização recente do algoritmo do Google, e é extremamente útil para você saber, é a respeito do uso de palavras-chave alternativas.

Dessa forma, apenas utilizar a palavra foco principal durante o texto, pode não ser totalmente eficiente.

Logo, você deve procurar usar também outras palavras alternativas, que sejam variações da palavra-chave principal.

Obviamente você deve usar a palavra-chave foco em uma densidade correta no texto, e em pontos específicos, mas nos intervalos, essas palavras relacionadas devem estar presentes.

No entanto, a grande dúvida de muitas pessoas nesse momento, inclusive a sua é: como encontrar essas palavras relacionadas?

Saiba que isso é algo extremamente simples e prático, uma vez que existem ferramentas que vão lhe auxiliar nesse processo.

Um grande exemplo, é a Ubersuggest, onde você pode adicionar a palavra-chave principal, e lá irá aparecer todas as outras relacionadas a ela.

A vantagem é que você ainda consegue encontrar métricas sobre aquelas palavras, como número de buscas, dificuldade de SEO inicialmente e dentre outras coisas.

Portanto, para você iniciante, que ainda não consegue realizar uma análise mais profunda das palavras relacionadas, essa ferramenta pode lhe ajudar bastante.

Utilize como texto alternativa das suas imagens, a sua palavra-chave principal!

Ao adicionar as imagens no seu conteúdo, que são essenciais para uma leitura mais dinâmica e agradável, será essencial colocar um texto alternativa nas imagens.

No entanto, como uma regra desde os primórdios do SEO, você deve colocar sua palavra-chave principal nesse texto alternativo.

Além disso, vale ressaltar que esse texto alternativo da imagem, deve ser simples e direto.

Exemplos de bancos de imagens gratuitas para sua comunicação são:

Tenha poucas camadas de navegação entre sua home e seu artigo!

Como já citamos, as pessoas sempre estão em busca de conteúdos rápidos, claros e objetivos, a fim de saciar suas principais dúvidas.

Nesse sentido, quando você entra naquele site que tem várias camadas de informações, ocorre o interesse em consumir o conteúdo? 

Certamente não, concorda comigo?

Desse modo, isso é algo que você precisa ficar atento, uma vez que se houver muitas camadas de navegação entre a sua home e artigo, o leitor pode considerar aquele conteúdo como falso (spam), ou muito cansativo.

Portanto, procure deixar o seu site o mais limpo possível, sem muitas camadas de navegação, sendo bem simples e direto.

Lembrando que sites com muitas camadas, podem influenciar diretamente no desempenho, deixando a navegação bem mais lenta.

E você viu anteriormente, que o Google não gosta nem um pouco de páginas lentas.

Jamais altere a URL do seu artigo após ele postado!

Aqui vai uma dica que geralmente as pessoas não falam, mas que poderá salvar o seu conteúdo.

Essa dica se refere sempre que você for fazer alterações no artigo, principalmente em URL e dentre outros, fazer antes de postar.

Isso porque, se você postar e depois for mudar informações como a URL, você será surpreendido com o famoso Erro 404!

Ou seja, isso significa que o seu artigo foi todo prejudicado, e você precisará fazer a postagem novamente.

Já pensou isso acontecer em um artigo indexado, e que já está rendendo resultados? Seria péssimo, não é mesmo?

Portanto, depois de postado já era. Ou você apaga o artigo e postar novamente, ou deixa do jeito que está.

Uma coisa que você pode fazer ainda depois do artigo já postado, é alterar o texto em si.

Escreva a melhor meta de descrição utilizando a sua palavra-chave foco com algumas variações!

Sabe aqueles textos curtos que aparecem nas pesquisas do Google, abaixo dos títulos do conteúdo, chamamos no SEO para iniciantes, de meta de descrição.

Desse modo, essa meta de descrição é extremamente importante, pois é um verdadeiro spoiler do que terá no texto.

Portanto, trabalhe bem ele, é o melhor, procure sempre usar a palavra-chave foco nela, muito importante para o seu posicionamento.

Uma meta de descrição não chamativa, dificilmente fará um usuário clicar na página.

Conclusão sobre o SEO para iniciantes!

Com todas essas excelentes dicas, e esse guia absolutamente completo sobre os principais requisitos de SEO para iniciantes, o que está esperando?

Essa é uma grande oportunidade de colocar o seu site perto dos grandes e começar a gerar resultados.

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Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

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