Hoje em dia, as pessoas buscam por praticidade e preferem muito mais comprar tudo pela Internet, inclusive roupas. Se você está pensando em montar uma loja virtual, saiba que o segmento de roupas tem muita demanda, mas a concorrência também é muito grande.
Recomendo que você ofereça algum tipo diferente de roupa, e não uma peça que possa ser encontrada facilmente na primeira esquina.
Portanto, vamos mostrar aqui 10 dicas para te ajudar a abrir uma loja na Internet, de uma forma simples e fácil.
10 Dicas de como montar uma loja virtual de roupas
É importante você prestar bastante atenção a cada uma dessas dicas e descubra as etapas indispensáveis para lançar sua loja virtual de roupas:
1 Elabore um projeto sólido
É preciso lembrar que uma loja na Internet não é lançada apenas clicando os dedos e começando a vender da noite para o dia.
Portanto, você vai ter que ser paciente e preparado para investir tempo e energia até fazer a sua primeira venda.
Nesse sentido, o primeiro passo é elaborar um projeto sólido, onde vai listar todos os detalhes sobre a sua loja.
Por exemplo:
- A sua marca é única e seus produtos inovadores?
- O seu objetivo com a loja é complementar sua renda ou como renda principal?
- Por que você quer montar uma loja virtual de roupas?
- Quanto tem para investir?
2 Identifique o problema de seu público-alvo
Cada empresa possui um público-alvo e com a sua loja de roupas não é diferente.
Procure obter o máximo possível de informações para definir suas personas.
E quanto mais você conhecer sobre sua audiência, mais poderá adaptar sua oferta de acordo com as necessidades dela.
Essas informações ajudarão você a encontrar “O” produto que vai resolver o problema da sua audiência e satisfazer suas necessidades.
Ao abrir uma loja de roupas na Internet, vale a pena ter uma ideia da idade média das pessoas que vão comprar suas roupas.
Uma dica é pesquisar sobre os itens mais vendidos e os mais procurados pela sua audiência.
3 Faça um estudo de mercado antes de montar sua loja virtual de roupas
De repente, será que o produto que você está oferecendo é aquele que o internauta está querendo?
Será que é a solução para um problema ou atende a uma necessidade específica? E os concorrentes? Oferecem mais opções com melhor preço?
Nesse sentido, veja algumas coisas que ajudam a definir um bom produto:
- Fácil de usar;
- É original;
- É versátil;
- Tem procura;
- Material resistente;
- Resolve um problema;
- É bonito.
Saiba que hoje mais e mais pessoas olham a etiqueta de roupas, e algumas preferem roupas bio.
Dessa forma, marcas que se comprometem com a sustentabilidade têm despertado bastante o interesse dos consumidores.
4 Crie sua marca de roupas
Tenha em mente que uma marca é muito mais do uma logo ou um nome.
A marca é a identidade da sua empresa, que consiste na visão, missão, os produtos ou serviços, os valores, etc.
Também representa a mensagem que ela quer transmitir e os sentimentos que ela quer suscitar nas pessoas.
5 Configurar sua loja
Hoje em dia, existem várias plataformas de e-commerce para vender roupas na Internet, e algumas possibilitam criar lojas virtuais gratuitamente. Entretanto, outras será necessário pagar uma assinatura mensal.
Vale a pena fazer uma pesquisa, pesquisar custo para abrir uma loja virtual e avaliar qual atende melhor às suas necessidades.
6 Criar um site
O site é a vitrine da sua loja. Por isso, pense em todos os detalhes e fornecer todas as informações sobre os produtos.
Nesse sentido, é importante que as fotos sejam de qualidade e cada produto tenha uma breve descrição.
Entretanto, você também terá que inserir os métodos de pagamento aceitos.
Um ponto que não pode ser esquecido é a entrega do produto. Uma dica é você procurar fazer uma parceria com uma transportadora mais barata que correios.
Isso é o que garante que os produtos sejam entregues para todo o país e dentro do prazo previsto.
7 Divulgar sua marca
A abertura de uma loja virtual de roupas não garantirá vendas e ninguém saberá que ela existe a menos que você faça a divulgação.
Portanto, vai atrair mais clientes e promover a sua marca:
- Utilize vários canais de divulgação, como campanhas de e-mail marketing, newsletters, anúncios, etc.
- Divulgue nas redes sociais, especialmente aquelas onde sua audiência mais acessa;
- Crie um blog, com artigos sobre moda, direcionando os visitantes para o site da sua loja;
- Personalize as embalagens.
Além disso, é importante que a sua loja seja facilmente encontrada quando as pessoas fizerem pesquisas.
Para isso, adote algumas técnicas de SEO onpage para que o site seja bem-posicionado nos mecanismos de pesquisa.
Criamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre SEO para quem esta iniciando e quer posicionar melhor nos buscadores.
8 Estabelecer uma estratégia de venda para montar sua loja virtual de roupas
Sua loja virtual de roupas tem um lado criativo e um lado comercial.
Para ter mais visibilidade, você deve fazer pesquisas de mercado, avaliar o que a concorrência está fazendo e definir uma estratégia de vendas mais rentável.
Nesse sentido, veja algumas dicas para aumentar suas vendas ou alcançar mais rapidamente os resultados que deseja:
- Fazer descrições completas dos produtos;
- Otimize seu site;
- Ofereça uma experiência do usuário memorável;
- Proponha um produto único ou em edição limitada;
- Trabalhe para a retenção e fidelização dos clientes.
De tempos em tempos, avalie o que está ou não funcionando, e veja o que pode melhorar.
Leia os comentários dos clientes, observe o que estão dizendo sobre as roupas, e tente melhorar sempre.
9 Foque nas redes sociais
Já falamos que uma das melhores estratégias é divulgar seus produtos nas redes sociais, mas deve ser um dos seus principais focos.
O Instagram é uma excelente plataforma para começar a promover sua loja virtual. Isso porque tem um forte apelo visual, o que facilita inserir os produtos de sua empresa.
Portanto, se é um novo estilo que você está criando e quer que as pessoas conheçam, adicione uma foto no Instagram.
Nesse sentido, a melhor abordagem é testar em diferentes plataformas e descobrir onde seu público-alvo está mais engajado.
10 Como montar uma loja virtual de roupas usando o Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de gerar tráfego para o seu site.
Nesse sentido, um conteúdo forte estabelece uma ligação com seu público.
Por exemplo, você pode oferecer um e-book dando conselhos de moda, vídeos práticos, dicas de compor looks.
Ou seja, tudo o que você imaginar que seus clientes possam achar útil e interessante.
Portanto, se você quer montar uma loja virtual de roupas, essas 10 dicas vão te ajudar bastante!
No entanto, é importante olhar para cada uma delas com bastante atenção, e ir vendo o que funciona mais para o seu negócio.
E não tem problema algum ir adaptando e mudando, sempre com o objetivo de atrair mais clientes e consequentemente, aumentar suas vendas.
1 comentário
Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!