Por: Jorge Torrez
23/11/2021
As Stories do Instagram são um fabuloso instrumento de marketing, que pode ajudar a consolidar a sua marca e a fortalecer a proximidade e o relacionamento com seus públicos. Saiba como fortalecer sua marca com Instagram Stories.
As redes sociais são uma importante ferramenta para o marketing digital e, num momento em que tantos brasileiros estão se lançando em experiências de empreendedorismo. Portanto, se rendendo ao digital e aos meios eletrônicos, é cada vez mais importante saber como usá-las.
No Brasil da atualidade, uma das mídias sociais mais procuradas é o Instagram, sendo essa a rede onde você pode encontrar um público mais vasto e, possivelmente, o público-alvo de sua empresa de serviços ou de vendas online.
A imersão no mundo do Instagram depressa irá lhe mostrar como as pessoas aproveitam a plataforma para interagir com conteúdos e como essa realidade pode ser usada em seu favor.
Ao entrar no Instagram, você depressa descobrirá que se trata de uma rede com um grande potencial, onde poderá:
Os stories são, provavelmente, um dos elementos mais importantes para que uma marca consiga atingir o sucesso que tanto deseja. Por quê?! Bem, é que se estima que 500 milhões de contas vejam stories diariamente, sendo que, em 2018, 1/3 das histórias mais assistidas pertenciam a empresas.
Quando você publica um story, você está integrando seu público na experiência da marca, permitindo um contato mais direto, que prioriza o seguidor, humanizando sua marca e oferecendo maiores (e melhores) possibilidades de engajamento. Além disso, os stories do Instagram costumam ser bastante pessoais, mostrando um pouco do ambiente por detrás da marca e permitindo que o público tenha a possibilidade de entrar no “backstage” da sua empresa, criando maior confiança e afinidade.
Por mais que você não repare, as cores transportam emoções. Assim, elas podem ser utilizadas de uma forma inteligente, seguindo o significado das cores para promover um marketing emocional que potencie e eleve ao máximo o potencial da imagem de sua empresa.
Quando você publicar nas Instagram Stories, a paleta de cores é, por isso, bem importante! Procure escolher um conjunto de cores que se relacione com o âmbito e os princípios da empresa e utilize-as nos vários conteúdos que cria para suas histórias.
Quando você está criando suas histórias, deve ter em consideração que as Instagram Stories são vistas momentaneamente e devem ser tão apelativas quanto possíveis. A sua brevidade pede, ainda, que tenha atenção na escolha das fontes, para que o conteúdo seja lido e apreendido com rapidez.
Prefira utilizar, no máximo, duas categorias de letras distintas, que se relacionem com o branding de sua marca e serem fáceis de ler.
Recomendamos também que prefira alinhar o texto corrido à esquerda, já que isso facilita a leitura.
Criar histórias originais e bonitas é fundamental, por isso, pode usar e abusar dos modelos criativos.Ainda assim, quando utilizar modelos, se lembre de que estes devem sempre estar enquadrados com a imagem da marca, traduzindo seu esquema de cores e de ideias, sem criar ambientes demasiado distintos uns dos outros ou demasiado complexos.
Muitas vezes, no que respeita aos modelos, a expressão “less is more” (menos é mais) pode se aplicar. Procure ser consistente com suas escolhas e apostar na simplicidade.
O logótipo de uma marca é o primeiro ponto de contato e identificação da mesma, por isso, quando criar seus stories do Instagram, será bom que reforce seu posicionamento, colocando sempre o logo de sua empresa.
Identificando a quem pertence a story, isso reforçará a confiança do visualizador da história. Fixando sua marca na sua memória co maior facilidade, por isso, motivando a conversão do visualizador em cliente consumidor.
Nem todas as suas Instagram Stories merecerão um lugar de highlight no seu perfil. No entanto, em alguns casos faz sentido reforçar a mensagem de uma história específica por mais do que as 24 horas. Tempo que ela permanece em seu perfil.
Quando você recorre às capinhas de destaque, estará criando uma imagem consistente para o perfil e acentuando a estética da marca face aos clientes.
No entanto, essas histórias destacadas devem conter informações pertinentes para seu público, oferecendo conteúdos de valor permanente, que não se esgotem no tempo.
Ainda que as histórias de Instagram, com a exceção das destacadas em highlight, tenham um tempo de vida bem curto (24 horas). Estas são ideais para consolidar o posicionamento de marca e conquistar o público através de processos que humanizam a aproximam dos usuários desta rede social.
Em suma, com cada vez mais clientes em potencial inscritos na plataforma, o Instagram pode se converter num espaço fundamental de apresentação de sua marca. Sendo que as Instagram Stories são um dos meios mais diretos e eficazes para consolidar seu posicionamento num mercado cada vez mais competitivo.
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