O que é e como criar uma lista de Close friends no Instagram

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

30/03/2021

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Se você usa a rede social, seja para trabalho ou pessoal, certamente você já tenha visto o famoso close friends do Instagram.

Como toda rede social precisa estar sempre atualizando, com o Instagram não seria diferente. 

Dessa forma, a cada atualização do aplicativo sempre surge alguma ferramenta diferente para os usuários continuarem achando o app interessante.

Com isso, no final de 2018 foi lançado o close friends, ou como muitos chamam, “amigos próximos”. 

Sendo assim, essa ferramenta foi feita para você ter mais exclusividade com quem deseja mostrar suas fotos e vídeos.

No entanto, mesmo que lançada em 2018, muitas pessoas ainda tem bastante dúvida sobre como funciona essa ferramenta de “privação”.

Se você faz parte das pessoas, acabou de encontrar o lugar certo, pois nesse artigo citaremos tudo a respeito do close friends usado hoje no Instagram.

O que é o close friends do Instagram?

Afinal, você sabe de fato o que é essa ferramenta tão famosa nos últimos tempos? 

Esse foi um recurso criado com o intuito de que você crie um grupo de usuários, onde você pode compartilhar seus stories apenas com esse grupo, caso clique na opção de postar para “amigos próximos”. 

Além disso, você cria seu grupo por meio de uma lista que permite que você escolha quem poderá ver seus stories do close friends

Inclusive, você precisa saber que ao adicionar ou remover uma pessoa dos melhores amigos, ela não será avisada.

Ou seja, você não será notificado.

E da mesma forma que os seus stories normais, o close friends fica disponível por um período de 24 horas.

Quando você cria sua conta no Instagram, em algum momento vai querer compartilhar algumas situações do seu dia, ou outras coisas com quem você segue.

Mas, terão alguns momentos que você irá preferir mostrar apenas para os mais íntimos, por isso, o Instagram teve a ideia de criar os melhores amigos.

Aliás, esse recurso de close friends do Instagram está disponível tanto para contas pessoais, como também para contas comerciais.

Por fim, de uma forma resumida, ele é um dos seus principais aliados para selecionar as pessoas que verão o seu conteúdo.

Como criar uma lista de close friends?

Primeiramente, saiba que você não precisa criar uma outra conta para criar uma lista de melhores amigos.

Ou seja, é muito simples, pois você pode fazer da sua própria conta, de uma forma totalmente simples e prática.

Siga os seguintes passos páscoa configurar sua lista:

Dessa forma, quando for publicar algo nos seus stories e quiser mostrar para os mais íntimos, é só selecionar a opção “melhores amigos” e postar.

Além disso, assim como nos stories normais, quando você postar algo da pra saber quem visualizou da sua lista exclusiva. 

Aliás, é bom lembrar que a opção de close friends do Instagram serve apenas para os stories, porque as publicações do feed continuaram disponíveis para todos os seus seguidores.

Lembrando também que, sendo até um mito muito falado, os melhores amigos também duram o mesmo tempo no stories.

Ou seja, disponíveis 24 horas após postado.

Dá pra criar duas listas de amigos proximos?

Até o momento, você só pode criar uma lista com os seguidores, e reajustar na hora que preferir.

Ou seja, dependendo da publicação que for colocar nos stories, você pode modificar a lista, removendo ou tirando alguém. 

Aliás, para remover alguém é basicamente o mesmo passo de colocar, até porque quando você adiciona alguém já aparece no lugar a opção de excluir.

Vale lembrar também que somente quem cria a lista é quem tem acesso a mesma, e mesmo aqueles que fazem parte, não conseguem acessar.

Além disso, ninguém que está sendo colocado ou retirado da lista recebe alguma notificação, mas, a pessoa que foi selecionada para a lista pode saber que está quando vê os stories identificados como “melhores amigos”.

Como identificar os stories do close friends do Instagram?

Como já dito anteriormente, quando você for adicionado a uma lista de amigos próximos, dá para saber porque o story aparecerá com o nome “melhores amigos”.

Porém, ainda sim é possível saber se você está em um close friends.

Isso porque, quando os stories são postados e ficam uns ao lado dos outros, você sabe que os comuns são aqueles com um círculo rosa em volta.

No entanto, assim que aparecer para você algum com verde em vez de rosa, significa que está no close friends do Instagram de alguém. 

Assim, quando abrir o storie privado, como já citado, você irá se deparar com uma etiqueta verde escrita “amigos próximos”.

Inclusive, você também pode colocar os seus stories publicados nos melhores amigos nos destaques, mas, eles só ficarão visíveis para quem está na sua lista. 

Você nota sem dificuldades um story adicionado na área de close friends de um perfil.

Lembrando que na sequência de storys, geralmente os closes friends, principalmente dos amigos que postam mais, são um dos primeiros a aparecer.

Então, você e as outras pessoas conseguem identificar facilmente.

Pode compartilhar stories dos amigos proximos?

Afinal, quem nunca estava vendo os stories de alguém, viu alguma fofoca e logo mandou para o amigo no direct? 

Portanto, se estava vendo os closes friends de alguém e tentou fazer isso, certamente se frustrou. 

Dessa forma, você não pode compartilhar os stories dos seus amigos nessa ferramenta, para manter a privacidade.

Ou seja, podemos dizer que o conteúdo dos melhores amigos acaba sendo algo restrito, sem possibilidades de compartilhamento.

No entanto, você ainda pode tirar o famoso print da tela.

Funções comerciais do close friends

Você sabia que além de separar o que você posta para os seus amigos próximos, o close friends pode servir para fins comerciais.

