Guia Completo e Definitivo de como ranquear no Google na primeira página, fazer seu site deixar de ser um fantasma e passar a receber tráfego

Como rankear no Google na primeira pagina. Guia Completo e Definitivo para fazer seu site deixar de ser um fantasma e passar a receber tráfego
como rankear no Google
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Como rankear no Google | Você vê facilmente quem está no topo, uma vez que qualquer termo que você pesquisa sobre o nicho, o conteúdo aparece no top 10.

Mas, você já se perguntou quem está no final da pesquisa? Ou mesmo bem no meio?

Se você não sabe quais elementos ajudam seu site a se classificar nos primeiros 10 ou 20 nos resultados do Google, seu site pode muito bem ser um daqueles que acabam no final de uma pesquisa.

Ou seja, isso significa um desastre, principalmente se a sua empresa ainda é uma pequena empresa local

Até porque, se você possui uma empresa, e no momento ela não está aparecendo entre os principais resultados do Google, você se torna um fantasma.

Então, o que você precisa fazer para manter uma presença de alto nível no Google? 

Portanto, nesse artigo, você pode esperar aprender as seguintes coisas, e assim conseguir aprender como rankear no Google:

  • Tendências de pesquisa recentes
  • A composição de uma pesquisa do Google
  • Táticas de marketing local para ajudá-lo a classificar

Compreender as tendências de pesquisa recentes

Informações recentes sobre estatísticas de pesquisa sugerem que conveniência e personalização desempenham um grande papel na forma como as pessoas pesquisam na web hoje e, também, no tipo de informação que obtêm em seus resultados de pesquisa

Dessa forma, a frequência de pesquisa do termo “perto de mim” aumentou 40% no último ano ou mais. 

Portanto, isso significa que mais usuários da web gastam seu tempo procurando por produtos ou serviços seus na área, mais do que nunca.

Ou seja, é uma grande chance, de se você for esperto, aproveitar e se destacar.


A função das resenhas e listagens de empresas

Avaliações locais em sites como o Yelp e ferramentas como as listagens de empresas locais do Google ajudam os mecanismos de pesquisa a determinar se o site da sua empresa se encaixa nos critérios “perto de mim” de alguém. 

Assim, quanto mais vezes o seu site se enquadrar nos critérios, maiores serão as chances de você ganhar novos clientes.

Nesse sentido, todas as pesquisas do Google têm alguns elementos em comum, independentemente de quem estiver do outro lado realizando a pesquisa.

No entanto, a personalização determina o que você vê em um resultado de pesquisa

Ele também determina o que um cliente em potencial pode ver, e os resultados desse cliente podem ser muito diferentes dos seus.

Acredite, isso pode ocorrer, mesmo que morem exatamente na mesma área que você e usem exatamente as mesmas palavras-chave.


Como rankear no Google | Qual é a aparência da personalização?

O algoritmo do Google personaliza pesquisas para cada pesquisador. 

Ou seja, isso não diz que, se você digitar “Lojas domésticas perto de mim”, você não obterá uma lista de lojas domésticas nas redondezas. 

Ou, você irá.

Assim, o mesmo acontecerá com seu vizinho e outras pessoas em sua cidade.

Desse modo, todas as pesquisas a seguir produzirão resultados diferentes para “reforma de casa faça você mesmo perto de mim” com base em seu histórico de navegação e padrões de pesquisa:

  • Você está pesquisando em um computador familiar onde outras pessoas navegam com frequência em blogs de reforma. Por exemplo: Pinterest
  • Seu vizinho do outro lado da rua está no momento procurando.
  • Você está pesquisando no seu smartphone.

Eis o motivo: se alguém da sua família costuma pesquisar postagens sobre como economizar dinheiro na reforma, os conteúdos relevantes a essa temática irão aparecer.

Sendo assim, o mesmo vale para o seu vizinho

Além disso, mesmo que você esteja no mesmo código postal, o histórico do navegador deles afetará os resultados da pesquisa. 

Por fim, seu smartphone não terá influências externas e algumas empresas terão uma classificação elevada na pesquisa com base em sua compatibilidade com dispositivos móveis.

Finalmente, a pesquisa por voz é a próxima grande novidade no cenário de pesquisa. 

Desse modo, as pesquisas por voz aumentaram 50% no último ano e, a medida com que passa o tempo, ela fica mais procurada. 

Portanto, aqui estão algumas das tendências mais importantes que você precisa conhecer no próximo ano ou depois:

  • As pesquisas “perto de mim” aumentaram substancialmente.
  • Avaliações online e listagens de empresas ajudam seu site a se classificar entre as pesquisas “perto de mim”.
  • A personalização está crescendo em importância.
  • O tipo de dispositivo usado para a pesquisa determina o resultado.
  • A pesquisa por voz cresceu e continuará crescendo.

A composição de uma pesquisa do Google

Primeiramente, você pode usar seu conhecimento das tendências recentes para ajudar o site da sua empresa a como rankear no Google melhor em uma pesquisa

No entanto, para aumentar os resultados, é importante que você entenda a anatomia de uma pesquisa do Google e como tendências de pesquisa estão relacionadas.

