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    MARKETING DIGITAL

    Saiba como executar uma campanha para o seu negócio no Instagram!

    Wagner SantosBy Wagner Santos05/04/2022Updated:05/04/2022Sem comentários4 Mins Read
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    Imagem: Pixabay
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    No decurso de uma campanha no Instagram, você procura alcançar um objetivo específico num determinado período de tempo. Todo o conteúdo da sua campanha deverá estar alinhado com um objetivo mensurável.

    O Instagram é o local ideal para promover o seu negócio, alcançar nova clientela e estabelecer ligações com o seu público-alvo. É por isso fundamental ter uma estratégia de conteúdo e empenhar algum esforço para atingir um objetivo central para a sua empresa.

    Felizmente não precisa alocar um grande investimento a estratégias bem-sucedidas. Há muitas formas de rentabilizar o Instagram, seja ao criar post para Instagram gratuito, ao conceber inquéritos de opinião ou mesmo ao gerar viralidade nas suas partilhas.

    Metodologia de campanha no Instagram

    Quando se encontrar a planificar a sua campanha no Instagram faça tremer a concorrência com um plano T.R.E.M.A. Com efeito, a sua campanha deve ser:

    • Temporal: bem localizada no tempo, não arrastada para não gerar cansaço;
    • Realista: baseada nos recursos de que dispõe para atingir um objetivo intermédio;
    • Específica: atente a quem pretende chegar com a sua campanha, defina o público-alvo;
    • Mensurável: defina as metas que pretende atingir de modo quantitativo;
    • Atingível: o seu objetivo deve ser sensato, não megalómano.

    Há vários tipos de campanhas que pode encetar no Instagram e que se poderão adequar ao seu objetivo do momento. Vamos ver algumas.

    Campanhas de conteúdo gerado por usuários

    Nas campanhas deste tipo, você encoraja os seguidores a partilharem os seus produtos mediante a utilização de uma hashtag específica ou uma publicação nas stories com link para o seu website. Nestas campanhas, não somente se promove consciência da sua marca, como também lhe proporciona conteúdo que você poderá usar nas restantes plataformas. 

    Para o utilizador é uma enorme motivação para a partilha ter as suas publicações promovidas nas páginas da marca, pois dá-lhe uma visibilidade muito maior. Este tipo de campanhas deve ser localizado no tempo e associado a um conteúdo específico, como uma sondagem de opinião ou um giveaway. 

    Lançamento de um produto

    Se está em processo de lançar um produto ou serviço para o mercado através de um anúncio no Instagram, deve encetar uma campanha previamente. Isto cria um sentimento de antecipação em torno do seu lançamento e dá-lhe uma oportunidade de evidenciar qualidades e características do seu novo produto.

    Concursos

    No Instagram são muitas as campanhas de marketing que utilizam a forma do concurso para promoção de marcas, produtos ou serviços. Além de criarem uma ligação eficaz aos clientes, porque são aliciados com a perspetiva de ganhar um prémio, traduzem-se num alastramento exponencial da sua marca.

    campanha no Instagram
    Imagem: Pixabay

    A participação nos concursos depende de regras de acesso, nomeadamente a obrigatoriedade de utilizar uma determinada hashtag e identificar algumas contas de utilizadores do Instagram. Poderá ainda ser requerido o preenchimento de um formulário com dados de contacto, indispensável à criação de newsletters e mailing lists.

    Promoção ou liquidação

    O desenvolvimento de uma campanha de promoção ou liquidação de stock é uma tática muito frequente das marcas, pois recompensa os clientes fidelizados (são os primeiros a saber) e encoraja a fidelização por parte de quem ainda não o é. E uma vez que se pode comprar diretamente no Instagram, torna-se ainda mais proveitos utilizar este tipo de campanha.

    Campanha por uma causa social

    O consumidor mais jovem tem muita apetência pelas causas fraturantes do mundo contemporâneo, pelo que é importante que as marcas não somente rentabilizem essa predisposição, como também contribuam para as causas que tornam o mundo melhor. Têm, aliás esse dever.

    Neste tipo de campanhas pode associar-se à consciencialização para um determinado problema social ou promover a angariação de fundos para organizações humanitárias. Tudo depende do seu foco, da sua noção de responsabilidade social e do grau de confiança que pretende despertar no seu público. 

    Campanha de consciencialização

    campanha no Instagram
    Imagem: Pixabay

    Este tipo de campanhas não tem muito que ver com as referidas anteriormente, mas sim com a promoção inicial da sua marca ou produto e na tentativa de fazer despertar a consciência da sua necessidade. Se visa promover um produto ou serviço completamente novo, saiba que as pessoas não sentem a sua necessidade antes de saber que existe.

    Então, a campanha de consciencialização visa justamente promover o caráter disruptivo, diferente e excecional do que você tem para oferecer ao mundo. O objetivo destas campanhas é levar a que o utilizador do Instagram seja levado a explorar as suas outras plataformas, como por exemplo, a loja online ou website.

    Conclusão

    Em suma, o Instagram possui todas as ferramentas para o sucesso e alcance dos seus produtos ou serviços. Basta usar as possibilidades que o Instagram oferece, e seguir estratégias de comprovado sucesso. Depois, basta repetir as mesmas estratégias, acompanhando as mudanças que a sociedade impõe à expressão de cada momento. Basta estar atento e nunca vacilar!

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    Wagner Santos
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    Apaixonado por “marketing” e SEO com 31 anos e 8 de atuação nessas áreas, sou criador de diversos projetos de sucesso “online”. Sempre buscando aprender o que a de melhor e mais atualizado sobre “marketing” digital e empreendedorismo. Portanto, o que você e vera nesse site será somente o que a de melhor em “marketing” digital.

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    Índice do Artigo!
    • Metodologia de campanha no Instagram
    • Campanhas de conteúdo gerado por usuários
    • Lançamento de um produto
    • Concursos
    • Promoção ou liquidação
    • Campanha por uma causa social
    • Campanha de consciencialização
    • Conclusão
    Categorias
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