Por: Jorge Torrez
12/04/2022
O live marketing é uma das frentes de marketing que mais teve que se reinventar com a acelerada digitalização que vivemos nos últimos anos.
Neste artigo, vamos explicar melhor este conceito e trazer dicas práticas de como aplicar essa ferramenta, da seguinte maneira:
Muitos profissionais estavam acostumados com iniciativas presenciais de live marketing. E transformar uma iniciativa presencial em online não é algo tão simples.
Neste cenário de atenção excessivamente disputada, um bom conteúdo atua como um chamariz para atrair a atenção das pessoas. E é com o uso da tecnologia que a mágica é possível.
Vamos começar entendendo melhor o que é live marketing, uma estratégia em alta muito antes da transformação digital.
O live marketing também é conhecido como marketing ao vivo, na tradução literal. Muitos especialistas no assunto também consideram o marketing de experiência.
Então, é fácil entender que o live marketing usa do lado sensorial para despertar mais do que emoções, mas sensações genuínas no público. E isso vem sendo feito de diversas maneiras, sendo as mais comuns de caráter presencial.
Sabe aquele representante de venda que fica no supermercado distribuindo amostras grátis? Aquilo nada mais é do que uma ação de live marketing, em que você pode experimentar um produto antes de comprá-lo.
Além das demonstrações, os eventos e as feiras são os principais formatos de live marketing, seja para ações promocionais ou de merchandising.
Perceba que o ao vivo marketing consiste em promover experimentações, atrações que envolvem os cinco sentidos. E em se tratando do universo digital, quem comanda é o audiovisual.
Mais do que nunca, som e imagem dominam as principais atrações da internet, com transmissões ao vivo e canais de YouTube ganhando cada vez mais audiência. Com a flexibilização de medidas sanitárias, é possível observar produções híbridas, que unem o melhor do online e do presencial.
Em muitas das vezes, as ações de live marketing se concentram em momentos únicos, como eventos. Também chamadas intervenções, essas atividades podem ser pontuais, muito bem planejadas e amarrem as mensagens-chave marcantemente.
Mais do que gerar experiências, esse tipo de estratégia tem como objetivo gerar memórias no público. A ideia é deixar um residual de marca nas pessoas que foram impactadas. Por isso, é importante criar uma conexão com o público.
É por meio de uma boa história, que você conquistará o público. Pense na persona do seu produto ou serviço: quais suas dores e como você solucionará seus problemas.
Essa é uma forma bem simples de explicar o que é persona da marca. Essa definição é o primeiro passo para o plano de conteúdo. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo.
Construa uma narrativa que envolva a audiência às mensagens-chave da marca e que transmita seus atributos de modo com ações coordenadas, em diferentes plataformas.
O público está cada vez mais online e é óbvio que as marcas tiveram que acompanhar este movimento. Em tempos tão virtuais, é no universo digital que estão as grandes inovações do live marketing.
É muito importante ter uma boa infraestrutura tecnológica, com ferramentas específicas que tragam soluções simples, autônomas e multichannel. Dedique seus esforços, seu tempo e seu orçamento em construir um ecossistema seguro, interativo e intuitivo.
Não adianta ter um bom conteúdo se ele não chegar de maneira certa para seu público ou não for de fácil acesso.
O híbrido veio para ficar e as ações de live marketing devem se adequar cada vez mais a este cenário. Isso é desafio para os organizadores, que precisam desenvolver estratégias diferentes, mas complementares, para cada uma das realidades.
Segundo Justin Lefkovitch, fundador da Mirrored Media, este formato “deu ao público e às marcas o melhor dos dois mundos com base em seu próprio nível de conforto e, com o aumento do alcance das marcas, em vez de depender apenas de eventos regionais”.
É o primeiro passo para oferecer uma experiência intuitiva para os participantes e organizada para os produtores. Num único sistema, é possível criar o site do evento e a página de inscrição, além de disparar e-mails de confirmação de cadastro.
As plataformas de eventos podem ser conectadas com ferramentas de transmissão como Microsoft Teams, Zoom e StreamYard. Recursos como chats, envio de enquetes, criação de nuvem de palavra e reações (como nas redes sociais) são ferramentas.
A realidade aumentada, também conhecida como realidade estendida, é uma tecnologia que mescla elementos virtuais à realidade. Usando câmeras, sensores e outros recursos audiovisuais, a realidade aumentada promove a fusão entre a vida real e o ambiente virtual.
Existem diversas complexidades de realidade aumentada. A holografia, por exemplo, consiste na projeção de imagens em 3D, enquanto o metaverso reproduz a realidade social. Mas falaremos desse tema no próximo tópico.
O metaverso pode ser considerado uma evolução da realidade aumentada. Isso porque ele traz uma bagagem social mais forte. O grande diferencial é o objetivo de criar comunidades virtuais entre pessoas reais. Tanto que o principal ponto de partida dessa tecnologia é o Facebook, a maior rede social do mundo.
Por meio de representações 3D de si mesmos, os usuários poderiam assistir filmes, shows e espetáculos, além de participar de outras dinâmicas. Como eventos e festivais online. Abre-se aí um novo universo para o marketing digital.
A campanha da marca de cervejas disponibilizou para os participantes do evento Mundo Heineken uma experiência bastante imersiva. Eles puderam navegar numa cidade virtual completa, passando por conteúdos e eventos com especialistas.
O evento corporativo, com foco no B2B, reuniu mais de mil pessoas em dois dias de eventos. Conheça mais sobre essa campanha neste vídeo, feito pela agência que produziu a ação.
A marca de carros de luxo ofereceu uma experiência digital bastante interessante durante o lançamento da JOYTOPIA, a plataforma virtual da BMW Motor que está sendo considerada o seu próprio metaverso.
A experimentação foi o grande objetivo do evento, que contou com atrações como show da banda Coldplay e de uma orquestra sinfônica, diretamente de um palácio centenário alemão.
Tudo isso com opções de participação presencial, restrita a poucos convidados, e também 100% online. Mas com um adendo: a possibilidade de interagir com seu avatar diretamente na plataforma.
Conversar com outras pessoas, acessar o backstage do palco, conversar com os integrantes da banda. Essas e outras atividades puderam ser exploradas pelos participantes do evento.
Portanto, o que fica evidente nessa nova era do live marketing é que ele está mais digital do que nunca. Por isso, é importante investir na curadoria de conteúdo e na tecnologia que vai suportar essa troca interativa.
Com essa combinação, você estará mais perto de promover uma ação de live marketing de sucesso. Bom trabalho!
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