Posts patrocinados Instagram: como usar para alavancar sua presença online?

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

03/07/2021

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Você já deve ter ouvido falar em posts patrocinados no Instagram, mas provavelmente não sabe como funcionam. 

Um post patrocinado nada mais é que uma forma de divulgação realizada no Instagram com o mesmo objetivo das tradicionais propagandas.

Até porque, hoje as redes sociais ganharam muito espaço no mercado publicitário e a tendência se tornou ainda maiores. 

O Instagram, por exemplo, é uma rede social bem nova, mas que já ocupa o segundo lugar entre as redes sociais mais usadas no mundo. Imagina o que isso significa em quantidade de perfis, é algo realmente surpreendente.

Hoje não basta apenas ter um site, as empresas que desejam se destacar e se tornar referência no ramo precisam ter redes sociais ativas. 

Além disso, é preciso estar presente para ser mais notado, pois, as pessoas consomem cada vez mais informações por esses meios de comunicação.

Portanto, é importante saber como criar e usar os posts patrocinados no Instagram, esse pode ser um grande diferencial para sua empresa. É a oportunidade de aumentar sua presença “online” com propagandas simples, em posts patrocinados no Instagram.

Por fim, agora que você já entendeu a importância das redes sociais e dos posts patrocinados no Instagram, pode estar se perguntando como fazer isso. 

É simples e nós te ensinamos, mas para começar entenderemos melhor o que é um post patrocinado no Instagram

O que são os posts patrocinados no Instagram?

Um post patrocinado é uma propaganda criada pela empresa que deseja ser divulgada e que pega por essa divulgação. Essas propagandas aparecem no feed de notícias do Instagram de pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Desse modo, isso quer dizer que o alcance das suas propagandas é muito maior, pois alcança as pessoas certas que tem potencial para se tornar clientes. 

Para conseguir esse efeito positivo o Instagram permite que as empresas adicionem informações, como idade, sexo, interesses e perfil do seu público alvo.

Com base nos dados que a plataforma tem de cada um dos seus clientes ela consegue definir quem são seus possíveis clientes e adiciona a sua propaganda ao feed de notícias. 

Os resultados são muito mais significativos do que em postagens orgânicas, aumenta o número de seguidores, o engajamento e as vendas da sua empresa.

Assim, investir em posts patrocinados no Instagram é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade da sua empresa. Isso não serve apenas para empresas que estão começando ou com temática jovem.

O Instagram pode parecer uma rede social voltada para jovens, mas seu público do Instagram é bem diversificado e o alcance da sua publicidade será alto e lucrativo, mesmo que seja uma empresa já consolidada.

Como fazer os posts patrocinados no Instagram?

Agora vamos te mostrar o passo a passo para começar a elaborar os seus posts patrocinados no Instagram. Quanto antes começar a divulgar sua marca, mais cedo seus efeitos e resultados serão notados.

Desse modo, fica tranquilo que as etapas são simples e não exige muito conhecimento sobre a plataforma do Instagram. 

Por fim, com boa vontade você mesmo conseguirá criar os seus posts patrocinados.

Confira os passos:

Passo 1

O primeiro passo para fazer um post patrocinado no Instagram é criar uma conta empresarial na rede social. 

Isso é bem simples, acesse o menu no canto direito da sua tela e clique em “Configurações” e depois em “Mudar para conta profissional”.

posts patrocinados Instagram

Nesse sentido, ter uma conta profissional não apenas te permite criar posts patrocinados no Instagram, como também libera mais recursos para o seu perfil. 

Por fim, um desses recursos é a análise de audiência que permite entender melhores horários e dias que seus seguidores são mais ativos.

Passo 2

Abra o perfil profissional e escolha a opção “Promoções” e depois escolha se deseja promover uma postagem popular ou qualquer outra do seu perfil. 

posts patrocinados Instagram
Clique em Promoções em seu perfil

Passo 3

Depois vincule sua conta com uma conta do Facebook, se não tiver ainda ativo na rede social basta criar um perfil. O próprio sistema pode efetuar isso de maneira bem rápida usando seus dados do Instagram.

Assim, clique em “Criar promoção” e comece a parte mais técnica do processo para criar um post patrocinado no Instagram

Passo 4

Para começar você precisa decidir para onde os visitantes serão direcionados, seu perfil do Instagram, seu site ou para a sala de conversação. 

Nesse sentido, a escolha dependerá da sua estratégia de divulgação, então pense onde será o melhor primeiro contato para seus possíveis clientes. 

Passo 5

O próximo passo é definir seu público alvo, você pode selecionar o perfil de pessoas com interesse no seu nicho. O sistema do Instagram pode criar um perfil com base nos seus seguidores e suas informações.

posts patrocinados Instagram
Escolha o seu publico alvo

Passo 6

Para finalizar você precisa definir qual será seu investimento financeiro para esse post patrocinado

Dessa forma, o sistema mostra quais as possibilidades conforme a sua verba e ainda define a quantidade de dias que o post será divulgado.

