Live marketing: o que é e como aplicá-lo na sua estratégia digital

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

12/04/2022

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O live marketing é uma das frentes de marketing que mais teve que se reinventar com a acelerada digitalização que vivemos nos últimos anos. 

Neste artigo, vamos explicar melhor este conceito e trazer dicas práticas de como aplicar essa ferramenta, da seguinte maneira: 

Muitos profissionais estavam acostumados com iniciativas presenciais de live marketing. E transformar uma iniciativa presencial em online não é algo tão simples. 

Neste cenário de atenção excessivamente disputada, um bom conteúdo atua como um chamariz para atrair a atenção das pessoas. E é com o uso da tecnologia que a mágica é possível. 

Vamos começar entendendo melhor o que é live marketing, uma estratégia em alta muito antes da transformação digital. 

O que é live marketing? 

O live marketing também é conhecido como marketing ao vivo, na tradução literal. Muitos especialistas no assunto também consideram o marketing de experiência

Então, é fácil entender que o live marketing usa do lado sensorial para despertar mais do que emoções, mas sensações genuínas no público. E isso vem sendo feito de diversas maneiras, sendo as mais comuns de caráter presencial. 

Sabe aquele representante de venda que fica no supermercado distribuindo amostras grátis? Aquilo nada mais é do que uma ação de live marketing, em que você pode experimentar um produto antes de comprá-lo.

Além das demonstrações, os eventos e as feiras são os principais formatos de live marketing, seja para ações promocionais ou de merchandising. 

Perceba que o ao vivo marketing consiste em promover experimentações, atrações que envolvem os cinco sentidos. E em se tratando do universo digital, quem comanda é o audiovisual. 

Mais do que nunca, som e imagem dominam as principais atrações da internet, com transmissões ao vivo e canais de YouTube ganhando cada vez mais audiência. Com a flexibilização de medidas sanitárias, é possível observar produções híbridas, que unem o melhor do online e do presencial. 

Como implementar ações de live marketing!

Em muitas das vezes, as ações de live marketing se concentram em momentos únicos, como eventos. Também chamadas intervenções, essas atividades podem ser pontuais, muito bem planejadas e amarrem as mensagens-chave marcantemente. 

Mais do que gerar experiências, esse tipo de estratégia tem como objetivo gerar memórias no público. A ideia é deixar um residual de marca nas pessoas que foram impactadas. Por isso, é importante criar uma conexão com o público.

Conteúdo e storytelling: conte uma boa história

É por meio de uma boa história, que você conquistará o público. Pense na persona do seu produto ou serviço: quais suas dores e como você solucionará seus problemas. 

Essa é uma forma bem simples de explicar o que é persona da marca. Essa definição é o primeiro passo para o plano de conteúdo. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo

Construa uma narrativa que envolva a audiência às mensagens-chave da marca e que transmita seus atributos de modo com ações coordenadas, em diferentes plataformas. 

O público está cada vez mais online e é óbvio que as marcas tiveram que acompanhar este movimento. Em tempos tão virtuais, é no universo digital que estão as grandes inovações do live marketing. 

É muito importante ter uma boa infraestrutura tecnológica, com ferramentas específicas que tragam soluções simples, autônomas e multichannel. Dedique seus esforços, seu tempo e seu orçamento em construir um ecossistema seguro, interativo e intuitivo. 

Não adianta ter um bom conteúdo se ele não chegar de maneira certa para seu público ou não for de fácil acesso. 

Tecnologias para promover o live marketing

O híbrido veio para ficar e as ações de live marketing devem se adequar cada vez mais a este cenário. Isso é desafio para os organizadores, que precisam desenvolver estratégias diferentes, mas complementares, para cada uma das realidades.  

Segundo Justin Lefkovitch, fundador da Mirrored Media, este formato “deu ao público e às marcas o melhor dos dois mundos com base em seu próprio nível de conforto e, com o aumento do alcance das marcas, em vez de depender apenas de eventos regionais”. 

Plataforma de eventos!

É o primeiro passo para oferecer uma experiência intuitiva para os participantes e organizada para os produtores. Num único sistema, é possível criar o site do evento e a página de inscrição, além de disparar e-mails de confirmação de cadastro. 

As plataformas de eventos podem ser conectadas com ferramentas de transmissão como Microsoft Teams, Zoom e StreamYard. Recursos como chats, envio de enquetes, criação de nuvem de palavra e reações (como nas redes sociais) são ferramentas. 

Realidade aumentada

A realidade aumentada, também conhecida como realidade estendida, é uma tecnologia que mescla elementos virtuais à realidade. Usando câmeras, sensores e outros recursos audiovisuais, a realidade aumentada promove a fusão entre a vida real e o ambiente virtual. 

Existem diversas complexidades de realidade aumentada. A holografia, por exemplo, consiste na projeção de imagens em 3D, enquanto o metaverso reproduz a realidade social. Mas falaremos desse tema no próximo tópico. 

Metaverso

O metaverso pode ser considerado uma evolução da realidade aumentada. Isso porque ele traz uma bagagem social mais forte. O grande diferencial é o objetivo de criar comunidades virtuais entre pessoas reais. Tanto que o principal ponto de partida dessa tecnologia é o Facebook, a maior rede social do mundo. 

Por meio de representações 3D de si mesmos, os usuários poderiam assistir filmes, shows e espetáculos, além de participar de outras dinâmicas. Como eventos e festivais online. Abre-se aí um novo universo para o marketing digital. 

Cases e ações de live marketing na pandemia 

Mundo Heineken

A campanha da marca de cervejas disponibilizou para os participantes do evento Mundo Heineken uma experiência bastante imersiva. Eles puderam navegar numa cidade virtual completa, passando por conteúdos e eventos com especialistas. 

O evento corporativo, com foco no B2B, reuniu mais de mil pessoas em dois dias de eventos. Conheça mais sobre essa campanha neste vídeo, feito pela agência que produziu a ação. 

JOYTOPIA BMW Motors

A marca de carros de luxo ofereceu uma experiência digital bastante interessante durante o lançamento da JOYTOPIA, a plataforma virtual da BMW Motor que está sendo considerada o seu próprio metaverso. 

A experimentação foi o grande objetivo do evento, que contou com atrações como show da banda Coldplay e de uma orquestra sinfônica, diretamente de um palácio centenário alemão. 

Tudo isso com opções de participação presencial, restrita a poucos convidados, e também 100% online. Mas com um adendo: a possibilidade de interagir com seu avatar diretamente na plataforma. 

Conversar com outras pessoas, acessar o backstage do palco, conversar com os integrantes da banda. Essas e outras atividades puderam ser exploradas pelos participantes do evento.  

Portanto, o que fica evidente nessa nova era do live marketing é que ele está mais digital do que nunca. Por isso, é importante investir na curadoria de conteúdo e na tecnologia que vai suportar essa troca interativa. 

Com essa combinação, você estará mais perto de promover uma ação de live marketing de sucesso. Bom trabalho! 

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