Comparando aparelhos antigos e a tecnologia atual: veja como os eletrônicos evoluíram em pouco tempo

Redator

Por: Lisandra

Redatora Revista de Marketing

25/07/2023

X

Se você se sente velho comparando aparelhos antigos e a tecnologia atual, não se sinta! Afinal, a evolução dos eletroeletrônicos é algo tão rápido e dinâmico que se torna até mesmo difícil de acompanhar.

Desse modo, todo dia são lançados novos dispositivos modernos que podem até mesmo deixar seus antecessores obsoletos em pouco tempo. E uma das melhores coisas disso é que essas novas tecnologias não são restritas aos profissionais ou somente às pessoas com alto poder aquisitivo, como acontecia a bem pouco tempo atrás.

Agora, é possível adquirir essas modernidades de maneira fácil, a preços acessíveis e usá-las em nosso cotidiano. E para mostrar como a tecnologia evoluiu rápido e tornou a comodidade do mundo moderno muito mais democrático, trouxemos algumas comparações para te mostrar.

Então, leia até o final e faça essa viagem conosco!

Comparando aparelhos antigos e a tecnologia atual

Não é só a tecnologia dos aparelhos que evoluiu rapidamente, mas também a forma de comprá-los. Como já dissemos, até algumas décadas atrás, era muito difícil comprar eletroeletrônicos. Especialmente para quem não morava em grandes centros.

Assim, as pessoas costumavam comprar eletrônicos em lojas especializadas, que ficavam em grandes cidades ou em shopping centers. Essas lojas ofereciam uma ampla variedade de produtos, mas os preços eram geralmente mais altos do que em outros países.

Outra opção era comprar eletrônicos por catálogos, que eram enviados pelos fabricantes ou distribuidores diretamente para as casas das pessoas. E ofereciam uma variedade de produtos a preços mais acessíveis. No entanto, a compra por catálogo era menos conveniente, pois as pessoas não podiam ver os produtos antes de comprar.

Sendo assim, a evolução tecnológica tornou mais fácil e democrático comprar eletrônicos no Brasil. A Internet permitiu que as pessoas comprassem produtos de qualquer lugar do mundo, e os preços tornaram-se mais competitivos. Além disso, o surgimento das lojas de departamento e principalmente  dos e-commerces tornou os produtos mais acessíveis e mais fáceis de encontrar.

A partir da década de 1990, o mercado de eletrônicos no Brasil começou a crescer rapidamente. Isso foi impulsionado pelo aumento da renda da população, pela expansão da rede elétrica e pelo crescimento do comércio eletrônico.

A seguir, veja algumas comparações entre aparelhos antigos e modernos.

1)Filmadoras antigas vs. Câmeras 360 modernas

As filmadoras antigas eram volumosas, limitadas em termos de qualidade de imagem e possuíam capacidade de armazenamento limitada. Além disso, a edição de vídeos era um processo trabalhoso, normalmente realizado através de fitas VHS. 

Por outro lado, a câmera 360 moderna revolucionou a maneira como capturamos momentos especiais. 

Isso porque, com elas, é possível registrar imagens em todas as direções, capturando um campo de visão completo de 360 graus horizontalmente e verticalmente. Elas são projetadas com múltiplas lentes que funcionam de forma sincronizada para criar uma imagem panorâmica.

Desse modo, essas câmeras são usadas principalmente para criar conteúdo em realidade virtual (VR), permitindo aos espectadores uma experiência imersiva ao visualizarem as imagens ou vídeos capturados. Por isso, elas têm são extremamente úteis em áreas como:

Sem contar que elas proporcionam vídeos impressionantes que até parecem feitos por profissionais do cinema. Por exemplo, as imagens de vista aérea do carro em movimento.

A boa notícia é que, ao contrário das filmadoras gigantescas e extremamente caras do passado, as câmeras 360 são fáceis de encontrar e os preços são relativamente acessíveis.

No Brasil, é possível adquirir câmeras 360 em lojas físicas e online.