Passo 7

O último passo não tem mais relação com as escolhas do post patrocinado, aqui basta informar a forma de pagamento e os dados para confirmar a compra da sua propaganda no Instagram.

Quanto custa os posts patrocinados no Instagram?

Agora que você já sabe a relevância de um post patrocinado no Instagram e como fazer a sua publicação deve estar querendo saber o custo de tudo isso. 

A verdade é que não existe valor fixo para investir nesse (categoria) de post, a partir de 1 real por dia já é possível iniciar sua divulgação.

No entanto, quanto mais investir maior será a visibilidade do seu post patrocinado por isso é preciso investir uma verba maior. O Instagram sugere que sejam investidos pelo menos 10 reais por dia e por pelo menos 3 dias.

Assim, os efeitos da sua divulgação começam a surtir efeito e gerar resultados. É importante dizer que não será preciso investir muito dinheiro, apenas uma quantia que atenda às suas expectativas.

Ao informar o quanto deseja gastar, o sistema do Instagram mostra qual será a abrangência e quantos dias de divulgação. 

Sendo assim, a partir dessa informação você pode escolher aumentar ou reduzir a verba investida no post patrocinado.

Por fim, pensando naquela recomendação do Instagram, seu gasto mensal seria de 300 reais por mês, valor bem razoável para toda a visibilidade que sua empresa terá.

Sua publicação teve impulsionamento? Descubra

Quando uma empresa investe em posts patrocinados no Instagram, os resultados já podem ser notados pelo aumento no tráfego de visitantes tanto nas redes sociais quanto no site da empresa.

Entretanto, se ainda assim você deseja ver números reais do aumento da visibilidade basta usar o sistema de monitoramento do Instagram

Nesse sistema você tem acesso a todos os dados das suas postagens, como horas em que foi acessada, dia de maior interação, reação dos seguidores e quando chegaram novos seguidores.

Tudo isso te ajuda a entender melhor se os efeitos do seu post patrocinado no Instagram surtiram o efeito esperado. Para tornar a tarefa mais simples é só programar o sistema para mostrar apenas os dados dos posts patrocinados.

Assim, os números se tornam ainda mais reais e referentes a resposta da sua publicação patrocinada. 

Não é difícil entender os gráficos e eles podem te ajudar a programar melhor as próximas postagens.

O que é um Instagram patrocinado?

Um Instagram patrocinado é justamente um perfil que investe para impulsionar suas postagens. Ou seja, são todos os perfis que fazem posts patrocinados no Instagram para aumentar sua visibilidade.

Isso não quer dizer que um perfil de Instagram patrocinado não pense em tráfego orgânico, pelo contrário. 

Os posts patrocinados são uma maneira de atrair mais seguidores que depois vão ajudar a aumentar o tráfego orgânico da página.

Nesse sentido, em um Instagram patrocinado nem todas as postagens vão ter destaque.

O destaque vai apenas para aquelas postagens mais importantes com mais relevância e oportunidades de atrair seguidores e clientes.

Dicas para criar os melhores posts patrocinados de sucesso no Instagram.

A primeira dica importante é nunca usar o seu perfil pessoal com o perfil da sua empresa, isso demonstra muito amadorismo. 

Então, comece criando um perfil empresarial e único para sua empresa, assim seus clientes e seguidores poderão conhecer sua marca de maneira profissional.

Tenha presença “online” e isso não quer dizer apenas fazer muitas postagens, é preciso interagir com os visitantes

Além disso, sempre que possível responda perguntas dos comentários e no sala de conversação e ainda faça publicações no stories. Tudo isso aumenta seu engajamento e também a visibilidade orgânica do perfil empresarial.

Outro ponto que você precisa ficar atento também, será escolher bem as imagens e textos usadas nos posts patrocinados.

Afinal esse será o seu cartão de visitas para milhares de pessoas e queremos passar uma boa impressão.

Se tiver verba, elabore fotos profissionais que mostre seus produtos ou a mensagem da sua empresa. Não use imagens gratuitas, elas são muito utilizadas e diminui o interesse pelos seus posts patrocinados.

O Instagram é uma rede social focada em imagens, assim escolher as melhores opções são primordiais para conseguir um post patrocinado de sucesso.

Por último, esteja preparado para receber esses novos seguidores ou visitantes da melhor maneira possível. Para isso tenha um perfil bem ativo, um site bem elaborado e com tudo que seus clientes precisam e ainda uma forma de contato direto.

Esse contato pode ser por link para o WhatsApp, direct, endereço eletrônico ou como você preferir. Lembre-se que hoje a comunicação e experiência do cliente contam muito mais que apenas o preço baixo. 

Então, invista em qualidade de atendimento.

Considerações finais sobre os posts patrocinados Instagram.

Agora que você sabe como usar os posts patrocinados no Instagram para alavancar sua presença “online”, garanta estar na “internet”.

Até porque, hoje é a principal forma de você alavancar e conseguir grandes resultados.

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