Na atualidade, a sociedade anda cada vez mais violenta, ainda mais com a crise econômica que enfrentamos. A sensação de insegurança que temos hoje nos deixa até com medo de sair com nossos pertences. E infelizmente hoje, os celulares e smartphones são um dos alvos dos bandidos. Até porque, hoje existem até aplicativos como o raposo frp que acabam indiretamente ajudando os ladrões a removerem seus dados deles e reutilizarem o aparelho. Com isso, a necessidade de contratar um seguro para celular ficou cada vez mais evidente.
Mas será que vale a pena mesmo? Não fica muito caro? Vamos te mostrar as vantagens e desvantagens do seguro de celular e quais detalhes você deve prestar atenção antes de contratar esse serviço.
Veja também:
- FCC homologa o Poco F4, o novo smartphone da Xiaomi com MIUI 13
- Xiaomi lança o MIUI 13, o novo skin Android
- O novo Honor 60 Pro Honor Code vem com vidro eletrocrômico personalizável
Seguro de Smartphone vale a pena?
É importante ter em mente que o seguro de smartphone é importante quando você compra um smartphone top de linha e caro. Se o seu celular for mais baratinho, menos de mil reais, o seguro não é assim tão vantajoso, já que esses seguros nem sempre são baratos e, como em qualquer seguro, você nunca irá recuperar os valores investidos.
No geral ,o custo anual do seguro para celular representa em torno de 20% a 30% do valor do aparelho E não se esqueça da franquia. Assim como ocorre com carros e motos, se você teve o aparelho furtado ou danificado, para acionar o seguro deve pagar uma franquia. Via de regra, quanto maior a franquia menor a anuidade do seguro e vice-versa.
Algumas operadoras e planos podem até oferecer um aparelho reserva em caso de conserto, outras não, mas normalmente apenas 75% do valor é ressarcido, já que os smartphones perdem esse valor depois de um ano por causa dos planos da operadora que vem junto com eles.
É importante checar também se seu seguro do carro, casa ou vida já não dão descontos para este tipo de celular, isso pode reduzir seus custos.
Dicas importantes antes de contratar seguro para o smartphone
Existem muitas informações que você precisa ficar ciente antes de se preparar para adquirir um seguro de celular, porque na maioria das vezes só nos preocupamos com isso quando precisamos e em certos momentos isso faz com que seja tarde demais.
Qual o preço do seguro? – normalmente, o valor a ser pago pelo seguro é inversamente proporcional ao preço do seu aparelho constante na nota fiscal de compra.Ou seja, quanto mais caro o celular, mais pode valer a pena contratar esse serviço, pois o custo do serviço será percentualmente menor em relação ao valor do celular.
Nenhum seguropaga o valor total do aparelho – O seguro do celular não funciona igual ao dos carros ou motos, por exemplo. Via de regra, as seguradoras entram com 75% do preço do celular na nota fiscal. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de que os telefones móveis sofrem uma depreciação a cada ano de uso. Isso pode ser um problema no longo prazo.
Atenção com a franquia – uma franquia muito baixa pode esconder uma armadilha, que é o valor da indenização ser baixo. Mas o contrário também pode ocorrer, a franquia ser tao cara, aliada ao fato de que algumas operadoras pagam pouco, então nem sempre vale a pena acionar o seguro.
Leia todo o contrato atentamente – A maioria dos seguros para celular somente cobre roubo e furto qualificado. Isso quer dizer que a apólice não cobre furtos simples, como o sumiço do celular no ônibus, ou alguém roubar da mesa no restaurante. Se você deixar o aparelho cair na água, algo que acontece com muita gente, nenhum seguro costuma cobrir esse problema.Leia bem o que esta levando!
Considerações finais
Bom pessoal, espero que tenham gostado de saber como funciona o seguro de celular. Claro que a decisão é totalmente pessoal, espero que com essas informações seja mais fácil descobrir se vale a pena fazer o seguro.
Se você tem sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários.