9 Estratégias de marketing para usar e ter mais resultados nas redes sociais

estratégias de marketing para redes sociais
estratégias de marketing para redes sociais

Conheça as 9 estratégias de marketing para redes sociais que podem ajudar a impulsionar os resultados de seu negócio, além de trabalhar o branding de sua empresa.

Anteriormente, as estratégias de marketing para redes sociais não eram muito trabalhadas, pois as empresas utilizavam os perfis apenas com objetivo de marcar presença na internet, mas os tempos mudaram e as redes sociais se tornaram uma indústria em constante evolução. Pois, não basta apenas criar o perfil, é preciso otimizar e criar conteúdos com objetivo de interação com o público-alvo, além de criar estratégias eficazes para obter os benefícios das redes sociais para empresa.

Adotar as estratégias de marketing para redes sociais de forma correta, pode ajudá-lo a obter resultados impressionantes, aumentando não apenas o número de seguidores e vendas, mas também melhorando o branding e tornando sua marca reconhecida no mercado.

Se você deseja ter certeza de que suas campanhas de mídia social contribuem para a realização dos objetivos de sua marca. Nós o convidamos a revisar essas 9 estratégias de marketing para redes sociais e garantir que seus objetivos se tornem realidade.


Estratégias de Marketing para redes sociais

Confira a seguir quais as principais estratégias de Marketing para redes sociais da sua empresa:


01| Marketing de influência

Ao falar sobre as estratégias de Marketing para redes sociais de sua empresa, é importante destacar que contratar um influenciador é um dos passos mais importantes.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que é um serviço caro e que precisa contratar um perfil famoso, na verdade, não é bem assim. Mesmo perfis pequenos, como exemplo, os que possuem 30 mil seguidores, pode ter um engajamento maior do que um perfil com 100 mil seguidores.

Vamos supor que, o primeiro perfil tenha 25 mil views diários, mas o segundo tenha 18 mil views diários, desse modo. O engajamento do perfil com 30 mil seguidores, que não é o de alguém muito famoso, é maior.

O marketing interativo de influência é importante, pois a comunidade confia mais na opinião de um perfil com autoridade que já tenha experimento o produto ou serviço e realiza uma resenha, do que na própria marca em si.

Esse tipo de estratégia é uma forma mais humanizada e menos invasiva de divulgar o produto ou serviço para o cliente. No caso, se o influenciador apresenta um produto que adquiriu e informa que a Amazon é confiável, aumenta o número de pesquisas, interesse e compras no site, pois seu público irá visitá-lo.


02| Comece a usar chatbots

Você pode já ter ouvido falar de chatbots; aquelas ferramentas digitais que comunicam e resolvem os problemas do cliente sem a necessidade de intervenção humana. Os chatbots são integrados a plataformas de uso comum para usuários, como redes sociais ou sites.

Plataformas como o Chattypeople ajudam a criar chatbots que não requerem conhecimento de codificação, podem responder às dúvidas dos clientes, podem ser integradas a todos os meios de pagamento e podem receber pedidos diretamente dos comentários do Facebook Messenger, permitindo integrar Inteligência Artificial (IA) na sua estratégia social.


03| Crie uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente

A qualidade é vital e o conteúdo não é exceção. Conteúdo de marketing tem sido essencial, em alguns casos, muitas marcas não estão ligando conteúdo de qualidade com a programação de publicação correta e frequência de publicação, mas faz total diferença.

O conteúdo de SEO de alta qualidade, juntamente com a ferramenta de publicação certa, ajudará a converter os clientes certos no prazo.

Se você possui um estúdio de fotografia e deseja focar em realizar book grávida, deve produzir conteúdo de qualidade sobre o assunto, divulgar em diferentes perfis nas redes sociais e, até mesmo, comprar um post convidado em um site ou perfil do nicho de maternidade, por exemplo.


04| Ofereça aos seus clientes uma experiência personalizada

Os chatbots não são apenas uma forma de automatizar algumas tarefas ou ações. Se implementado corretamente em uma estratégia de conteúdo, permitirá que você crie experiências personalizadas para seus clientes.

Por exemplo, em vez de “vincular” seus anúncios a um landing page ou uma seção do seu site, redirecione para um chatbot para que você crie uma experiência mais próxima / pessoal, possa aumentar suas vendas, criar um banco de dados de clientes fiéis, entre outros.


05| Crie um orçamento de mídia social

As plataformas de mídia social estão entre uma das formas mais importantes de fazer marketing hoje.

Estabelecer um orçamento para atividades de mídia social é crucial para o sucesso de uma campanha.

De acordo com as recomendações da Hootsuite, as empresas devem se concentrar em ser mais seletivas na hora de publicar e fazer seus investimentos publicitários, escolhendo apenas os anúncios sociais que lhes interessam e levando em consideração o relacionamento com influenciadores e defensores da marca, principalmente, em um nicho específico como o de investimento em carteira administrada, por exemplo.


06| Crie uma comunidade

Embora seguidores e outras métricas sejam cruciais, eles não são os únicos requisitos que ajudarão uma campanha de mídia social de sucesso. Seu público precisa saber que você não é um robô, por isso é aconselhável interagir com emoções e humor (se sua marca permitir) em suas publicações para que o público interaja com a marca. As redes sociais, como o nome indica, “são sociais”, e se o seu público ver postagens semelhantes o tempo todo – o que geralmente acontece – eles podem perder o interesse em seu conteúdo.

Uma recomendação pode ser gerar uma conversa fazendo perguntas aos seus clientes, compartilhando informações de interesse jornalístico em vez de compartilhar informações sobre seus serviços e produtos, reunindo opiniões sobre assuntos específicos, pedindo ao seu público para interagir diretamente com publicações por meio de ações e curtidas, etc.


07| Use uma estratégia de conteúdo diferente em cada um de seus perfis

Nas redes sociais, você tem que se diferenciar da concorrência e ser “aquela conta” que todos querem seguir por sua originalidade e variedade de conteúdos. Se você só compartilha publicações em texto puro, ou imagens sem qualidade, de estoque ou pouco originais, suas redes sociais começarão a ficar parecidas com “mais uma do monte”. Então a recomendação será usar diferentes tipos de formatos: vídeos, infográficos, fotografias originais, etc.

Os usuários respondem bem a vidas interessantes, vídeos engraçados e boas imagens.

Dar variedade ao conteúdo usando esse tipo de mídia periodicamente é uma excelente estratégia para dar personalidade à sua marca.


08| Uso de defensores da marca

Uma das melhores ferramentas promocionais disponíveis são as pessoas que amam sua marca. Em vez de colocar todos os esforços na obtenção de novos clientes, é vital tirar partido dos existentes – Clientes Encantadores – e nunca esquecer-se dos mais importantes: os seus colaboradores.

Divulgue fotos de seus clientes com o produto ou serviço, peça a eles que marquem os perfis da empresa para que obtenham descontos, etc.


09| Crie perfis nos canais corretos

Marcas e empresas estão criando perfis sobre quantas redes sociais existem, pensando que assim chegarão a mais pessoas. O que não é recomendado, porque quando você tem essa mentalidade, chegar ao público-alvo será difícil.

Recomenda-se que você conheça bem quem ou quem são as suas Personas de Comprador e assim escolha os canais e formas de comunicação corretos. Por exemplo, você não precisa de um perfil no LinkedIn ao lançar uma marca de roupas urbanas; Você não precisa estar no Pinterest para promover serviços funerários.


Dica extra: Vídeos para contar uma história

O vídeo em marketing aos poucos ganhou grande importância no planejamento de uma estratégia digital. Não é surpreendente quando 78% do conteúdo que os usuários consomem na Internet é audiovisual.

Com o recente lançamento de Lives ou vídeos ao vivo no Facebook e Instagram, um novo leque de possibilidades se abre na hora de gerar conteúdo para as redes sociais.

Lembremos que o primeiro a experimentar o Facebook Live foi de Mark Zuckerberg, quando publicou um post dias antes de seu lançamento, anunciando o primeiro vídeo ao vivo, onde convidava os usuários a fazerem perguntas que seriam respondidas durante a transmissão. Isso permitiu que ele conhecesse muitas percepções do público diante dessa novidade da rede social.

Uma das vantagens é que no momento são poucas as marcas que ousaram com esse novo formato, que permite diferenciar-se da concorrência e criar um relacionamento muito mais próximo com seu consumidor.

A cada dia, as empresas levam mais a séria a realidade de que clientes podem ser atraídos por meio do uso de redes sociais.

Wagner Santos
Apaixonado por marketing e criador de diversos projetos de sucesso online. sempre buscando apreender oque a de melhor e mais atualizado sobre marketing digital e empreendedorismo. Portanto, oque você e vera nesse site será somente oque a de melhor em marketing.