A prática de fazer anúncios nas redes sociais tem aumentado a cada dia pelos resultados gerados e pela limitação de alcance orgânico. Desse modo, fazer anúncios nas redes sociais, é investir uma quantia para que anúncios cheguem com mais frequência ao público.
Para as pessoas que estão iniciando um negócio e pretendem aumentar as vendas, ou está iniciando nesse meio, algumas dúvidas podem surgir, visto que, anunciar nas redes sociais exige investimento, linguagem e formato diferenciados.
Porém, é possível aprender a produzir anúncios para redes sociais. Se você quer conhecer um pouco mais desse meio, as vantagens, desvantagens e o que é necessário, continue lendo.
O conhecimento de algumas siglas são necessárias
Algumas siglas precisam ser explicadas, pois são bem comuns nesse meio de fazer anúncios nas redes sociais e incluem:
- CPM: Significa custo por mil impressões. O CPM é cobrado, equivalente a 1.000 visualizações que o anúncio recebe.
- CPA: Significa custo por aquisição. Um valor para ser pago por cada conversão, é definido pelo anunciante.
- CPC: Significa custo por clique. O mesmo é cobrado por cada clique que seu anúncio recebe, pelo anunciante em questão.
- CPD: Significa custo por disparo. Um valor para ser pago por cada disparo, é definido pelo anunciante. O CPD é bastante utilizado em campanhas na rede social Linkedin Ads no formato in-mail.
- CPE: Significa custo por engajamento. Um valor a ser pago pela integração gerada pelo anúncio, é definido pelo anunciante. As interações podem ser uma curtida, compartilhar, favoritar, clicar em um link.
- CPV: Significa custo por visualização. Um valor a ser pago por cada visualização de um vídeo, é definido pelo anunciante.
Como funcionam os anúncios nas redes sociais?
Fazer anúncios nas redes sociais, numa rede social como Instagram, é investir uma quantia em dinheiro para aumentar o engajamento dos posts, de maneira que ele seja visualizado por mais pessoas.
Os objetivos de promover um post, através de um anúncio, variam de acordo com a sua estratégia, por exemplo, eles podem ter o intuito de:
- Geração de leads
- Gerar mais visualizações em um vídeo;
- Conseguir audiência de um novo público;
- Promover mais interação do público a quem o post se destina;
- Aumentar as vendas;
- Elevar os acessos no site;
- Atingir mais pessoas nos próprios seguidores.
As atividades para promover anúncios nas redes sociais são produzidas em plataformas específicas, cada uma com valor e lógica específica.
Mas, Facebook Ads e Instagram Ads, são produzidos no mesmo sistema, pois fazem parte da mesma empresa, o Facebook.
É vantajoso utilizar anúncios nas redes sociais?
Conheça as vantagens e desvantagens de fazer anúncios nas redes sociais, e descubra se é vantajoso para você.
Vantagens:
- Aumentar de forma rápida o número de seguidores: a promoção de anúncios nas redes sociais resultam em um alcance maior de pessoas, tanto seguidores, quanto possíveis compradores e isso não ocorreria se não fossem anúncios pagos; aumentam a credibilidade do perfil, pois são vistos como perfis de sucesso, uma vez que possuem mais seguidores e interação, resultando em uma sensação de segurança para o cliente que vai comprar com a empresa pela primeira vez;
- Anunciar em redes sociais possui um preço acessível: O custo para anunciar nas redes sociais é baixo, e ainda resultam em melhores resultados;
- Auxiliam na concretização da sua estratégia de canais: Se a marca possui uma estratégia bem definida em relação aos objetivos para cada canal, os anúncios auxiliam nessa concretização;
- Realizar a experiência de vender para outros nichos: é possível realizar uma experiência de venda para um outro nicho, pois através dos anúncios é possível fragmentar o público que você quer alcançar em zonas de interesse e assim encontrar um determinado nicho de pessoas.
