Encontrando seu nicho nos negócios online
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Com o mercado online mais amplo e competitivo todos os dias, está se tornando cada vez mais comum que as empresas foquem em nichos, ou seja, recortes grandes grupos.
Isso possibilita que o negócio se destaque e ainda pode aumentar as chances de vendas, já que a concentração de estratégias não tem enfoque em um público abrangente, mas em uma comunidade mais condensada.
Dependendo do nicho, a empresa pode se tornar autoridade se não houver muita concorrência. Assim, mesmo que o público-alvo seja relativamente pequeno, são indivíduos verdadeiramente interessados ou que necessitam das soluções de um produto ou serviço que não é encontrado em todos os lugares.
No geral, os nichos mostram que atingir muitas pessoas pode não ser tão vantajoso quanto alcançar um grupo menor, mas realmente engajado e qualificado.
Como identificar seu nicho de atuação?
O primeiro passo é determinar o que será oferecido. A área de publicidade é enorme, mas pense em uma agência que assiste apenas o segmento de medicina. Ao invés de atender qualquer companhia disposta a pagar, seleciona um ponto focal – ou seja, um nicho.
Em um outro exemplo, uma empresa que faz limpeza apenas de sofás já pode ser considerada nichada, mas se o atendimento só é feito na Zona Norte de São Paulo, os clientes em potencial se tornam ainda mais afunilados.
Para verificar se esses núcleos realmente são promissores para se construir um negócio inteiramente baseado neles, vale seguir alguns critérios de avaliação.
Pesquisa de mercado
Há um mercado para o seu nicho? No caso da agência de publicidade citada anteriormente, é preciso pesquisar se, de fato, há demanda e rentabilidade para publicidade na área médica.
Para isso, explorar as redes sociais e fóruns com temática de saúde, entrevistar pessoas, frequentar eventos de medicina, conversar com profissionais da área – médicos, donos de clínicas e hospitais, enfermeiros… – e até contratar empresas de consultoria são ações que podem trazer respostas concretas.
Veja também se há concorrentes, como o setor vem se comportando nos últimos tempos e se existem riscos que podem prejudicar o negócio.
Tendências, desejos e necessidades do nicho
Durante esse estudo, também é essencial entender o que está em alta e o que as pessoas querem e precisam. Isso é indispensável para entender se o que você quer oferecer está de acordo com as expectativas do nicho.
Essa é uma ótima oportunidade para adequar o produto ou serviço a essas demandas, otimizando aspectos materiais e logísticos para atender os futuros clientes de maneira satisfatória e lucrativa.
Como se destacar em um nicho específico?
Você descobriu que, sim, existem boas oportunidades de crescimento no nicho em que a sua empresa contempla.
Agora, é preciso seguir algumas diretrizes para chegar até as pessoas que podem se interessar pela sua oferta e se destacar no segmento.
Segmentação de mercado
O público-alvo é a audiência geral que você quer atingir. O target da empresa de limpeza de sofás, do exemplo anterior, são pessoas que moram na Zona Norte de São Paulo e que precisam lavar seus sofás. Mas será que é só isso?
Mesmo em um nicho, podem existir nuances de público. A análise de mercado é uma maneira de dividir a base de clientes em diferentes categorias para que estratégias e ofertas distintas sejam oferecidas.
Embora a empresa só limpe sofás e em uma única região da capital paulista, esse leque pode ser quebrado em partes, como segmentação por bairros da Zona Norte, sofás de residências ou de empresas, interesse por tipo de lavagem, etc.
Coleta de informações
Entender as segmentações de mercado só é possível quando há dados que fundamentam a existência desses grupos.
A coleta de informações pode ser feita através de pesquisas online, comentários em redes sociais e ferramentas de análise, como Google Analytics, Google Search Console, Hootsuite, Meta for Business, etc.
Se possível, vale também conversar pessoalmente com representantes do seu público-alvo para entender as classificações com mais profundidade.
Personalização
Ao definir as segmentações de mercado, é possível determinar ações de marketing, atendimento e até reposicionamento da marca ou do produto/serviço.
Voltando à agência de publicidade focada no setor médico, a etapa de coleta de informações foi capaz de concluir que suas principais segmentações são:
- Hospitais
- Clínicas de diferentes especializações (dermatologia, ginecologia, oftalmologia, etc.)
- Profissionais de saúde mental
- Dentistas
- Empresas de telemedicina
Com isso em mente, é possível fazer uma curadoria mais eficiente sobre como alcançar esses potenciais clientes. Para chegar em dentistas, a agência pode criar conteúdos sobre o crescimento de buscas online por profissionais especializados em clareamento ou implantes, por exemplo, evidenciando que existe um público altamente interessado por essas atividades.
Já para atingir psicólogos e psiquiatras, uma pesquisa com informações sobre o que os pacientes esperam de médicos de saúde mental pode ser realizada e divulgada nas redes sociais e até mesmo grandes portais de notícia, instigando o interesse desses profissionais com dados que podem ajudar a aumentar suas listas de pacientes.
Seja como for, manter uma comunicação humanizada e que realmente toque nos pontos de interesse de cada uma dessas categorias é uma forma de mostrar que sua empresa está ciente das dores que essas pessoas enfrentam e que, além de ter a solução, também conta com assistência dedicada especificamente para tal problema. Mesmo que discreta, é uma forma de mostrar compreensão, apoio e expertise.
Todos esses elementos contribuem para o desenvolvimento da reputação da empresa perante seu nicho, assim como feedbacks úteis para a otimização das estruturas organizacionais, confiança e fidelização dos clientes, aumento de autoridade (tanto virtual quanto no mundo real), mais acessos e seguidores em sites e perfis de redes sociais, possibilidade de expansão e elevação expressiva dos lucros.
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