Quais as boas práticas de SEO que funcionam em 2023?

Redator

Por: Jorge Torrez

Redator Revista de Marketing

23/10/2021

X

A otimização de sites ganhou muita tração durante a pandemia, mesmo assim, muitos sites não executam boas práticas de SEO.

Em outras palavras, muitos sites conseguem boas aquisições de tráfego orgânico, porém, se aplicassem as boas práticas de SEO, obteriam resultados superiores.

Afinal, existem mais de 200 fatores de ranqueamento, assim, é preciso executar o SEO holístico.

Assim, o SEO holístico consiste em observar os diversos fatores de ranqueamento na hora de aplicar a otimização, conseguindo melhores colocações nas SERPs e aumentando o CTR (taxa de cliques).

Em primeiro lugar, é preciso ter um site perfeito do ponto de vista técnico.

Seu desenvolvedor precisa ter cuidado ao realizar o desenvolvimento ou você pode usar alguns dos construtores de “web” gratuitos listados neste link. Lá você pode ter um ótimo suporte técnico, se você não tiver seu próprio desenvolvedor.

Por isso, entenda quais são as boas práticas de SEO que funcionam em 2023.

Quais as boas práticas de SEO que funcionam em 2023?

Video do canal: Daniel Imamura

Confira as práticas que você deve adotar para o seu site ter melhores resultados com SEO em 2023.

Esteja no Google Meu Negócio (Google Maps)

Primeiramente, se o seu site é de uma empresa ou loja virtual, é recomendado aparecer no Google Maps.

Para isso, é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita do Google voltada para a divulgação gratuita de negócios locais.

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de aparecer no Google Maps quando os usuários buscarem pela sua empresa, serviços ou produtos.

Desta forma, a visibilidade da empresa é potencializada na área de atendimento.

Além disso, é possível receber avaliações dos usuários, assim, quanto mais avaliações positivas, melhor será a sua visibilidade orgânica e a confiabilidade transmitida aos usuários.

Google Core Web Vitals (Experiência do usuário e velocidade do site)

O Google Core Web Vitals revolucionou a forma com que o SEO funciona em 2023.

Em outras palavras, o Core Web Vitals não é um fator de ranqueamento orgânico, mesmo assim, funciona como um fator de desempate.

Assim, quanto mais rápido for o carregamento completo do site e melhor for a experiência dos usuários, maior será o desempenho do “website”.

Palavras-chave long tail

As palavras-chave long tail são termos mais longos e na maioria das vezes, possuem mais intenção de compra, porém, menos buscas orgânicas.

Por isso, devido ao aumento da demanda por profissionais de SEO, as main keywords ou palavras-chave principais, ficaram mais difíceis de ranquear em um curto intervalo de tempo.

Desta forma, muitos profissionais e agências de “marketing” descobriram o poder de ranquear para palavras-chave long tail.

Afinal, mesmo não atraindo tantas visitas, a taxa de conversão geralmente é mais alta.

Layout fácil e intuitivo

Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo do SEO não é chegar nas primeiras posições, e sim, gerar receita.

Por isso, não adianta conseguir muitas visitas orgânicas se o site não possui um layout fácil e intuitivo aos usuários.

Além disso, graças as últimas atualizações do Google nos algoritmos de SEO, é possível prever que em um futuro próximo, o comportamento dos usuários no site será um possível fator de ranqueamento ou desempate.

Portanto, possuir um layout fácil e intuitivo não só gera receita como deixa seu site mais preparado para o futuro.

Considere as personas

Alinhada aos tópicos 3 e 4, as personas são a personificação do público-alvo ideal do site.

Assim, ter personas bem definidas e validadas é fundamental para a pesquisa de palavras-chave, criação e otimização do layout, e CRÓ (otimização para conversão).

Evite a otimização em excesso.

Se você usa WordPress e o plugin Yoast ou RankMath, já deve saber que a otimização excessiva (over optimization) é prejudicial para a campanha de SEO.

Em outras palavras, não exagere no uso de palavras-chave nas páginas do seu site, pois, esta prática é passível de ação manual (punição por um funcionário do Google).

Além disso, é comum notar que muitos profissionais usam as palavras-chave excessivamente no ALT e TITLE das imagens, no título e na descrição.

Lembre-se, as palavras-chave são importantes, mas pense primeiramente na experiência dos seus usuários.

Use URL amigáveis e curtas faz parte das boas práticas de SEO

Além de ser mais fácil para os usuários, as urls amigáveis e curtas ajudam a conseguir uma colocação melhor nos resultados de pesquisa.

