O que é copy no marketing digital?

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

23/09/2022

X

Afinal, o que é copy no marketing digital? Definitivamente, o conteúdo pode ser o grande diferencial para uma estratégia de marketing de uma empresa. Ou seja, ele pode gerar mais leads e também aumentar a rede de clientes e possíveis vendas.

Então, continue a leitura para entender melhor como funciona a copy no Marketing Digital e como ela pode ser a peça do seu sucesso. Confira.

O que é copy no Marketing Digital: qual é o conceito?

Video de O Novo Mercado

Primeiramente, a palavra copy é uma abreviação de copywriting. Em suma, no universo do Marketing Digital, estamos falando da ação de produzir textos, com o objetivo de convencer o leitor a tomar uma ação.

Sendo assim, a técnica pode ser usada em conteúdo para sites, blogs, redes sociais, entre outros canais. Dessa maneira o objetivo é promover um produto, marca, ideia ou então uma pessoa.

Já no mercado, é muito comum encontrarmos textos que nos fazem clicar em um botão. Por exemplo, para fechar compras, assinar newsletter, participar de promoção, curtir página, fazer download de algum material, se inscrever em eventos, entre outras ações.

Uma vez que o objetivo por trás de tudo isso é dar continuidade para o processo de funil de marketing. Ou seja, conduzir a experiência do usuário, usando conteúdos feitos de forma estratégica, voltados para o destino, que nada mais é que a conversão.

Portanto, entendemos que o marketing de conteúdo é uma estratégia para engajar e atrair o público usando conteúdos relevantes, que possuam qualidade. Nesse caso, entender e aplicar copy no Marketing Digital é o diferencial para sua estratégia.

O que é copy no marketing: dicas para aplicar

Antes de mais nada, a base para fazer um bom copywriting é escrever buscando inspirar e influenciar o leitor a se relacionar com a marca. Isso significa que a pessoa precisa se sentir motivada a interagir após a sua leitura.

Dessa maneira, separamos as 7 dicas principais para ajudar você a desenvolver os melhores conteúdos de copy. Confira:

Conheça verdadeiramente quem é o seu público-alvo

O primeiro ponto é o mais relevante antes de desenvolver uma copy. Uma vez que é necessário saber para quem você irá escrever. Se não, o seu conteúdo não recebe a quantidade de acessos ou ações desejadas.

Ou seja, antes de mais nada, defina quem é a sua persona. Nesse caso, ela é a personagem que representa o seu cliente ideal, a partir de dados reais que são coletados. Então, ter em mãos informações como idade, interesses, hobbies, ocupação, entre outros, é fundamental para entender o perfil e também o comportamento desse público.

Dessa forma, você conseguirá escrever conteúdos e textos que falam com seus potenciais clientes. Isso porque ele se aproxima da realidade dessas pessoas e aumenta a chance de trazer novos leads. 

Sendo assim, é preciso também estabelecer qual é a  linguagem e tom de voz corretos para cada conteúdo.

Use somente dados relevantes

Mais uma das principais técnicas para quem escreve copy é usar informações como exemplos para deixar a compreensão do leitor sobre o assunto mais simples. Ou seja, utilize dados obtidos em pesquisas para conquistar mais credibilidade, sempre observando a fonte e de quando são essas informações.

Além disso, citar profissionais referências na área e fazer apresentação de cases também são boas alternativas. Uma vez que, os leitores conseguem observar como é a aplicação da ideia do conteúdo de maneira prática.

Storytelling

Já essa é uma estratégia direcionada para conteúdos com um alto poder de convencimento. De maneira simples, estamos falando sobre contar histórias para trazer a reflexão ao leitor.

Por fim, isso irá aproximar e fortalecer o relacionamento entre marca e clientes.

Dê destaque para o tópico principal do conteúdo!

Em suma, sabemos que um texto tem introdução, desenvolvimento das ideias e, por fim, conclusão. Sendo assim, dar destaque para o tópico principal durante todo o seu conteúdo é fundamental.

Por exemplo, digamos que você quer falar sobre os benefícios de uma estratégia de Marketing Digital para as empresas. Portanto, o objetivo é que você apresente a área na introdução. 

Após a parte inicial, é preciso desenvolver durante o texto quais são as principais vantagens e reforçar toda a importância da estratégia na conclusão.

Venda as vantagens e a experiência do usuário!

Além de apenas falar a respeito das características do produto ou serviço ofertado, é necessário vender os benefícios e diferenciais. Bem como o quão bom é a sua experiência, caso o leitor decida realmente comprar.

Isso significa que é preciso convencer seu leitor. Por fim, isso é normalmente conduzido por razões emocionais, e não apenas racionais. Ou seja, listar quais são as características do produto é apelar para apenas um lado.

Busque responder todas as possíveis dúvidas!

Mais um ponto fundamental para desenvolver a copy, é essencial quebrar qualquer tipo de objeção. Ou seja, qualquer dúvida que o leitor possa ter sobre a sua empresa, serviço ou produto.

Assim, esses questionamentos são realizados durante a criação de persona. No entanto, também podem ser atualizados e otimizados segundo o comportamento do público, que muda de acordo com o mercado e concorrência.

Crie títulos que sejam assertivos!

Por fim, o título é o primeiro contato que o leitor tem com o conteúdo. Portanto, ele é um dos elementos mais importantes na construção da sua copy.

Além disso, para o SEO, o título também é muito relevante. Em suma, ele deve ser direto, abordar o assunto principal e a solução apresentada no conteúdo. Por exemplo, bons títulos têm a palavra-chave principal e não são  muito compridos, para garantir que ele apareça inteiro nas principais páginas dos sites buscadores.

Então, o que achou da nossa resposta para o que é copy no marketing digital? Planeja usar essa estratégia? Deixe nos comentários.

EM DESTAQUE

Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

CapCut

Como o CapCut pode te ajudar a criar campanhas de marketing eficientes 

25/01/2024
Marketing de Afiliado

Marketing de Afiliado: o que é, como funciona e muito mais!

24/10/2023
Como Recuperar Arquivos Apagados do Pendrive

Como Recuperar Arquivos Apagados do Pendrive?

26/09/2023
gerador de número de celular

10 ideias de gerador de número de celular

22/09/2023

9 Sites número fake para telegram!

22/09/2023
número virtual whatsapp business

5 Opções de Aplicativos e Sites para Número Virtual WhatsApp Business

22/09/2023
número estados unidos fake

9 Sites número Estados Unidos fake!

21/09/2023
número de telefone fake

7 Sites para gerar número de telefone fake 2023

21/09/2023
número virtual grátis

10 Opções de provedores de número virtual grátis: A Solução Perfeita

21/09/2023
template youtube

Tudo sobre template Youtube 2023!

14/09/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados

Razão Social: Duarte Torrez Marketing Digital Unipessoal LTDA CNPJ 45.226.382/0001-04 com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 Sala 3 – Centro - SP, 07700-135

O Blog www.revistademarketing.com.br é um blog focado em marketing em especial do segmento digital, com uma equipe especialista criando os textos sobre Ferramentas, Aplicativos, Mídias Sociais, Inteligência Artificial, Negócios Digitais.