Nesta semana, o Google atualizou a página de suporte da seção Segurança de Dados. As novas informações dão mais tempo para os desenvolvedores preencherem o formulário da Play Store.
A medida do Google dará mais conhecimento ao usuário de como os aplicativos coletam e compartilham seus dados. O formulário está disponível na Play Store para que os desenvolvedores forneçam todas as informações solicitadas pelo Google.
De acordo com o Google, a medida servirá como um filtro de segurança. Os desenvolvedores com problemas no formulário não poderão submeter novos aplicativos na Play Store, ou atualizar os que já estão disponíveis.
Os dados solicitados aos desenvolvedores dão mais informações ao usuário de como o aplicativo utiliza os dados fornecidos. Assim, o usuário tem mais consciência da relação que estabelecerá com aplicativo, vindo a tomar uma decisão fundamentada quanto aos app que instala.
Linha do tempo atualizada para preencher o formulário de Segurança da Play Store
A atualização publicada pelo Google estende o prazo que os desenvolvedores têm para preencher o formulário de Segurança de Dados da Play Store. A decisão impacta diretamente a vida dos usuários e programadores.
Num primeiro momento, o prazo para a apresentação do formulário era em fevereiro de 2022. Agora, os desenvolvedores têm até abril de 2022 para fornecer as informações.
Sobre a proibição de novos app para a Play Store, ou atualização, o primeiro prazo era em abril de 2022. Com a atualização, o Google irá rejeitar as requisições com dependências só a partir de julho.
Por fim, a mesma alteração ocorre para os aplicativos não compatíveis. Eles podem sofrer fiscalizações no futuro. O prazo para corrigir as pendências também vai até julho de 2022.
Ao que tudo indica, a partir de julho deste ano vamos ter um Google com uma fiscalização intensa e um usuário mais informado sobre as relações com o app. Talvez seja o início de uma era mais transparente entre o app e o usuário.
Os próximos passos
O formulário está disponível na seção de conteúdo do Google Play Console. Basta acessar o link para informar ao Google alguns dados sobre o aplicativo.
É importante destacar que, mesmo os aplicativos que não coletam dados do usuário devem enviar o formulário, ou podem ser rejeitados do Play Store. Tal informação também é importante para o usuário.
Para preencher todos os requisitos do Google, os desenvolvedores também devem adicionar uma política de privacidade para o uso do aplicativo. É uma forma do Google conhecer a relação do app com o usuário.
Todas as dúvidas são respondidas pelo Google, na página oficial, onde há mais detalhes e fornece toda a documentação oficial. Os desenvolvedores devem analisar com cautela para entregar todas as informações.
A medida promete mudar a forma de trabalho dos aplicativos. Você consegue imaginar quantos vão deixar de funcionar por causa da mudança do Google? É difícil saber, mas, pelo menos, podemos sonhar com uma navegação menos monitorada.