Por isso, além de usar a palavra-chave no título, use também na (URL) de forma simples e intuitiva.

Ao contrário do que muitos pensam, os links externos do seu site também impactam o desempenho das páginas no SEO.

Além disso, quando bem usados, os links externos também podem ser úteis aos seus usuários.

Portanto, use no mínimo um link externo por página de modo a complementar a leitura do usuário.

Dê preferência para linkar para sites relevantes e confiáveis.

Alguns anos atrás, muitos analistas de SEO buscavam conseguir o máximo de backlinks de qualidade possível para os seus sites.

Atualmente, a quantidade não importa, o que vale é a qualidade e contextualidade.

Em outras palavras, se você precisa melhorar o desempenho orgânico da sua campanha de SEO, busque conseguir backlinks dos concorrentes, “blogs” do mesmo nicho, etc.

Além disso, você também pode conseguir backlinks orgânicos, aqueles que você consegue quando se torna uma referência no assunto.

Para isso, escreva artigos completos e tente conseguir as primeiras posições do Google e do Bing.

Desta forma, outros sites e “blogs” podem usar os seus artigos como referência e linkar para o seu domínio.

Mantenha seus conteúdos atualizados!

O “marketing” de conteúdo é um grande aliado do SEO.

Desta forma, não basta gerar novos conteúdos, é preciso mantê-los sempre atualizados.

Por isso, elabore uma análise semestral para identificar conteúdos desatualizados e atualize-os.

Assim, além de manter suas páginas atualizadas para os usuários, o Google entenderá que seu conteúdo é fresh (fresco / novo).

Não use clickbaits e técnicas black hat, não são boas práticas de SEO!

Não use clickbaits e técnicas black hat em nenhuma hipótese, afinal, mesmo que algumas pessoas consigam bons resultados no SEO, estas práticas podem gerar punição.

Portanto, pense na longevidade do seu site e entenda que o resultado imediato pode não valer a pena caso o seu site seja removido do Google.

Não usar as boas práticas de SEO em 2023 pode gerar punição?

Não existe uma resposta genérica para esta pergunta.

Afinal, seu site só sofrerá punição caso desrespeite uma ou mais das diretrizes do Google.

Segundo Lucas Ferraz, especialista em SEO, as boas práticas oferecem um benefício de curto prazo e servem de apoio para o futuro.

Portanto, as boas práticas de SEO não são obrigatórias, pois, não são regras impostas.

Conclusão sobre as boas práticas de SEO

Em suma, as boas práticas de SEO podem ajudar no crescimento orgânico de sites, “blogs” e lojas virtuais.

Além disso, é possível que essas boas práticas virem regras.

Por isso, não existem desvantagens em aplicar as boas práticas de SEO em 2023, afinal, além de aumentar a aquisição orgânica, seu site fica melhor preparado para o futuro.

Com informações dos sites: developers.google, developers.google

EM DESTAQUE

Redator Jorge Torrez

Redator na empresa Revista de Marketing, fornecendo conteúdo repleto de insights preciosos, análises aprofundadas e conselhos práticos. Contribuindo para a expansão do site Revista de Marketing.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

O que é um HD externo e porque ter um é interessante?

03/04/2024
Sua Coleção de Memórias Instagram

Sua Coleção de Memórias Instagram, Offline: Descubra Como Baixar!

14/03/2024
numero virtual whatsapp business

7 Melhores Sites para gerar numero virtual whatsapp business

03/11/2023
numero de telefone fake

7 Melhores Sites para gerar número de telefone fake

01/11/2023
comprar numero virtual

7 Melhores Sites para comprar número virtual

01/11/2023
número estados unidos fake

7 Melhores Sites para gerar número estados unidos fake

31/10/2023
gerador de numero de celular

7 Melhores Sites para gerar gerador de numero de celular

31/10/2023
numero fake para telegram

7 Melhores Sites para gerar numero fake para telegram

25/10/2023
número virtual grátis

7 Melhores Sites para gerar número virtual grátis brasil

25/10/2023
numero fake para whatsapp

Como Conseguir um Número Falso Para Usar no WhatsApp: 7 Apps

24/10/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 Revista de Marketing - Todos os direitos reservados

Razão Social: Duarte Torrez Marketing Digital Unipessoal LTDA CNPJ 45.226.382/0001-04 com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 Sala 3 – Centro - SP, 07700-135

O Blog www.revistademarketing.com.br é um blog focado em marketing em especial do segmento digital, com uma equipe especialista criando os textos sobre Ferramentas, Aplicativos, Mídias Sociais, Inteligência Artificial, Negócios Digitais.