Lojas físicas:

Lojas online:

2) Aparelhos antigos e tecnologia moderna: TVs de tubo vs. TVs LCD, LED, QLED, OLED, Nanocell

As antigas televisões de tubo, com sua tela curva e tamanho considerável, marcaram uma era na história da televisão. A saber, elas funcionavam através de tecnologia de tubo de raios catódicos, que projetavam a imagem na tela. No entanto, eram limitadas em termos de resolução e ocupavam muito espaço. 

Com o advento das TVs de LED e tecnologias mais avançadas, presenciamos uma mudança significativa na qualidade de imagem e no design. Essas TVS oferecem maior nitidez, contraste e cores vibrantes, além de serem muito mais finas e leves. Atualmente, é possível adquirir televisores modernos em lojas físicas e online, geralmente, nos mesmos lugares em que as câmeras 360.

3) Pager (Bip) vs. Smartphones modernos

Os pagers, também conhecidos como bips, foram dispositivos muito utilizados nos anos 90 antes da popularização dos smartphones. Eles funcionavam como uma forma de comunicação unidirecional, ou seja, apenas recebiam mensagens, não permitindo enviar respostas.

Para utilizar um pager, a pessoa precisava comprar o dispositivo e contratar um serviço de pager, que geralmente era oferecido pelas operadoras de telefonia. Assim, ao receber uma mensagem, o pager emitia um sinal sonoro e/ou vibrava, e o usuário poderia ler a mensagem através de uma pequena tela alfanumérica. O conteúdo da mensagem era restrito a um número limitado de caracteres, geralmente cerca de 160.

Já os smartphones modernos revolucionaram completamente a forma como nos comunicamos. Afinal, além de fazerem ligações, eles permitem enviar e receber mensagens de texto, imagens, áudios, vídeos e até mesmo realizar chamadas de vídeo. Através de aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros, é possível se comunicar de forma bidirecional, enviando e recebendo respostas em tempo real.

Comparando aparelhos antigos e a tecnologia atual

Outras mudanças trazidas pelos smartphones

Além das mensagens, os smartphones marcaram outras revoluções na comparação de aparelhos antigos e a tecnologia atual. Afinal, eles possuem muitas outras funções que acabaram por diminuir ou até mesmo eliminar o uso de outros dispositivos, por exemplo:

Atualmente, existem inúmeras marcas de celulares, sendo os mais populares Samsung e iPhone, mas com muitas outras opções. Além disso, é possível comprar inúmeros modelos tanto em lojas físicas quanto online, o que torna essa tecnologia super acessível a todos os gostos e bolsos.

O que você achou desse comparativo entre os aparelhos antigos e a tecnologia atual? Ainda se lembra de alguma dessas “velharias”? Comente conosco e volte sempre para mais coisas interessantes como essas!

EM DESTAQUE

Redator Lisandra

Redatora na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo de alta qualidade, enriquecido com insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas relacionadas à tecnologia. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

CapCut

Como o CapCut pode te ajudar a criar campanhas de marketing eficientes 

25/01/2024
Marketing de Afiliado

Marketing de Afiliado: o que é, como funciona e muito mais!

24/10/2023
Como Recuperar Arquivos Apagados do Pendrive

Como Recuperar Arquivos Apagados do Pendrive?

26/09/2023
gerador de número de celular

10 ideias de gerador de número de celular

22/09/2023

9 Sites número fake para telegram!

22/09/2023
número virtual whatsapp business

5 Opções de Aplicativos e Sites para Número Virtual WhatsApp Business

22/09/2023
número estados unidos fake

9 Sites número Estados Unidos fake!

21/09/2023
número de telefone fake

7 Sites para gerar número de telefone fake 2023

21/09/2023
número virtual grátis

10 Opções de provedores de número virtual grátis: A Solução Perfeita

21/09/2023
template youtube

Tudo sobre template Youtube 2023!

14/09/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados

Razão Social: Duarte Torrez Marketing Digital Unipessoal LTDA CNPJ 45.226.382/0001-04 com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 Sala 3 – Centro - SP, 07700-135

O Blog www.revistademarketing.com.br é um blog focado em marketing em especial do segmento digital, com uma equipe especialista criando os textos sobre Ferramentas, Aplicativos, Mídias Sociais, Inteligência Artificial, Negócios Digitais.