Desvantagens:
- É necessário ter conhecimento sobre quem é o seu público alvo: antes de anunciar, é necessário saber quem é o seu público, pois nem sempre um seguidor se torna um comprador, ele pode estar em outro local do funil de conversão e ainda não sabe porque precisa do seu serviço ou produto. Sendo assim, se você realiza anúncios para o público errado, não obterá retorno. Além disso, nas redes sociais existem ferramentas que fornecem dados sobre o seu público e como encontrar um público parecido;
- Quem não possui uma estratégia clara e bem definida pode ficar confuso: se o anunciante não possui uma estratégia definida, não sabe porque o produto ou serviço está presente nas redes sociais, e não sabe quem é o seu público pode ficar perdido com a quantidade de possibilidades de anúncios, e ficar confuso;
- Falta de dinheiro para investir: as pessoas que estão no início do seu negócio, ou possuem uma margem de lucro baixa, nem sempre vão ter dinheiro para investir em anúncios. Desse modo, se você optar por fazer anúncios nas redes sociais, seja criterioso e tenha certeza que selecionou o público certo para o anúncio, assim obterá retorno.
O que é necessário para fazer anúncios nas redes sociais?
Cada rede social possui suas particularidades, então entenda o que é necessário para fazer anúncios nas redes sociais inicialmente.
Facebook Ads
Para anunciar na rede social Facebook, é necessário possuir uma conta no Gerenciador de Anúncios e uma página nessa rede social, algo que você provavelmente já possui.
Uma grande vantagem apresentada por ter a plataforma Facebook e Instagram associadas, é a possibilidade de promover uma publicação no Facebook ou Instagram e ela aparecer em ambos.
Desse modo, a plataforma potencializa os resultados, mostrando o anúncio frequentemente na rede social que apresenta um melhor desempenho.
Instagram Ads
Como mencionado acima, o Facebook e o Instagram fazem parte da mesma empresa, desse modo, os anúncios são produzidos através da mesma plataforma, que é chamada de gerenciador de negócios do Facebook.
Então, se você deseja anunciar na rede social Instagram, é indispensável associar o perfil do Instagram com uma página no facebook. Feito isso, você poderá utilizar o Gerenciador de Anúncios, para promover e optar por diferentes objetivos para a campanha.
O Instagram oferece uma grande vantagem ao anunciar, pois possui uma variedade de formatos, stories com enquetes interativas, como vídeos/GIFs, imagens onde o usuário pode clicar e ser direcionado para comprar seus produtos, carrossel de imagens, entre outras. Além disso, também é possível inserir links para que o sua publicação direcione a algum site.
Twitter Ads
O Twitter Ads oferta opções para posts patrocinados, por exemplo, o formato First View é a primeira coisa vista pelo usuário ao acessar o Twitter, como também, é possível colocar entre outros perfis e publicações, ambos os modos, geram resultados para a sua conta.
Mas, se deseja promover as conversas, você pode criar uma publicação com uma enquete, produzir uma hashtag relacionada à sua marca, resultando em conversas sobre um determinado assunto, associando a sua marca de serviços ou produtos.
Se você deseja converter, pode produzir anúncios no Twitter, no formato de imagem fixa ou carrossel, vídeos, estando com um botão, que direciona ao seu site e gera tráfego ou apenas para recolher leads.
Para anunciar no Twitter, é necessário criar uma conta nessa rede social e se dirigir até as configurações, e escolher a opção “Twitter Ads”.
TikTok Ads
O TikTok é uma rede social recente e bem específica, com uma linguagem menos formal, voltada para o entretenimento e principalmente utilizada por jovens. Sendo assim, é necessário que antes de anunciar nessa rede social, você determine se o seu público alvo está presente lá.
Além disso, como mencionado acima, o TikTok possui uma linguagem menos formal e específica, então, para que o seu anúncio produza resultados, é necessário que ele se adeque ao formato da plataforma e posts que são publicados por lá.
Linkedin Ads
A rede social LinkedIn possui um perfil que se diferencia das demais redes sociais, uma vez que, tem o foco voltado para negócios B2B, e é ocupada por profissionais e empresas.
Desse modo, anunciar no LinkedIn é recomendado se você possui um produto com foco em classes profissionais específicas, instituir parcerias comerciais ou pretende ser um fornecedor de outras empresas.
Os anúncios do LinkedIn requerem um orçamento maior, uma vez que, possuem um custo maior do que os anúncios do Facebook Ads ou Instagram.
No entanto, o LinkedIn tende a possuir uma audiência mais específica e qualificada, resultando numa possibilidade maior de conversão, como também, em um ROI maior.
Para fazer anúncios no LinkedIn, é necessário possuir uma página, ressaltando que é diferente de possuir um perfil com muitos seguidores linkedin.
Feito isso, através das ferramentas administrativas, contidas na sua página do Linkedin, encontre o Gerenciador de Campanhas.