Por: Jorge Torrez
09/01/2022
Ah, a literatura brasileira! Rica e diversa, ela nos proporciona obras para todos os gostos, momentos e situações. São diversas as suas fases e, certamente, falar sobre todas elas é um dos momentos preferidos de todos os professores de português.
Seja na escola, em casa ou para algum vestibular, a maioria dos brasileiros já teve contato com grandes livros brasileiros. E como viajar por eles é sempre um prazer, elaboramos uma lista com algumas das obras mais fascinantes para você seguir em sua jornada e explorar ainda mais os escritores de nosso país. Confira!
Grande Sertão: Veredas é considerada a Odisseia brasileira. Ambientada no sertão nordestino, a obra traz a rica cultura da região a partir da história do jagunço Riobaldo. Vivendo uma crise interna, o protagonista tenta convencer o leitor e a si próprio, página a página. Inocente dos atos que cometeu enquanto jagunço, além de falar sobre seu amor por Diadorim e do pacto que fez com o diabo.
No panteão dos escritores brasileiros, Machado de Assis figura no topo do estrelato. São diversas as suas obras que merecem figurar em uma lista de livros incríveis, e Dom Casmurro não pode ficar de fora.
Terceiro romance da Trilogia Realista do autor, Dom Casmurro é um relato em primeira pessoa de Bento Santiago (Bentinho), que discorre sobre a própria vida. Ao longo do livro, o leitor descobre sua infância, a vida no seminário católico e o romance com Capitu — a dama de olhar oblíquo e dissimulado, bem como a paranóia de Bentinho sobre ela ter o traído ou não.
Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é o diário escrito pela própria autora falando sobre sua vida. Moradora da favela do Canindé, em São Paulo e mãe solteira de 3 filhos, Carolina relata seu cotidiano como catadora de papel, revelando um intenso, cruel e realista relato da dura vida dos favelados na maior cidade da América Latina.
A obra carrega uma importância histórica imensa, já que, além de ser um relato sobre a vida das pessoas apagadas pela sociedade, é uma obra escrita por uma mulher negra em um país racista e segregacionista.
A leitura permite uma imersão em um cenário que, para muitos, é distante e intangível.
Capitães da Areia é o romance que alçou Jorge Amado ao posto de grande escritor brasileiro. A obra narra a história de meninos pobres e marginalizados, que sobrevivem cometendo crimes e moram juntos em um cais de uma praia em Salvador, capital do estado da Bahia.
As páginas deste livro nos leva a uma viagem junto ao grupo liderado por Pedro Bala, nos contagiando com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos e sua busca por uma vida melhor em meio a conflitos típicos da miséria e adolescência.
Por outro lado, Capitães da Areia é também uma crítica e denúncia da miséria vivida pela maioria das crianças no Brasil.
Escrita originalmente em formato de peça teatral, Auto da Compadecida é a obra-prima do lendário Ariano Suassuna. A história nos apresenta dois amigos que, ora por intenção, ora sem querer, vivem se arranjando problemas na vila onde mora. João Grilo é um trambiqueiro e Chicó um covarde que, por medo de viver, adora contar mentiras para encantar os outros.
Em meio a tantas encrencas, eles se deparam com a morte, o céu e o inferno, que assombram os personagens e revisitam uma intensa reflexão sobre as próprias atitudes.
O longo poema de João Cabral de Melo Neto foi escrito entre os anos de 1944 e 1945. A obra nos conta a trajetória do retirante (nome dado às pessoas que migraram do sertão nordestino para outros lugares do país) Severino, que precisa deixar sua vida no sertão para rumar ao litoral e vencer a fome. Em última instância, esta fuga é uma busca por vencer a própria morte.
Os versos mostram o cruel caminho do interior rumo a Recife, retratando a realidade dos retirantes e as dificuldades encontradas na capital em busca de oportunidades.
Ucraniana de nascença e brasileira de alma e corpo, Clarice Lispector é uma das grandes mulheres que a literatura brasileira nos proporcionou. Desta forma, é impossível que, ao menos uma de suas obras, não configure em qualquer lista de maiores clássicos da literatura brasileira.
Publicado em 1971, Felicidade Clandestina é um livro de contos que reúne 25 histórias vividas no Recife e no Rio de Janeiro entre os anos 1950 e 1960. Portanto, a obra é autobiográfica e retrata a vida de Clarice em um prisma, abordando temas como a solidão, crises existenciais, reflexões sobre a vida e pequenos prazeres cotidianos.
