Nos últimos dias, vários relatos de erros nos relatórios de ganhos estimados do Google Adsense, esse erro parece esta afetando grande parte dos produtores de conteúdo. De onde virão seus ganhos despencarem no último mês?
Segundo o Google, o relatório de ganhos não reflete o ganho real, trata-se de um bug que a equipe já está trabalhando para resolver.
Observe o que diz o suporte do (google) sobre o assunto!
Diversos usuários denunciaram erros em seus relatórios diários e no próprio painel do adsense nos últimos meses, e como era de se esperar, o Google assumiu que realmente existiram esses erros.
Saiba o que aconteceu e como proceder, caso algum dos erros de relatório do Google Adsense aconteça na sua conta de monetização.
O que é o relatório de ganhos do Google?
Quem trabalha com monetização no Google sabe que o relatório de ganhos é a métrica mais importante para analisar se você está tendo resultados em seus projetos.
Sem um relatório preciso e eficiente, não é possível saber exatamente o que está tendo retorno e o que não está. Por isso, muitos usuários ficaram desesperados com erros constantes nos relatórios feitos pelo Google.
O relatório de ganhos do Google é onde todos os dados são mostrados. Cliques, acessos, vendas, ROI, e informações referentes aos seus ganhos do Google Adsense
Erros recentes nos relatórios
Alguns erros foram relatados por usuários nos relatórios de ganhos do Google.
Algumas pessoas relataram diferenças entre os ganhos estimados exibidos no painel e os ganhos exibidos nos relatórios diários.
Isto é, a quantidade de ganhos estimados no painel mensal tem uma enorme diferença dos diários, o que impacta no cálculo dos ganhos da campanha.
Alguns relatos também mostram que alguns usuários tiveram queda significativa em seu número de ganhos, de uma hora para outra.
Um outro usuário relatou problemas com as estatísticas na página inicial do painel do Google Ads, com os relatórios em outra página. O que causou informação dupla.
Os erros nos relatórios influenciaram diretamente a contagem dos ganhos das pessoas, e com essas divergências, a empresa precisou vir a público para esclarecer qual foi o erro e como isso será resolvido.
Diferenças entre os relatórios do Ads e Analytics
Sendo plataformas nativas, você esperaria que o Google Adsense e o Analytics reportassem os mesmos resultados, mas isso está longe de ser verdade.
Combinar os números no Google Adsense e no Analytics tem sido um desafio de longa data para os anunciantes, pois as duas plataformas acompanham o desempenho de maneira diferente.
No entanto, com uma maior compreensão das discrepâncias de dados, os profissionais de marketing podem desenvolver estratégias para minimizar a incompatibilidade e se concentrar na entrega de mais valor.
As discrepâncias de dados na análise ocorrem quando duas ou mais plataformas exibem uma diferença entre dados e informações.
Não é incomum que surjam pequenas discrepâncias de dados entre o Google Ads e o Analytics. Geralmente, eles não são motivo de preocupação.
Mudanças no desempenho do Google Adsense
Grandes discrepâncias de dados podem levar você a suposições erradas sobre o desempenho de seu marketing e influenciar decisões orçamentárias ruins.
Com uma maior compreensão das discrepâncias de dados, você pode desenvolver estratégias apropriadas para ajudar a minimizá-las ou superá-las.
Existem vários motivos pelos quais o Google Adsense e o Google Analytics podem relatar números diferentes. No entanto, muitas discrepâncias de dados ocorrem devido à configuração incorreta (ou ausente) entre as contas do Google Adsense e do Google Analytics.
É preciso analisar tudo com bastante cuidado para não fazer cálculos errados a respeito disso.
O que o Google diz sobre os erros?
O Google confirmou que houveram erros nos relatórios, e que isso pode estar afetando muitas pessoas que analisam e trabalham minuciosamente com anúncios.
Segundo o Google, o relatório de ganhos não reflete o ganho real, trata-se de um bug que a equipe já está trabalhando para resolver.