O que são as impressões no Instagram e como analisar?

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

20/10/2021

X

Você começou a utilizar uma conta profissional tem pouco tempo, e ainda está perdido em algumas funções?Para melhor usufruir das funcionalidades, é fundamental que você tenha conhecimento a respeito dos temas. Portanto, nesse artigo, falaremos mais sobre o que é impressões no Instagram. Então, continue nesse artigo!

Você sabe o que é impressões no Instagram, e como isso pode impactar o seu negócio/perfil? Para saber administrar a sua página, é interessante conhecer para o que serve determinadas funcionalidades. E apesar de aparentar ser um conceito difícil, ele é mais simples do que você imagina. Falaremos tudo nesse artigo.

Veja também: Engajando com a Tsuyami — Curso recém-lançado voltado para engajamento no Instagram realmente funciona?

O que é impressão no Instagram?

Algumas pessoas confundem impressões com alcance. Mas não é a mesma coisa. Cada um possui o seu conceito. As impressões no Instagram revelam o número de vezes que um post apareceu na tela dos usuários.

Sabe quando você está na aba “explorar”, e aparece posts de pessoas que você não segue? Então, é mais ou menos isso.

No entanto, é válido ressaltar que as impressões são acumulativas. Ou seja, ainda que um único usuário tenha visto várias vezes o seu post, todas as exibições serão contabilizadas nas impressões. Como você viu, não é a mesma coisa que alcance, ainda que ambas as funcionalidades possam estar interligadas.

Nos relatórios, é possível visualizar o número de impressões do perfil na totalidade. Ou, se preferir, pode visualizar cada conteúdo que cada conta compartilhou no período, entre posts do Feed, Stories e IGTV. Para melhor entender, imagine o seguinte:

Se 10 usuários passarem pelo seu post 2 vezes cada, o número de impressões é 20. Ademais, essa categoria de métrica não necessita que o usuário interaja com a sua publicação. Basta ele visualizar o seu conteúdo, permanecer por um período mínimo, e já será contabilizado.

 

Quem tem acesso às impressões do Instagram?

Apenas o dono do perfil ou aqueles previamente autorizados têm acesso às impressões do Instagram. Nenhum outro usuário pode acessar, apenas você. Todas as informações são restritas ao usuário. Sendo assim, ainda que outras pessoas queiram, elas não terão acesso, já que eles são privados. Em alguns casos, e possível observar a conta privada no Instagram.

Você até pode divulgar o seu número de impressões, não há nada de errado nisso. Contudo, mais ninguém além das pessoas com acesso ao perfil poderão acessar essas informações. Ademais, é válido salientar que essa ferramenta é disponibilizada apenas para perfis profissionais.

Se você é um usuário como, essa categoria de métrica não será liberada para você. E isso acontece porque, se você não tem um negócio ou não é uma pessoa pública, não existe tanta necessidade de analisar esses detalhes. Afinal de contas, não há obrigação de gerir o seu negócio.

Como ter uma conta profissional?

Como falamos logo acima, as impressões são restritas às pessoas que possuem perfil profissional. Contudo, se você tem um perfil de empresa, quer ter acesso a essas métricas, mas não sabe como, nós mostraremos como fazer a transição de uma conta comum, para uma profissional.

  1. Primeiro, você deve abrir o seu Instagram e clicar na sua foto, no canto inferior direito;
  2. Aperte no ícone de três risquinhos, no canto superior direito;
  3. Vá em “configurações”;
  4. Em seguida, aperte na aba “Conta”;
  5. Lá no final da página, escrito em azul, terá duas opções: “mudar para conta profissional” e “adicionar nova conta profissional”. Aperte sobre a mais adequada para você;
  6. Assim que apertar, o Instagram mostrará algumas informações sobre o que é uma conta profissional. Aperte em “continuar”;
  7. Em seguida, você deve escolher a categoria que mais se encaixa com o seu perfil. Assim que encontrará, aperte em “Concluir”;
  8. Ao apertar em uma categoria, na parte superior você tem a opção de exibir essa informação no seu perfil;
  9. Conforme a categoria que você selecionar, pode acontecer de o Instagram solicitar algumas informações. Mas, quando tiver concluído, é só apertar em “Avançar”;

Assim que você terminar essa configuração, o próprio Instagram faz ou tour sobre as ferramentas dispostas para quem possui uma conta profissional. Recomendamos que você leia atentamente cada um dos temas, para facilitar o seu entendimento e para poder usufruir da melhor maneira as ferramentas.

Como acessar os dados de impressão no Instagram?

Ok, você já entendeu o que é impressão no Instagram e até como migrar para uma conta profissional. Mas e agora, como acessar os dados? Em suma, assim que você muda para um perfil profissional, o Instagram passa a te oferecer uma aba nova, completamente dedicada a essas novas funções.

Essa nova aba se chama “Insights”. Para poder acessar essa aba, é essencial que você utilize o aplicativo para celular. Isso porque a aba Insights não está disponível para computador. Agora, no celular, para encontrar essa função, você deve:

  1. Abrir o Instagram Mobile;
  2. Apertar na sua foto de perfil, lá no canto inferior direito;
  3. Apertar no ícone de três risquinhos, no canto superior direito;
  4. Ir em “Insights”.

Nessa aba você conseguirá acessar todas as métricas, inclusive as impressões. No começo você até pode ter certa dificuldade para entender os gráficos. Mas é tudo questão de costume. Assim que você compartilhar um conteúdo, basta acessar essa aba para conferir as impressões, alcance, engajamento, etc.