Assim, quando seus clientes realizam uma pesquisa, eles provavelmente verão um ou mais dos itens a seguir em seus resultados de pesquisa:

Ou seja, você viu que nesta lista, o snippet é o maior trunfo para você. 

Logo, o Google determinará se algo em seu site se tornará um snippet no topo da página

Dessa forma, embora você tenha controle sobre o tipo de conteúdo que entra em seu site, agora você pode ter esse controle sobre se o Google escolhe seu site para usar como snippet nos resultados de pesquisa.

Nesse sentido, tudo se resumirá à relevância do seu conteúdo em relação à consulta de pesquisa

Se for relevante, o Google pode usar as informações do seu site para responder a uma consulta, como, por exemplo: “Quais encanadores fazem ligações de emergência em [cidade] depois das 22h?”

Sendo assim, a ideia por trás do snippet é fornecer aos pesquisadores uma visão geral da resposta mais relevante a pergunta. 

Além disso, as informações no snippet também evitarão que os usuários tenham que abrir um site para encontrar a resposta que eles procuram. 

Se o seu site for apresentado no snippet, isso significa que você está na posição zero e provavelmente receberá muito tráfego

Portanto, as pessoas provavelmente clicarão em seu site se as informações no snippet o posicionarem com estratégia.


Você também tem pouco controle sobre as pesquisas relacionadas. 

Como as pesquisas relacionadas são frases-chave de cauda longa associadas à pesquisa original, você tem algum controle sobre a classificação do seu site

Se você incorporar algumas dessas palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu site, elas aparecerão entre os resultados da pesquisa quando alguém pesquisar essas palavras-chave.

Ou seja, isso quer dizer que o resto dos elementos está sob seu controle. 

Assim, tanto, o título, o URL e os links internos constituem os componentes na página aos quais você deve prestar atenção ao criar conteúdo. 

Por fim, o ideal é que seus títulos, URLs e links internos de sites contenham palavras-chave relevantes, incluindo algumas que são compatíveis com pesquisa por voz e móveis


Táticas de marketing local para ajudá-lo a como rankear no Google

Felizmente, existem ferramentas eficazes à sua disposição para garantir o sucesso do seu negócio

Dessa forma, as táticas a seguir são as que recomendamos com base nas últimas tendências e na anatomia de uma pesquisa do Google:


Como rankear no Google | Pesquisas de voz locais

As pesquisas por voz feitas pelo Google Assistente, Siri ou os outros assistentes, possuem características comum:

  1. Normalmente são frases como “Ok Google: onde posso encontrar um encanador perto de mim?”
  2. Muitas vezes incluem um elemento geográfico, como “perto de mim” ou uma referência à cidade ou estado em que a pesquisa está sendo realizada.
  3. Eles não seguem o formato tradicional, que seria algo como “encanadores em qualquer cidade, Brasil”.

Embora ainda seja bom criar conteúdo com frases-chave de cauda longa mais tradicionais, é importante incluir frases de conversação, como no tópico 1 acima. 

Ou seja, basicamente, analise como as pessoas digitam uma consulta em um mecanismo de pesquisa em comparação, e como fariam isso nos assistentes de voz.

Portanto, você pode precisar expandir seu pensamento sobre a otimização de mecanismo de pesquisa que abrangem atualmente, para incluir frases de pesquisa por voz.


Área de serviço do Google Meu Negócio

Na plataforma e no aplicativo Google Meu Negócio, há uma opção para você atualizar sua ficha de empresa do Google para incluir as áreas de serviço em que você trabalha. 

Nesse sentido, este recurso permite adicionar CEPs, cidades ou vilas e outras informações de localização geográfica

Ou seja, ao fazer isso, você aumentará a probabilidade de sua empresa aparecer em uma pesquisa que inclua frases como “perto de mim” ou “em [inserir nome da cidade]”.


O Google Ads é um dos seus grandes companheiros, para aumentar as chances de ter sua empresa exibida no topo dos resultados de pesquisa local. 

Dessa forma, pode se tornar ainda mais importante se você tende a estar em um nicho local competitivo, como terceirização ou encanamento.

Então, a ideia principal é: utilize os anúncios de serviço local do Google

Desse modo, esses anúncios atendem a serviços profissionais específicos, como encanadores, empreiteiros, chaveiros e muito mais.

Ou seja, eles permitem que você inclua informações como avaliações e classificações, o horário comercial, números de telefone e muito mais.

Além disso, os anúncios também exigem que o pesquisador seja muito específico em sua consulta. 

Por exemplo: se o cliente clicar na lista local de um encanador, o Google solicitará que o cliente confirme a área de serviço e o tipo de serviço que procura

Se sua empresa for adequada, esse cliente será adequado para você. 

Portanto, obviamente, será mais provável que os clientes em potencial que encontrarem seu anúncio sejam pré-qualificados e se tornem novos clientes.

Wagner Santos
Apaixonado por marketing e criador de diversos projetos de sucesso online. sempre buscando apreender oque a de melhor e mais atualizado sobre marketing digital e empreendedorismo. Portanto, oque você e vera nesse site será somente oque a de melhor em marketing.