Dicas para proteger seus dispositivos de forma econômica e prática

Preocupado com ataques online? Saiba o que você pode fazer para se proteger de ameaças cibernéticas
Redator

Por: Chalise

Responda rápido: você sabe como se proteger de ataques cibernéticos e outras ameaças online? Quais atitudes você adota em relação a isso? Pode garantir que os seus dados e dispositivos estão seguros? Em um mundo cada vez mais conectado, ter essa preocupação é essencial.

Contar com um seguro para celular sem franquia é uma forma de manter o seu dispositivo mais seguro, mas há outras táticas que também são úteis para proteger seus aparelhos e informações pessoais. Inclusive, boa parte delas são ações econômicas e fáceis de fazer, mas que proporcionam muito mais segurança. Conheça algumas delas no texto a seguir.

Celular com segurança

Use senhas fortes

Se a sua senha para e-mail ou redes sociais são “senha”, “123456” ou seu nome seguido do ano do seu nascimento, é melhor repensá-las imediatamente! Senhas óbvias e fáceis como essas deixam seus dados sensíveis vulneráveis para ataques de hackers ou ações de malwares.

Desse modo, o ideal é criar combinações complexas para dificultar a invasão de terceiros. Misture letras maiúsculas e minúsculas, símbolos como “#” e “@”, e números, montando uma senha diferente, criativa e que fuja do padrão. Não utilize informações pessoais e não repita senhas, utilizando senhas únicas para cada login.

Habilite a Autenticação de Dois Fatores (2FA)

Proteção nunca é demais no universo online, não é mesmo? Outro conselho é utilizar a autenticação em dois fatores (2FA). Com ela, sempre que você fizer um login com a sua senha, será preciso fornecer outra forma de identificação para conseguir acessar a sua conta. Geralmente, esse é um código de uso único, que é enviado para o e-mail ou telefone do usuário.

Essa tática ajuda a reduzir significativamente o risco de um acesso não autorizado em alguma conta sua, protegendo-a mesmo se a senha for comprometida. Além de redes sociais, essa é uma possibilidade que também pode ser utilizada em serviços como o Google e bancos online.

Tenha cuidado ao fazer o download de programas e aplicativos

Quem nunca teve o azar de, ao baixar um programa, sem querer baixar também algum vírus? Essa é uma experiência indesejada que muitos já vivenciaram e que acaba colocando os dispositivos em riscos. Episódios assim eram relativamente comuns nos anos 2000, de modo que muitos aprenderam — da forma mais difícil — a sempre ser cautelosos ao baixar um programa na internet.

Hoje, essa precaução ainda é válida e importante. Se for fazer download de algum aplicativo para o seu smartphone, utilize as lojas oficiais, como Google Play ou Apple App Store. Antes de fazer o download, leia as avaliações de outros usuários e verifique a reputação do desenvolvedor, checando se há alguma reclamação ou problema. Jamais faça o download de programas de fontes desconhecidas ou de um software pirata.

Não utilize redes públicas de Wi-Fi

A princípio, as redes públicas de Wi-Fi são excelentes alternativas para poupar o uso de pacote de dados e ter acesso a internet fora de casa. Elas estão presentes em clínicas médicas, restaurantes, praças, shoppings e hospitais. Porém, apesar de oferecerem comodidade, é preciso destacar que hackers também podem utilizá-las, permitindo que acessem o seu dispositivo e roubem seus dados e arquivos.

Os hackers podem hackear o sistema de uma rede pública (que costuma ter baixo nível de segurança) e utilizá-lo para roubar os dados que estão conectados. Outra possibilidade é eles disponibilizarem propositalmente uma falsa rede pública, utilizando um nome parecido com uma rede pública de algum shopping, por exemplo. Assim, eles conseguem atrair vítimas e roubar os dados. Para evitar transtornos, é melhor utilizar um plano de dados ou pedir para um amigo rotear a rede dele quando não estiver em casa.

Desative o preenchimento automático

Muita gente deve ver como uma ótima funcionalidade quando, ao clicar em um campo de texto para preencher informações pessoais, o navegador sugere para preencher os campos automaticamente. Esse preenchimento automático pode parecer inofensivo e até prático, mas, na verdade, é algo perigoso. Afinal, qualquer pessoa com acesso ao smartphone ou PC pode descobrir dados sensíveis do usuário, incluindo cartões de crédito e seus números de segurança.

O ideal é que essa opção de preenchimento automático esteja sempre desativada. Você pode alterar isso nas configurações do navegador que utiliza, desativando o recurso de preenchimento automático para se manter mais protegido.

Redator Chalise

Redatora na empresa Revista de Marketing, fornecendo insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas sobre tecnologia, contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Conteúdo Relacionado

Mulher em traje formal apresenta dados em um quadro branco durante uma reunião com colegas em um ambiente corporativo moderno.

Dicas para escolher o curso profissionalizante certo para sua carreira

15/10/2025
pessoa desenhando no tablet

Como usar a tecnologia para hobbies criativos

26/09/2025

Como o Trabalho de Conclusão de Curso Molda o Profissional que Você Será

25/09/2025

Setembro: o mês da renovação que inspira jardins e pessoas

09/09/2025
Transfer Porto Seguro Caraíva

Transfer Porto Seguro Caraíva: a melhor opção para sua viagem?

31/08/2025

Decis Bayer: A Potência do Inseticida que Revolucionou o Controle de Pragas no Campo

28/08/2025

Paquímetro: o que é, para que serve e por que todo profissional deve conhecer

28/08/2025
Cultivar jabuticaba: como ter uma árvore cheia de frutos no quintal

Cultivar jabuticaba: o segredo para transformar seu quintal em um pomar dos sonhos

23/08/2025
mulher muçulmana

Cinco virtudes de Abigail: um exemplo de fé e sabedoria

19/08/2025
programador

Como corrigir erros de indexação para garantir que seu site seja encontrado no Google?

18/08/2025
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2025 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados