O que é nicho no marketing digital? Descubra como escolher os melhores segmentos de mercado!

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

20/09/2022

X

Você sabe verdadeiramente o que é nicho no marketing digital e seu impacto? Antes de tudo, o nicho no marketing digital é um recorte feito dentro de um grupo de consumidores ou de algum setor do mercado. Sendo assim, a sua definição é a primeira etapa para iniciar um negócio.

Portanto, a escolha do nicho no marketing digital é uma estratégia essencial. Uma vez que, é a partir desta definição que você irá pensar todo seu empreendimento, começando pelo seu planejamento estratégico e posicionamento da marca.

Porém, iniciar um negócio sem definir um nicho de marketing digital é uma prática mais comum do que pensamos. Então, continue a leitura para saber mais sobre este assunto e como ele pode influenciar nas suas vendas. Confira!   

Afinal, o que é nicho no Marketing Digital?

Video de Bruna Fontes

Em suma, um nicho de mercado é a segmentação ou parcela de um grupo maior de público que deseja atender com um produto ou serviço. Dessa maneira, esse conceito também pode ser usado no Marketing Digital.

Isso porque definir um nicho no Marketing Digital é um processo que necessita da definição de um grupo menor dentro de um setor, possuindo dores e interesses bem específicos. 

No entanto, para que um nicho represente uma oportunidade real para o seu negócio, o recomendado é que as necessidades expressadas por seu público ainda não possuam soluções no mercado. Ou seja, um nicho com potencial é um segmento ainda não explorado.

Por fim, vale lembrar que um nicho inexplorado significa um mercado novo. Mas sim um refinamento dentro de um mercado já existente. Por exemplo, o nicho de cosméticos veganos, que está inserido em um mercado muito maior que é o de bem-estar e saúde.

O que forma um nicho no Marketing Digital?

Sendo assim, para realizar o processo de afunilamento de um nicho no Marketing Digital, você precisa considerar alguns pontos:   

Nesse caso, para realmente caracterizar um público para um nicho no Marketing Digital, você precisa incluir, ao menos, três pontos citados. 

Qual é a importância de definir um nicho no Marketing Digital?

Definitivamente, a maior parte dos empreendedores, principalmente os iniciantes, pode acreditar que quanto mais diversificar o público, mais chances você tem de vendas. Isso porque um mercado generalista não costuma causar muitas vendas.

Sendo assim, isso demonstra que quanto mais uma empresa foca em algo específico, mais retorno esse produto irá te trazer. 

Isso acontece principalmente por conta de alguns fatores: posicionamento da marca, foco para resolver problema e oferta de produtos especializados. 

Uma vez que esses aspectos trazem mais autoridade e confiabilidade para a marca que atinge uma parcela menor de clientes. No entanto, por outro lado, isso torna a empresa mais conhecida e com mais chances de se expandir.

Nicho no marketing digital: Como escolher os melhores segmentos de mercado?

Há várias estratégias para definir o nicho no Mercado Digital e elas podem mudar de acordo com o estágio do seu negócio. Então, não existe um método específico, mas alguns passos que te ajudam nessa definição.

Veja a seguir alguns passos essenciais para escolher o seu nicho no Marketing Digital:

Estabeleça quais são as qualidades do seu negócio!

Primeiramente, conhecer bem quais são as características do produto que você oferece é fundamental.

Isso porque essa identificação irá permitir que você compreenda como vai poder atender às necessidades de um público específico dentro de um mercado maior. Além disso, sem precisar de grandes investimentos ou então alterar drasticamente sua estrutura atual.

Outro bom motivo é que essas qualidades irão te diferenciar dos concorrentes, um ponto muito bom para ser avaliado.

Entre os fatores que você deve avaliar estão a disponibilidade, qualidade de serviço, velocidades, entre outros. 

Faça uma lista das suas habilidades! 

Caso você ainda não possua um produto/serviço, comece fazendo uma lista de todas as suas habilidades e conhecimentos que podem ser transformados no seu produto e serviço.

Assim, ao listar essas habilidades, busque associá-las com um mercado, mesmo que seja mais generalista, até chegar no seu nicho.

Por fim, uma maneira de escolher sua habilidade com maior potencial é realizar uma pesquisa e verificar entre as opções listadas qual delas mostra mais buscas.

Defina quais habilidades deseja aprender!

Mais uma opção para definir o nicho no mercado Digital é escolher uma área de interesse promissora, na qual você tem a possibilidade de se especializar. 

No entanto, caso você não tenha ideia do que fazer, pode usar uma ferramenta de busca. Por exemplo, o Ubersuggest, irá te mostrar a quantidade de pesquisas feitas por uma palavra-chave e ainda trazer ideias de outras palavras relacionadas.

Busque pesquisar quais são as tendências de Nichos!

Por fim, além de pesquisar palavras-chave, você pode identificar nichos no Marketing Digital observando os assuntos que estão em alta. Por exemplo, isso pode ser feito através das redes sociais.

Porém, tenha em mente que alguns assuntos em alta podem ser apenas sazonais e que alguns nichos dependem demais de datas comerciais.

Ou seja, saber identificar as tendências é fundamental para agir de maneira antecipada. Então, alguns pontos que você deve considerar para escolher um nicho de potencial são:

Mais uma boa opção para definir um nicho no Marketing Digital é pesquisar direto nas plataformas como Hotmart, Amazon Eduzz e Monettize. Afinal, assim você pode ter muitas inspirações, além de verificar quais os produtos digitais são os mais comprados. 

Além disso, antes de iniciar no seu nicho de Marketing Digital busque conhecer melhor o seu público alvo e o mercado que você planeja investir.

Então, o que achou do nicho no marketing digital? Você já tem o seu definido? Deixe nos comentários!

Artigos recomendados para voce;

EM DESTAQUE

Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

O que é um HD externo e porque ter um é interessante?

03/04/2024
Sua Coleção de Memórias Instagram

Sua Coleção de Memórias Instagram, Offline: Descubra Como Baixar!

14/03/2024
numero virtual whatsapp business

7 Melhores Sites para gerar numero virtual whatsapp business

03/11/2023
numero de telefone fake

7 Melhores Sites para gerar número de telefone fake

01/11/2023
comprar numero virtual

7 Melhores Sites para comprar número virtual

01/11/2023
número estados unidos fake

7 Melhores Sites para gerar número estados unidos fake

31/10/2023
gerador de numero de celular

7 Melhores Sites para gerar gerador de numero de celular

31/10/2023
numero fake para telegram

7 Melhores Sites para gerar numero fake para telegram

25/10/2023
número virtual grátis

7 Melhores Sites para gerar número virtual grátis brasil

25/10/2023
numero fake para whatsapp

Como Conseguir um Número Falso Para Usar no WhatsApp: 7 Apps

24/10/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados

Razão Social: Duarte Torrez Marketing Digital Unipessoal LTDA CNPJ 45.226.382/0001-04 com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 Sala 3 – Centro - SP, 07700-135

O Blog www.revistademarketing.com.br é um blog focado em marketing em especial do segmento digital, com uma equipe especialista criando os textos sobre Ferramentas, Aplicativos, Mídias Sociais, Inteligência Artificial, Negócios Digitais.