Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes

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Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

16/06/2021

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Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes? Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil e muito menos rápida para as empresas, porém, com ferramentas de automação como o CRM, tudo isso se tornou mais prático do que se imagina. 

Isto posto, este artigo abordará desde o conceito destas ferramentas até os motivos pelos quais você deve implementá-las no negócio para fidelizar os seus clientes

Isto posto, este artigo abordará desde o conceito destas ferramentas até os motivos pelos quais você deve implementá-las no negócio para fidelizar os seus clientes. E como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes.

O que é um CRM e para o que ele serve? 

CRM é a sigla para o termo Customer Relationship Manager, que significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

Sendo assim, o CRM nada mais é do que uma ferramenta focada no melhor relacionamento entre empresa e consumidor. 

A plataforma de CRM consegue automatizar processos de marketing digital dentro de uma empresa, como o atendimento ao cliente. 

Por exemplo, se um cliente entra em contato com a sua empresa para agendar um serviço ou esclarecer uma dúvida sobre um produto.

Não deve um funcionário gaste seu tempo para isso, pois a própria plataforma realiza essa função. 

Além de fidelizar os seus clientes, o CRM traz diversos outros benefícios para a empresa que o implementa, como:

Assim como investir em qualquer outra estratégia como o Instagram Ads, traz diversos benefícios para o seu negócio “online”, o CRM também é fundamental para garantir uma melhor avaliação dos seus clientes. 

Isso porque ele carrega consigo um conceito de inovação e tecnologia, que promete só crescer nos próximos anos.

Ele traz otimização para os funcionários e praticidade para os clientes que desejam ser atendidos o mais rápido possível. 

6 vantagens de Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes

Como se não fosse o bastante prestar um bom atendimento aos clientes, o CRM ainda ajuda na fidelização deles.

Sendo assim, ele auxilia na permanência deste cliente dentro da sua loja, consumindo e indicando seus produtos ou serviços. 

Portanto, selecionamos abaixo alguns dos motivos que comprovam isso, confira: 

1 — Atendimento rápido e eficaz 

Através de uma plataforma de CRM, o cliente consegue ser atendido imediatamente, por mensagens automáticas ou por um programa de voz.

Ambas opções permitem que ele esclareça suas dúvidas e entenda mais sobre o produto ou serviço oferecido. 

Por exemplo, se o cliente entra em contato por mensagem ou telefone com uma empresa para saber mais sobre o curso “online” de como anunciar no Google Ads, e a empresa possui o CRM, ele é atendido imediatamente. 

Isso faz com que ele se sinta mais satisfeito com o atendimento e queira continuar recebendo ele, consequentemente, esse cliente já começa a ser fidelizado.

2 — Arquivos com o histórico do cliente

Outra vantagem do CRM é a possibilidade de poder arquivar o passo a passo do seu cliente dentro da sua loja. Assim, fica ainda mais fácil entrar em contato com ele e saber exatamente o que dizer. 

Imaginamos que um cliente já conhece tudo sobre o seu produto ou serviço e está em dúvida entre a sua marca e a de um concorrente.

Com o histórico desse cliente alvo em um CRM, você saberá o que ele já sabe e o que deve ser abordado em um próximo contato. 

3 — Investimento no pós-venda 

O investimento no pós-venda ainda é algo muito fraco no Brasil, trata-se de um atendimento exclusivo a clientes que já adquiriram o produto ou serviço.

Tudo com a intenção de fidelizá-lo e (efetuar) a comprar novamente da sua marca ou indicá-la para alguém. 

Com o CRM, é possível manter esse relacionamento com o cliente, principalmente, após a venda, para garantir o engajamento dele junto a marca. 

Seja o empreendimento uma loja de roupas ou um negócio digital como um livro eletrônico sobre como funciona o Facebook Ads, o pós-venda é um pilar extremamente importante e deve ser implementado em todas as empresas. 

4 — Ligação com as redes sociais 

Além de tudo, o CRM também opera entre as maiores ferramentas de comunicação e vendas da atualidade, as redes sociais

Por meio delas também é possível construir um relacionamento saudável e recíproco entre os seus clientes. 

É completamente normal um cliente pesquisar sobre a marca nas redes sociais e até mesmo usá-la para (elaborar) uma reclamação ou elogio.

Portanto, estar presente nelas para se comunicar com os clientes é muito importante. 

Isso porque o cliente constatará na empresa a modernidade e preocupação muito grande em usar até mesmo as redes sociais para entrar em contato com ele, aumentando a fidelização do mesmo. 

5 — Acompanhamento de campanhas de “marketing” 

Quem já produziu uma campanha de “marketing” sabe que o processo não é fácil e exige cuidado?

Além de estudo e paciência para traçar a estratégia do zero e acompanhar os resultados para verificar se o investimento valeu a pena. 

Acompanhar esses resultados pode ser um grande desafio para empresas que não tem a mínima ideia de como fazer isso.

Entretanto, o CRM também possibilita esse acompanhamento em tempo real. 

O CRM ajuda a acompanhar as reações, interações e o engajamento dos seus clientes e seguidores em relação à campanha. 

6 — Como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes com a Segmentação de “leads”

“Leads” são possíveis clientes de um negócio, ou seja, aqueles usuários que demonstraram algum interesse no seu produto ou serviço através de uma atitude. 

A partir dela é possível verificar qual “lead” possui com interesse de compra. 

Segmentar significa direcionar, ou seja, separar quais os “leads” devem ser contatados em um primeiro instante para já realizar a compra e qual aquele que precisa de um pouco mais de tempo para se decidir. 

O CRM consegue segmentar de forma rápida e eficiente esses “leads” para que você a sua equipe saiba como se comunicar com cada um deles conforme o que eles já sabem sobre o seu produto ou serviço. 

Assim, é possível construir um relacionamento ainda mais íntimo e próximo desses clientes, conduzindo eles a observarem a preocupação e cuidado da empresa com cada um. 

Considerações finais de como o CRM pode ajudar a fidelizar os clientes.

O CRM é uma prova de como as empresas também estão abraçando a tecnologia e as inovações que chegam ao mercado.

Visando trazer benefícios para elas e seus clientes, construindo um negócio de sucesso e relacionamento íntimo entre empresa e consumidor.

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