Por: Victoria Carolline
28/08/2023
Em um mundo incrivelmente tecnológico nunca se foi tão importante entender sobre as mídias sociais e como elas nos afetam e também como nos ajudam, assim como grandes filósofos tentaram compreender o contexto em que viviam nós também devemos fazer o mesmo.
Saber sobre isso nos ajuda a entender melhor nosso contexto e logo a como viver diante de tantas mídias sociais que tanto repercutem na sociedade moderna e claro a não ficar de fora das novidades. As estratégias de marketing em sua maioria são feitas através das mídias sociais e a resposta para isso é óbvia, todo o público nelas o que facilita um maior alcance do seu produto, e conhecer mais mídias sociais significa ter um alcance para diferentes pessoas.
Saber sobre os aplicativos também são importantes para poder estar atento a modernidade, e para fazer um bom marketing ou ajudar na melhoria de produtos e para isso acesse nossos artigos sobre aplicativos como um todo.
No entanto, o que representam as mídias sociais em nossa sociedade? As mídias sociais eram um meio de se comunicar com o outro e ponto final. Mas no decorrer do tempo a função de conversar é algo obsoleto pelo menos em sua grande parte. As mídias sociais eram apenas para se comunicar, mas ultimamente as redes fugiram disso e se tornaram uma forma de linguagem própria adicionando a linguagem verbal e não verbal.
E logo após isso as mídias sociais foram para praticamente um fórum de anúncios, depois que os marqueteiros descobriram que as mídias sociais poderiam ser uma ferramenta de trabalho, surgiu assim a rede social que conhecemos hoje.
As categorias de mídias sociais são bem amplas o que abrange também diferentes públicos para os conteúdos e também a criação de conteúdo, no entanto, algo é claro, tem espaço para todos nas mídias sociais. Das maiores futilidades aos pensamentos mais filosóficos as mídias sociais conseguem abranger isso em suas plataformas, e o que isso influência na vida do publicitário? Exatamente em tudo.
Isto porque saber o tipo de mídias sociais que seu público domina facilita na sua cativação por ele e claro um alcance maior em suas vendas, isto porque apesar de ser abrangente não são todos os públicos que ficam nesta rede social.
As redes sociais o mais famoso quando se trata de mídias sociais, basicamente consiste em plataformas onde é possível usar diferentes formas de se comunicar e atrair seu público. Como, por exemplo, as hashtags, stories, etc. E as plataformas que se sobressaem é tiktok, Instagram e twitter, mas claro que não deixando de lado que a plataforma da qual o marketing é melhor bem feito é o Instagram.
Os dados blogs foram as primeiras mídias sociais, isso porque o seu layout não é exagerado, o que tornou mais fácil a criação de conteúdo em tempos atrás, onde a estética não era tão aclamada como na atualidade. Mas apesar de antigo seu brilho não se foi completamente, afinal em termos de dúvidas é a ele que recorremos ou em tutoriais. Afinal você está lendo um blog não é mesmo?
Os microblogs são a denominação de uma facilidade maior ainda de criar conteúdo sem a necessidade de um blog propriamente dito, isso porque a modalidade consiste em um pequeno texto para se ter algumas poucas interações com seu público.
Tornando mais rápido a criação de conteúdo com maior facilidade de produzir da qual você não teria na escrita de um blog propriamente dito. Mas caso queira saber mais sobre o Instagram acesse nosso artigo sobre o algoritmo do Instagram.
As redes sociais de conteúdo já são mais complexas porque ela é toda a forma de informação que você transmite em suas redes sociais. Ou seja, não necessariamente um conteúdo propriamente dito. Nesta modalidade você já pode ir para conteúdos mais informativos, educacionais ou acadêmicos caso este seja o seu público alvo e seu tipo de produto.
Você já viu os tipos agora saiba as principais mídias para te auxiliar na sua produção de conteúdo e em como isso irá funcionar para você, para alcançar maiores públicos. Isso porque a vida do marqueteiro é baseada na busca pelas melhores maneiras de conseguir um público maior. E saber onde e como vai postar seu conteúdo é um bom ponto de partida para isso.