Lançada em 1938, Vidas Secas é uma das principais obras da segunda fase do Modernismo Brasileiro.
A linguagem do livro é dura e de uma precisão que choca a muitos. O romance traz críticas e denúncias ao retratar a cruel vida no sertão nordestino. A história acompanha o drama de Fabiano e sua família (a esposa Sinhá Vitória, os filhos sem nomes e a cachorra Baleia). Que fogem da seca em busca de uma vida melhor.
Escrita originalmente em formato de folhetim entre 1852 e 1853, a obra foi compilada em um livro no ano seguinte.
A trama gira em torno do protagonista Leonardo e sua curiosa trajetória de vida. Criança bagunceira e de difícil trato, acabou virando um malandro das ruas e, surpreendendo a todos, encontrou o seu lugar no mundo ao se tornar um sargento de milícias.
Iracema é o segundo livro da trilogia indianista de José de Alencar. O clássico romance conta a história de amor entre a indígena Iracema e o colonizador Martim. O livro é uma alegoria para a criação da terra do autor, o estado do Ceará.
Moacir, filho de Iracema e Martim, seria, segundo José de Alencar, o primeiro cearense. E um retrato da população brasileira, fruto da miscigenação desde os primeiros anos da chegada dos colonizadores.
A leitura da obra não é apenas um deleite literário, mas uma forma de compreender a visão dos brasileiros do século XIX sobre a dominação europeia e sua colonização no continente americano.
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”. É assim que começa a obra de Machado de Assis, que narra em primeira pessoa a biografia de seu protagonista-defunto.
Intenso desde sua primeira frase, a obra é leitura obrigatória para quem deseja explorar os maiores clássicos da literatura brasileira e desvendar um pouco mais a mentalidade do grande Machado de Assis.
Mais conhecida pela novela televisiva, a obra abolicionista de Bernardo Guimarães foi lançada em 1875. Ou seja, quando as inspirações republicanas e pelo fim da escravidão eram cada vez mais latentes no Brasil (que veria o fim da escravatura e do próprio império apenas 14 anos depois).
Até hoje muito celebrada, Escrava Isaura conta a história da protagonista de mesmo nome, uma escravizada fruto de miscigenação que nasceu com a pele alva.
O primeiro livro-reportagem da literatura brasileira também configura entre os mais fascinantes livros da literatura de nosso país.
Se Grande Sertões: Veredas é a Odisseia brasileira, Os Sertões é a nossa Ilíada. Portanto, euclides da Cunha acompanhou as incursões do exército brasileiro na Guerra de Canudos, publicando com maestria os relatos e aspectos da sociedade brasileira da recém criada República.
De leitura profunda e intensa, a obra aborda aspectos sociais, geográficos, políticos e econômicos do Brasil. Servindo também de denúncia para as crueldades realizadas com os sertanejos que sonhavam com uma vida melhor e mais justa em Canudos.
Primeira obra da escritora Rachel de Queiroz, O Quinze narra e traça paralelos entre a vida de Chico Bento. Sua família e a relação afetiva entre Vicente – rude fazendeiro – e Conceição, sua prima culta e professora.
Assim como tantas outras obras da literatura brasileira, O Quinze se passa no Nordeste, mais precisamente em Fortaleza, Ceará, durante a violenta seca vivida na região em 1915.
Em suma, mais uma obra em forma de verso desta lista, A Rosa do Povo é um compilado de 55 dos mais clássicos poemas escritos por Carlos Drummond de Andrade entre os anos de 1943 e 1945.
Muitas das poesias retratam o contexto global do período, marcado por radicais transformações, como a Segunda Guerra Mundial. Desta forma, é comum encontrar versos com tom engajado e político ao longo da obra.
Extensa e rica: o livro oferece a oportunidade ideal do leitor de mergulhar no universo lírico de um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.
Em suma, gostou da nossa lista de livros incríveis da literatura brasileira? Agora que você já conhece 15 títulos para explorar, que tal criar a sua própria lista?
7 Melhores Sites para gerar numero virtual whatsapp business
7 Melhores Sites para gerar número de telefone fake
7 Melhores Sites para comprar número virtual
7 Melhores Sites para gerar número estados unidos fake
7 Melhores Sites para gerar gerador de numero de celular
7 Melhores Sites para gerar numero fake para telegram
7 Melhores Sites para gerar número virtual grátis brasil
Como Conseguir um Número Falso Para Usar no WhatsApp: 7 Apps
Como gerar número chinês sms: 7 Apps
Como Gerar numero fake para receber sms Brasil gratis: 7 Opções