Ganhar dinheiro na pandemia — Com o isolamento social necessário para conter o avanço da Covid-19, a internet aumentou a cartela de possibilidades para novos empreendedores. Se os negócios digitais já eram uma aposta antes da pandemia, com ela se tornaram a única alternativa para muitas pessoas que perderam seus empregos em função da crise. Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as vendas on-line aumentaram 68% em 2020 no comparativo com o ano anterior.
O dado mostra que o comportamento do consumidor mudou bastante e o mercado é promissor. Até mesmo quem ainda tinha algum receio de usar a tecnologia para resolver os problemas simples do dia a dia. Como ir à farmácia ou à padaria, acabou aderindo a essa modalidade de consumo para garantir a segurança sanitária. E não há sinais de que isso vá mudar daqui para frente.
Oportunidades não faltam para quem quer fazer renda extra ou mesmo estabelecer uma carreira, ou criar o próprio negócio no ambiente virtual. De programas de afiliados à monetização de sites e canais no YouTube via AdSense, há bastante espaço para profissionais de diversas áreas conquistarem um novo público, mais engajado com as marcas e com as causas que acredita.
No entanto, investir em um negócio on-line exige foco, consistência, autenticidade, coerência e uma boa dose de resiliência do empreendedor de sucesso. Isso porque, embora repleto de oportunidades, esse é um mercado competitivo e só se destaca quem tem algo realmente de valor para oferecer.
AdSense
O AdSense é o braço publicitário do Google e permite que sites, blogs e canais do YouTube possam ganhar dinheiro por meio de banners promocionais ou comerciais. Por ser intuitivo, não pesar nas páginas e ser confiável, é usado por milhões de produtores de conteúdo digital no mundo todo.
Portanto, para se cadastrar é preciso cumprir alguns requisitos como quantidade de conteúdo ou visualizações. Uma vez que o canal/site/blog é aceite, o AdSense faz uma seleção de peças publicitárias alinhados ao perfil de público daquele produtor de conteúdo, com autonomia para recusar a peça, caso não seja do seu interesse divulgar o produto.
O pagamento se dá por clique e o produtor recebe uma porcentagem da receita gerada pelos cliques recebidos. Para poder viver exclusivamente com essa renda, há um longo percurso, já que o valor pago é em centavos de dólar por cada clique. Então, é preciso ter uma boa base de seguidores e torcer para que eles se interessem por aquele produto.
Programas de afiliados
Outra opção para ganhar dinheiro na pandemia é por meio de programas de afiliados. O produtor de conteúdo se cadastra em um site e se dispõe a vender produtos digitais pelos seus canais de comunicação na internet: redes sociais, blogs, canais no YouTube, etc.
Portanto, para obter sucesso nesse formato, é preciso conhecer estratégias de marketing digital para oferecer o produto de forma atraente, fazendo com que as outras pessoas queiram comprá-lo. Uma vez que a venda for feita por meio de uma postagem, o dono do perfil ganha uma porcentagem em cima do valor da venda.
Para quem tem um produto digital, essa é também uma oportunidade de alavancar as vendas sem fazer muito esforço. Oferecendo uma porcentagem das vendas para os afiliados, é possível fazer um produto alcançar mais pessoas em menos tempo.
Responder pesquisas
Para quem procura ganhar dinheiro na pandemia, essa pode ser uma boa opção de fazer dinheiro com menor esforço. Algumas empresas e marcas têm o hábito de desenvolver pesquisas junto aos consumidores para melhorarem seus produtos ou serviços e pagam um valor pela contribuição.
O Toluna é um dos sites mais conhecidos de pesquisa de opinião. Para responder, basta fazer um cadastro gratuito e escolher as pesquisas para participar. Algumas exigem perfis específicos para o preenchimento dos questionários on-line, mas isso depende do produto a ser avaliado.
E-commerce
Pessoas que já têm algum tipo de produto comercializável como comida, artesanato, roupas, ou maquiagem. Por exemplo, podem usar de marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Submarino e outros para vender os seus produtos on-line.
Portanto, para que o negócio tenha sucesso é preciso profissionalizar o empreendimento, considerando passos como a definição de público-alvo. Ou seja, o segmento em que se investirá, (planear) de marketing e de negócios, usar técnicas de SEO e pensar no fluxo de encomendas.
Você também pode personalizar o seu e-commerce para atrair mais clientes usando algumas ferramentas como paleta de cores, gerador de slogan e até mesmo um gerador de QR Code.