Muitas pessoas já descobriram como usar o close friends do Instagram em seu favor, e se dão muito bem com isso. 

Sendo assim, independente da conta que você tiver, seja comercial ou pessoal, você pode vender o acesso a seus melhores amigos.

Como, por exemplo, caso você trabalhe como influenciador digital, pode usar sua conta normalmente e oferecer aos seguidores o acesso ao seu close friends por um preço a parte. 

Assim, nos melhores amigos você pode fazer interações, ou mostrar conteúdos diferentes que não faz nos stories normais, fazendo com que seus seguidores tenham interesse em adquirir o close friends.

Além disso, você pode oferecer duas formas de pagamento, ou os seguidores pagam o acesso diretamente para a sua conta, mandam o comprovante e você libera. 

Ou então, você utiliza ferramentas que automatizam o processo de compra desse acesso, como exemplo, a Bume.

Portanto, o recurso de melhores amigos do aplicativo pode ser usado tanto para privar certos conteúdos para algumas pessoas, como também você pode utilizá-lo de forma estratégica, visando ganhar dinheiro com isso.

Muitos influencers de todo o país e mundo, estão ganhando um bom dinheiro com esse recurso, criando um “plano de assinatura “, onde é disponibilizado um conteúdo extra nos melhores amigos.

Então, algo destinado inicialmente para os amigos seguidores, hoje tornou- se uma opção de negócio.

Principais vantagens do close friends do Instagram para o seu negócio 

No tópico anterior, você viu que o close friends vem sendo muito usado principalmente em uma função comercial.

Ou seja, pessoas e empresas estão lucrando, ganhando dinheiro com essa ferramenta do Instagram.

No entanto, você sabia que além de financeira, os melhores amigos do Instagram têm uma série de vantagens de crescimento?

Confira algumas delas que irão te surpreender:

Close friends Instagram
Imagem: freepik.com

Segmentar os seus clientes

Uma das grandes vantagens do close friends do Instagram para sua empresa ou negócio, é a opção de segmentar seus clientes.

Até porque, como sabemos, os clientes têm perfis realmente muito distintos.

Assim, na sua lista de melhores amigos, você pode colocar aqueles clientes que possuem interesses em comum, e criar uma estratégia direcionada para o público alvo.

Mesmo que não seja possível criar várias listas, você pode ir mudando esses clientes, e assim criar uma grande estratégia para atração.

Lembrando que isso é algo de bom resultado, principalmente porque os storys dos melhores amigos são os primeiros a serem mostrados, e chamam bastante atenção.

É uma maneira simples e gratuita de conseguir segmentar os seus clientes potenciais.

Relacionamento mais próximo com o cliente 

Como você sabe, o close friends é algo que realmente pode trazer uma particularidade para quem é adicionado.

Ou seja, logo de início, ao adicionar um cliente a essa ferramenta, ele já vai se tornar reconhecido.

No entanto, uma grande vantagem para você, é que você vai conseguir ter um relacionamento mais próximo com o cliente, com uma comunicação mais direcionada.

Para isso, como será um público alvo segmentado, é possível pegar feedbacks, que são muito importantes para o crescimento de uma empresa e negócio.

Assim, usando outra ferramenta, como a caixa de perguntas e respostas, ou as famosas enquetes, você pode ter esses resultados mais precisos.

Logo, diante do feedback já é possível trabalhar em cima do problema e resolver ele, trazendo o máximo de satisfação aos clientes.

Não esqueça que são justamente os clientes, os principais responsáveis por fazer o negócio crescer e funcionar.

Promover a sua marca

Como você vai conseguir um contato mais próximo com os clientes, é uma boa oportunidade para aproveitar e promover a marca.

Desse modo, você pode divulgar para esse público selecionado, um pouco mais sobre sua marca e produtos de uma forma interativa.

Aproveite para citar os benefícios dos produtos que você vende, ou até mesmo as vantagens do seu negócio.

Uma coisa que você pode fazer, é criar uma espécie de bastidores de tudo, trazendo a ideia de proximidade entre você e o cliente.

Ou seja, sabe aquilo que fica atrás das câmeras? Você pode trazer conteúdo exclusivo para esse público.

Você pode mostrar processos como fabricação, embalagens, envios, curiosidades e dentre outros.

Faça da forma que você achar melhor, tomando cuidado apenas para entregar um conteúdo de valor e relevante para aquele público, trazendo um ar de exclusividade.

Ofereça algo exclusivo para os seguidores

Se você vai utilizar o close friends para o seu negócio, procure sempre oferecer exclusividade para aquele público.

Até porque, o que vai chamar atenção desse público, se não tem muita diferença do conteúdo convencional, para o dos melhores amigos.

Sendo assim, você precisa oferecer algo exclusivo aos seus seguidores dessa ferramenta, como descontos, conteúdos exclusivos e em primeira mão, dentre outras coisas.

Portanto, será dessa forma que o público pode realmente começar a gostar de estar ali, se tornando algo especial e diferente.

Se você não sabe, grande parte das pessoas adoram uma exclusividade, principalmente se forem pegas de surpresa.

Considerações finais para os amigos proximos do Instagram

Se você ainda não está usando o close friends do Instagram, saiba que infelizmente, está perdendo um leque de oportunidades.

Nesse sentido, depois de tudo que foi dito, você agora talvez esteja mais por dentro a respeito dessa ferramenta que vem se tornando mais comum.

Então, a partir de hoje, use e abuse da ferramenta dos melhores amigos do Instagram ao seu favor.

Com informações dos sites: help.instagram, nuvemshop

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