De acordo com o especialista em computadores Volker Riskka, do portal alemão Computer Base, o NUC 12 Extreme “Dragon Canyon” quer fazer muito num espaço pequeno. Apesar da agilidade, o sistema sofre com problemas na refrigeração.
Apesar do apontamento, é nítido que a Intel continua a fornecer sistemas de desktop pequenos e extremamente poderosos. Um grande exemplo é a linha NUC que, nas últimas duas gerações, conseguiu entregar um sistema portátil de desktop completo.
A geração atual, o NUC 12 Extreme, está longe de ser um CPU de notebook soldada. Está mais para um processador de desktop com soquete.
A promessa é entregar mais desempenho, agilidade e flexibilidade. Contudo, não é o que acontece na prática. Com um sistema de ventoinha simples, o NUC 12 Extreme apresenta alguns problemas.
O principal problema está na manutenção de uma temperatura segura para o bom funcionamento do sistema. Com o Turbo do Core i9-12900, o NUC mostra alguns problemas no desempenho.
Ficha técnica do NUC 12 Extreme
Há duas opções de CPU: Intel Core i7-12700 e o Intel Core i9-12900. O especialista Volker Rista testou o modelo com Intel i9 e disse que, para o bom funcionamento, o TDP deve ser desacelerado para o nível normal.
Não há placa gráfica integrada. No entanto, o espaço disponível tem altura para slot duplo e pode suportar até 350 watts com a configuração de 8 + 2 x 6 + 2 pinos.
Também não vem com memória RAM integrada, mas há dois slots compatíveis com DDR4-3200 e SODIMM. Suporta o máximo de 64GB de RAM e 1,2 volts.
Entre as conexões internas, pode-se destacar o Bluetooth de 5.2 soldado à placa, bem como o sistema Intel Wi-Fi 6E AX211. Nas conexões externas há mais pontos para considerar.
Há 2 Thunderbolt 4 do tipo C. São sete entradas USB 3.2, do tipo A, e uma do Tipo C. Há conexão HDMI, leitor de cartão SDXC, entradas para fone de ouvido e uma trava Kensington.
Rumores sobre o preço do NUC 12 Extreme
O preço oficial do NUC 12 Extreme ainda não foi divulgado. Mas há alguns rumores de que será equivalente ao preço dos antecessores, com uma leve diferença nos primeiros meses de campanha.
Também não há uma data definida para lançamento. De acordo com as previsões, o NUC estará disponível no segundo trimestre deste ano.
Ainda assim, a principal preocupação com o NUC 12 é na refrigeração da estrutura. Ao comparar com o modelo antecessor, o NUC 11, é evidente a diferença na dissipação de calor.
Enquanto o PL2, do NUC 11, era de 109 watts, no NUC 12 o valor saltou para 221 watts, mais do que o dobro. Mesmo assim, a Intel não mostrou grandes melhorias na refrigeração do sistema.
Ao acionar o Turbo, o sistema de refrigeração não dá conta. Os três ventiladores na tampa não ajudam no processo de refrigeração. Apesar do soquete muito maior, o NUC 12 ainda enfrenta problemas de sobrecarga.