Descubra como criar uma agência de marketing do zero!

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

28/01/2022

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Como criar uma agência de marketing? Com o crescimento do marketing digital, que acontece principalmente a partir do chamado Marketing de Conteúdo, muitas empresas, especialmente as menores, percebem que um trabalho de divulgação vai além dos caríssimos anúncios de tv., outdoors, entre outros.

Hoje em dia, as estratégias de marketing estão cada vez mais populares e envolvem canais mais acessíveis como os “blogs”, redes sociais, emails, entre outros.  Com isso, também cresce a demanda por profissionais que atuem na área. Assim, as agências de marketing têm se mostrado um negócio bastante promissor desde que, é claro, seja composta por bons profissionais. 

Para quem possui experiência na área e deseja investir, mas ainda não possui capital para isso, uma ótima alternativa é buscar opções de crédito no mercado para quem está começando um negócio do zero.

A CashMe, fintech do Grupo Cyrela, oferece hoje aos seus clientes modalidades muito vantajosas e com benefícios pensados exclusivamente para empreendedores que querem alavancar o seu negócio, assim como seu empréstimo para CNPJ.  

Continue a leitura e veja algumas dicas como iniciar uma agência de marketing como sucesso!

Cria uma agência de marketing é realmente um negócio viável?

Quem inicia um negócio, geralmente toma essa atitude por conta da tão sonhada autonomia financeira. Contudo, é comum que no início surjam alguns medos e incertezas em relação ao futuro do negócio. 

Assim, antes de se aventurar em um novo empreendimento, o ideal é colocar os pés nos chão e estudar com cuidado os primeiros passos para esta ser uma iniciativa realmente lucrativa.

O sucesso e viabilidade de um negócio depende de planejamento, investimento e esforço e, com uma agência de marketing digital, não seria diferente. É preciso organização financeira para manter as contas estáveis, conhecimento na área para oferecer um serviço de qualidade e, claro, uma boa dose de criatividade. 

Além disso, é preciso organizar os aspectos práticos e gerenciais, como número de funcionários em relação ao número de clientes, pacotes de serviço e valores, entre outros pontos que definem o crescimento ou não do negócio. 

Como lidar com a concorrência ao criar uma agência de marketing para ter sucesso?

Será que este mercado está saturado? Esse é, sem dúvidas, um dos primeiros questionamentos que surge na cabeça do profissional que deseja começar uma agência de marketing digital.

Esta é uma inquietação realmente pertinente, dado o grande número de empresas com a mesma finalidade que tem entrado no mercado. Contudo, pensando por esta lógica, pouquíssimos negócios iriam abrir hoje em dia, visto que é muito difícil encontrar uma área que não seja considerada “saturada”. 

Contudo, mesmo que de início isso possa parecer um grande problema, a chave é encontrar o seu diferencial e assim se destacar entre essa grande concorrência e conseguir um bom lucro com o seu negócio. 

Ou seja, para se destacar na multidão, descubra seu diferencial e mostre a qualidade do seu produto. Isso vale para qualquer negócio, contudo, quando há uma quantidade maior de agências que oferecem o mesmo produto, o seu deve ser o destaque entre todos. 

Afinal, por onde começar a criar a sua agência de marketing? Confira algumas dicas!

Após realizar seu planejamento financeiro e pensar as linhas gerais para a sua marca, como o seu público-alvo e diferencial, é hora de dar os primeiros passos mais práticos para dar o “start” na sua empresa.  

Confira alguns deles:

Comece escolhendo seu modelo de trabalho! 

Presencial, remoto ou híbrido? Qual o modelo de trabalho ideal para o seu negócio? 

Essa é uma das grandes vantagens de montar uma agência de marketing, você pode optar por qualquer um desses modelos. Nesse tipo de negócio é possível tanto definir que sua empresa será física, ou seja, com loja e funcionários presentes fisicamente, ou somente virtual, fornecendo o serviço via internet e reduzindo gastos com aluguéis e outras contas.

Ou ainda, ter uma loja física, como ponto de referência para os clientes e manter alguns funcionários trabalhando em home office, ou seja, um sistema híbrido. 

Então como escolher? Avalie as vantagens e desvantagens de cada um, considerando os aspectos financeiros, gerenciais, público-alvo do seu negócio, entre outros. Assim, escolha aquele que considerar mais lucrativo para sua empresa.  

Defina os serviços a serem oferecidos!

O leque de serviços que podem ser prestados por uma agência de marketing digital é muito amplo e, se você inicia querendo oferecer pacotes indiscriminados, pode acabar pecando na qualidade de serviço. 

Para iniciar, o mais indicado é optar por oferecer um pacote mais enxuto, mas de excelente qualidade. A oferta de serviços pode ir aumentando de acordo com o seu lucro e inclusão de novos profissionais.

Querer começar já com grandes demandas pode acarretar quebras de prazos e clientes insatisfeitos. Ou seja, planeje muito bem esta etapa! 

Formalize sua empresa!

Uma questão bastante prática, mas que novos empreendedores geralmente têm dificuldades é a formalização do seu negócio. Contudo, este é um passo muito importante e, hoje em dia, tem sido bastante facilitado, especialmente para os pequenos negócios.

Umas das alternativas mais fáceis e com menos taxas para tornar seu negócio legal perante o Governo é o sistema MEI (Micro Empreendedor Individual). 

O MEI é a opção mais simples, visto que cobra uma taxa baixa em comparação a outros tipos de empresa, além de ser menos complicado de criá-lo. Basta acessar o portal do empreendedor, colocar as informações necessárias e está tudo pronto! 

Lembre-se somente que este é um formato para pequenas empresas, sendo preciso analisar se seus rendimentos anuais se encaixam nessa modalidade.

Conclusão 

Como você deve ter percebido, abrir um negócio, mesmo uma agência de marketing digital, demanda um certo investimento inicial, não só de tempo e trabalho, mas também um certo capital financeiro.

Mas, para que você não desista diante dos primeiros desafios, um bom planejamento é essencial. Nos seus planos, você pode incluir a contratação de um empréstimo para CNPJ e assim, concretizar a sua empresa sem comprometer suas finanças.

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