Porém, é válido salientar que você pode categorizar as métricas de impressões. Por exemplo, você pode visualizar apenas as impressões dos stories, de uns reels ou foto. Ou, se preferir, é possível realizar um balancé geral, de todas as informações. Falaremos mais sobre isso no tópico seguinte.

Impressões gerais do Instagram

Nessa categoria de impressão, você terá um apanhado de informações gerais da sua conta, na totalidade. Então, você terá o montante de todas as impressões causadas no Instagram, seja acesso ao seu perfil, fotos, vídeos, reels, storie, etc.

Ou seja, a impressão gera soma todas as impressões e te apresenta claramente. É uma ótima forma de conferir no final do mês, por exemplo, se as suas impressões aumentaram, diminuíram ou permaneceram a mesma coisa.

Impressão de um post

Nessa categoria de impressão você categoriza as impressões obtidas através apenas do seu post. Você consegue visualizar tanto as informações de um único post específico, como o geral. É uma forma bem simples e interessante conhecer o seu público e saber o que mais está engajando.

Se um determinada categoria de conteúdo está dando mais impressões que o outro, é sinal de que o seu público se sente mais conectado com um, do que o outro. E, se você está começando agora o seu perfil profissional, é uma ótima maneira de fazer o seu perfil crescer e possui cada vez mais engajamento.

Se um determinado post teve um número de impressões mediano, e outro post, com outra pegada, surtiu mais resultados, porque não apostar nesse tipo de abordagem. Apesar de parecer ser uma métrica simples, ela é fundamental para a gestão do seu perfil.

Impressão de um storie no Instagram

A métrica de impressão de um storie reúne a quantidade que os seus stories foram vistos. Mas isso não é a mesma coisa que mostrar quais perfis observaram o seu storie? Ainda que tenha uma certa correlação, trata-se de duas coisas completamente diferentes. Uma coisa é quantas pessoas viram. Outra, é a impressão que o seu storie causou.

Novamente falando, a impressão conta quantas vezes um usuário visualizou o seu conteúdo. Então, se um perfil constatou os seus stories mais de uma vez, isso será contabilizado. Sendo assim, pode acontecer de o seu stories ter 100 visualizações, mas possuir 130 de impressão, por exemplo.

Isso acontecerá quando um único usuário observar o seu storie mais de uma vez. E essa também é uma ótima maneira de entender o que o seu público gosta e quer ver. Quando o usuário volta o storie, para assistir mais uma vez, é indício de que ele gostou que foi mostrado.

Inclusive, o Instagram permite que você constate a impressão de cada storie. Então, se você postou 10 no dia, será possível analisar a impressão de cada um deles, individualmente.

Impressão no IGTV do Instagram

Não é sempre, mas geralmente o IGTV é utilizado para conteúdos mais “técnicos”. E, na grande maioria dos casos, essa categoria de abordagem abrange um público menor. No entanto, através da impressão no IGTV, você consegue analisar qual é a melhor forma de introduzir determinados assuntos ao seu público.

Portanto, as impressões no IGTV devem ser as suas grandes aliadas para prender o seu público, fazendo com que eles compreendam a sua missão e, ainda assim, se sintam entretidos ao consumir o sua categoria de conteúdo.

Conclusão sobre as impressões do Instagram!

A ferramenta de impressões no Instagram deve ser aliada para qualquer perfil profissional. Isso porque ela mostra com detalhes quais categorias de conteúdo estão trazendo mais retorno e novos seguidores, por exemplo. Portanto, aprenda a utilizar essa métrica, pois certamente você irá colher resultados muito positivos.

Ademais, por ser uma métrica de fácil compreensão e de fácil acesso, não há desculpas. Analise as impressões dos seus posts. Entenda qual está atraindo mais pessoas. Foque nesse tipo de abordagem. E o mesmo ocorre com os stories. Compreenda o que os seus seguidores gostam de ver. Mantenha-os conectados. Essa é a base para um perfil de sucesso.

EM DESTAQUE

Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

como ganhar dinheiro no instagram

10 Maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram: Atualizado

16/10/2023
como postar vídeos no youtube

Como postar vídeos no Youtube? Guia Passo a Passo

05/10/2023
Quanto A Twitch Paga Por Sub

Quanto a Twitch Paga Por Sub? Fontes de Renda para Streamers

04/10/2023
influenciadores digitais

Conheça os Melhores Segredos dos Influenciadores Digitais para o Sucesso Online

22/09/2023
instagram flopado

Transforme seu Instagram Flopado em um Sucesso Estrondoso

21/09/2023
ideias de conteúdo para tiktok

10 Ideias de conteúdo para tiktok: Domine essa rede!

20/09/2023
Instagram paga por seguidores

Descubra a Verdade: O Instagram Paga por Seguidores?

20/09/2023
quanto ganha um influenciador digital

Desvendando quanto ganha um influenciador digital em 2023!

20/09/2023
comprar views youtube

9 Melhores sites para comprar views youtube!

20/09/2023
Como criar calendário de postagens instagram

Passo a passo de como criar calendário de postagens instagram 2023!

19/09/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados

Razão Social: Duarte Torrez Marketing Digital Unipessoal LTDA CNPJ 45.226.382/0001-04 com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 Sala 3 – Centro - SP, 07700-135

O Blog www.revistademarketing.com.br é um blog focado em marketing em especial do segmento digital, com uma equipe especialista criando os textos sobre Ferramentas, Aplicativos, Mídias Sociais, Inteligência Artificial, Negócios Digitais.