O YouTube é uma boa maneira de fazer isso, mas tem suas nuances, por exemplo, tem o marketing que passa despercebido e o marketing de anúncios chatos. A melhor forma obviamente é da maneira de fazer isso obviamente é através dos youtubers.
Mas não qualquer um, deve ser aquele que tenha um conteúdo parecido com o seu produto para que ele fale a respeito em seu vídeo, embora existam muitas formas de fazer isso. A melhor publi é aquela que o telespectador não sabe que é uma publi.
No twitter também consegue-se essa facilidade de postagem de conteúdo. Com a arte de fazer publicidade apenas com textos ou memes. Mas também tem os marketings mais sérios. Este normalmente é utilizado as ferramentas próprias do Twitter, mas claro tudo depende do seu produto e do público-alvo dele. Pois, dessa forma a estratégia é mais fácil de adequar a plataforma.
O Pinterest também faz isso muito bem, por exemplo, ao pesquisar por referências de roupas você já deve ter notado os múltiplos anúncios da shein e isso não é por acaso. Tudo graças ao algoritmo. Nela funciona parecido com o Google ads onde o usuário pode ganhar até 10 por dia com a plataforma. Além dela ser muito utilizada para referências facilitando o acesso do público.
O snapchat não morreu por incrível que pareça muitas pessoas ainda utilizam a plataforma e rolam milhares posts na plataforma dando para que nós possamos fazer nossos anúncios nela. A plataforma é bem completa em seus Ads com muitas ferramentas que auxiliam na vida do marqueteiro, além de ter uma boa renda para o alcance de seu anúncio.
O WhatsApp tem umas ferramentas mais simples mas também efetivas indo além daquela conversação de comprador e cliente. Nele também há a possibilidade do marketing de seu produto. Isto através dos status, por exemplo ou mensagens automáticas avisando que há uma promoção nova de sua empresa. A ferramenta também facilita a vida do criador de conteúdo com mensagens automáticas.
O Facebook Messenger também é uma boa opção de ser fazer o seu marketing, isso porque a plataforma é muito completa com diversas opções interessantes de se fazer isso. O anúncio nesta plataforma costuma ser muito barato isso porque nela não tem concorrência, visto que a maior parte de produtos são concentrados em jovens que estão nas outras plataformas. Então, caso seu público alvo sejam adultos com mais de 30 anos, essa opção é bem inteligente e em conta.
O Facebook Ads funciona muito bem também porque com ele você tem uma maior informação do seu negócio e dos anúncios para saber o que funciona ou não. Além de que a plataforma permite que você alcance um público maior facilitando assim um maior número de compradores, e não de curtidas e comentários como funciona com o “impulsione”.
O Instagram como dito é a melhor plataforma para fazer o marketing, justamente por ser mais atual e estar bastante em alta. Além de que abriga um número maior diversas idades acessando a plataforma. O Instagram ads assim como o Facebook ads é mais lucrativo para o criador de conteúdo, pois sua ferramenta é mais complexa e tem mais ferramentas do que impulsionar uma única publicação.
O LinkedIn é a melhor forma de criar conteúdo caso você queira fazer um networking de forma fácil e automatizada. Facilitando um alcance maior com diversas regiões brasileiras. Por isso a modalidade é boa, caso seu conteúdo seja desenvolvido para empresas e o mundo dos negócios como um todo, essa rede social é a melhor opção para te auxiliar na jornada sendo ela bem completa.
Entretanto, as mídias sociais ou redes sociais tem alguma diferença entre si? E a resposta é não, elas não têm diferença pois ambas são sinônimos, mas não devemos ter o pensamento arcaico que mídias sociais é apenas aquele grupo concentrado de aplicativos.
Na realidade o mundo das mídias sociais é bem mais amplo, pois absolutamente tudo que consiste em uma comunicação entre os usuários é considerado mídias sociais então tudo aquilo que foge do que conhecemos e cai nessa relação de comunicação é uma rede social, por exemplo, a Shein.
