A expressão “marketing digital” nos faz imediatamente pensar nas redes sociais. Imaginamos publicações populares no Facebook, conteúdo viral no TikTok, fotografias inspiradoras no Instagram… E sim, tudo isso faz parte do marketing digital. Mas as redes sociais são apenas uma pequena parcela daquilo que compõe uma estratégia de marketing digital eficaz.
Para ter sucesso nas redes, é primeiro necessário pôr em prática um plano de promoção digital coeso e profissional. Idealmente, a sua empresa, pequeno negócio, ou carreira de influenciador devem conseguir sobreviver fora das redes sociais. Tal como qualquer carreira tradicional, a sua carreira digital deve ser independente e assente em múltiplas plataformas.
Se você não consegue imaginar o que é marketing digital sem redes sociais, não se preocupe: temos tudo o que precisa de saber para começar a desenhar a sua estratégia de marketing agora mesmo. Basta seguir esses quatro passos:
1 — Definir um público-alvo
Todos os empresários e influenciadores sonham em chegar a todo o mundo. No entanto, todos os serviços ou conteúdos existem para satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo. Entender qual o público-alvo do seu negócio ou marca digital é fundamental para construir uma estratégia de marketing coesa.
Existem biliões de pessoas na Internet, e o papel de uma campanha digital deve ser o de filtrar as pessoas que não interessam e chegar junto daquelas que interessam. Parece simples, certo? Mas não é assim tão fácil!
A melhor maneira de definir o seu público-alvo passa por analisar o seu histórico de clientes ou os interesses dos seus seguidores. Se você tem uma loja digital de carrinhos de bebê e vende maioritariamente a jovens casais, então você deve definir, por exemplo, pais e mães entre os 25 e 35 anos como público-alvo. Se você é um influenciador que publica conteúdo sobre videogames, então você definir fãs de videogames como público-alvo.
2 — Criar uma estratégia de marketing de e-mail
O e-mail é como uma caixa de correio virtual onde é possível inserir promoções acerca de quase tudo. Mas se você conseguir encontrar os endereços de e-mail do seu público-alvo, você pode fazer o seu negócio digital crescer exponencialmente com uma boa estratégia de marketing de e-mail.
Existem várias componentes envolvidas numa estratégia de marketing de e-mail, mas o mais importante é arranjar uma boa newsletter. Newsletters mal construídas podem ser facilmente ignoradas por potenciais clientes. Newsletters realmente apelativas, pelo contrário, podem atrair milhares de novos visitantes à sua loja online, site pessoal, ou perfil nas redes sociais.
Você pode levar a sua estratégia de marketing digital para o próximo nível em apenas quatro passos seguindo este guia de newsletter grátis.
3 – Criar conteúdo otimizado
As redes sociais vêm e vão. Mas na curta história da Internet, tem um site cujo domínio avassalador parece incontornável: o motor de pesquisa Google. Uma boa estratégia de marketing digital não pode ignorar o poder do Google, e é por isso que é tão importante investir na criação de conteúdo otimizado.
O que é conteúdo otimizado? Se trata de conteúdo digital (textos, vídeos, etc.) especialmente adaptado para aparecer na primeira página de pesquisa do Google.
Se você quer que a sua loja de bolinhos vegan surja sempre que alguém pesquisa “bolinhos vegan deliciosos” no Google, por exemplo, você deve investir em conteúdo otimizado. Você deve criar, por exemplo, um texto sobre bolinhos vegan apetitosos ou um vídeo com as suas receitas vegan deliciosas.
A criação de conteúdo otimizado também é conhecida como SEO (Search Engine Optimization) e já se trata de uma indústria milionária. Você pode aprender muito sobre SEO no YouTube ou—curiosamente—no Google, mas o princípio fundamental passa por definir um objetivo de pesquisa específico. Procure aquelas palavras mágicas que vão fazer com que o seu site suba no ranking da Google e crie conteúdo focado nessas palavras.
Para dominar os conceitos base de SEO, é também importante estar sempre a par das últimas mudanças do Google.
4 – Coletar e analisar dados
A expressão “conhecimento é poder” foi cunhada muito antes da criação da Internet. Ainda assim, se aplica na perfeição ao mundo do marketing digital. Para você tomar boas decisões promocionais, você deve compreender o máximo possível acerca do seu negócio ou site pessoal: quem visita, de onde chega, quanto tempo fica, quais são os seus interesses paralelos, etc.
A análise de dados pode ser feita com o recurso a ferramentas digitais externas ou funcionalidade incorporadas na sua própria plataforma. A versão premium do YouTube oferece excelentes recursos ao nível da análise de dados. O mesmo acontece, por exemplo, com o site de venda e partilha de música Bandcamp.com.
Coletar dados acerca do seu negócio digital vai ajudá-lo(a) a tomar melhores decisões, mas inclui várias outras vantagens. A maioria das empresas procura fazer publicidade em sites ou perfis de influenciadores que contem com uma base de clientes e seguidores bem-definida.
Quanto mais informação, maiores serão as suas hipóteses de conseguir um negócio lucrativo junto de uma grande marca.