E porque as redes sociais são tão relevantes para nosso mundo cotidiano e claro para nosso dia-a-dia como publicitário e a resposta é simples com fluidez da vida moderna em sua tecnologia. O anseio pelo agora é muito comum na sociedade e as mídias sociais são uma das muitas extensões disso. Sempre querendo facilitar a vida e a rede social seria a facilitação da comunicação, informação e também do consumo.
Quem nunca utilizou as mídias sociais e quando deu por si, comprou uma coisa que nem ao menos precisava? Isso é consequência de um bom marketing nas mídias sociais, pois é isso que alavanca suas vendas.
Assim como as mídias tradicionais se distinguem? O mundo das mídias é bem amplo. Mas não ache que o tipo de mídias sociais é a única forma e que essa foi a primeira modalidade do tipo.
Absurdamente não, esse pensamento errôneo seria tirar a tv e rádio de campo, pois estas foram as primeiras formas de mídias, isso não esquecendo dos jornais que também era uma forma de fazer marketing sem a existência das mídias sociais.
A primeira forma, no entanto, foram jornais, mas não como conhecemos hoje, mas sim jornais redigidos à mão, já dá para saber o problema disso né? Demora na produção e ainda por cima notícias no máximo locais e não do mundo como conhecemos hoje. Além das notícias serem atrasadas.
Isto devido aos meios de comunicação que eram muito demorados, além de que o primeiro jornal foi em 59 a.C então os jornais eram postos em placas que ficavam penduradas para os cidadãos vissem ela. E logo depois houveram no decorrer do tempo outros tipos de mídia, como o jornal impresso e rádio que inclusive foi reconhecido através de avanço científico assim como os outros, mas teve um grande diferencial. A descoberta inicial do rádio foi de James Maxwell.
No entanto, qual a principal função das mídias sociais? Como dito anteriormente, a sua principal função era a comunicação. A famosa frase dita por muitos pais “celular só serve para ligar” é semelhante à função das mídias sociais.
Mas tudo isso mudou com os avanços tecnológicos das mídias sociais em 1997 foi criada a SixDegrees que tinha um teor parecido, conversar e fazer posts em uma plataforma. Caso tenha interesse saiba mais sobre as métricas do instagram para ajudar no seu marketing na plataforma, facilitando as estratégias de marketing da sua empresa.
Entretanto, quais mídias sociais mais usadas, em 2022 os aplicativos mais usados eram o Facebook em primeiro lugar, com 2.910 milhões de usuários ativos em âmbito global. O segundo era o YouTube perdendo com 2,562 milhões, o WhatsApp ficou em terceiro porque apesar de ser uma rede social não chega a ser muito pensada como tal. O WhatsApp em 2022 ficou com 2000 milhões de usuários ativos.
Em quarto colocado podemos citar o Instagram com um total de 1,478 milhões de usuários ativos e em quinto lugar fica o Wechat, uma rede social chinesa que abrange todos os tipos de conteúdos de outras redes sociais, por exemplo, postar fotos, mas a rede é originalmente criada e utilizada na China. E para bombar nas redes sociais é necessário ter muitos seguidores devido ao algoritmo, por isso acesse nosso artigo e aprenda a como comprar seguidores no tik tok.
Como Aumentar o Alcance no Instagram: 12 Dicas Práticas
Dez Formas de Divulgar sua Agência de Turismo na Internet
Conteúdo ou anúncios: o que funciona melhor para o meu negócio?
Segurança e Privacidade na Criação de Site para Terapeutas
10 Maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram: Atualizado
Como postar vídeos no Youtube? Guia Passo a Passo
Quanto a Twitch Paga Por Sub? Fontes de Renda para Streamers
Conheça os Melhores Segredos dos Influenciadores Digitais para o Sucesso Online
Transforme seu Instagram Flopado em um Sucesso Estrondoso
10 Ideias de conteúdo para tiktok: Domine essa rede!