O Google recentemente enviou um relatório ao escritório de direitos autoriais americano explicando como a nova atualização de pirataria age e rebaixa sites que se beneficia desse tipo de estratégia.
A atualização DMCA do Google (Atualização do Pirate) foi representada nesse relatório atraves de uma captura de como e realizado os redirecionamentos e o site penalizado com a redução de ate 89% do tráfego orgânico.
” Rebaixamento de sites que recebem um grande volume de avisos. Desenvolvemos um “sinal de rebaixamento” para a Pesquisa do Google que faz com que sites para os quais recebemos um grande número de avisos de remoção válidos apareçam muito mais baixos nos resultados de pesquisa.
Também é muito mais difícil para sites infratores evitarem o rebaixamento redirecionando as pessoas para um novo domínio.
Por fim, adicionamos um sinalizador “ainda nos cinemas/pré-lançamento” para avisos de DMCA envolvendo essa categoria de conteúdo para aprimorar o sinal de rebaixamento da Pesquisa. Quando um site é rebaixado, o tráfego que a Pesquisa Google envia para ele cai, em média, 89% em média.”
O que isso significa?
O algoritmo vai penalizar com um sinal de “rebaixamento” todos os sites que infringirem as regras de direitos autorais no Google.
O alcance dos sites deve cair drasticamente após isso, já que esse “sinal de rebaixamento” deve ser considerado uma infração bastante grave.
O Google sempre reiterou o seu compromisso com o conteúdo original e o respeito aos direitos autorais. Esse relatório parece ser uma atualização desses termos, mas grandes mudanças podem ocorrer através disso.
Histórico do Google contra pirataria
Em 2014, o Google anunciou algumas medidas para punir os sites que publicam conteúdo pirata através dos motores de busca e anúncios da plataforma.
O que o Google prometeu foi a remoção mais rápida do conteúdo pirata, diminuindo seu alcance e disponibilidade na web.
Foram bloqueados mais de 73 mil sites que ofereciam conteúdo pirata. Também foram bloqueados anúncios do AdSense.
Na época, também foram apagadas mais de 222 milhões de páginas indexadas no Google, respondendo a pedidos de direitos autorais feitos pelos autores dos conteúdos.
Em 2019, também foram feitos esforços para diminuir a pirataria pelo Google.
“Como parte de nossos esforços contínuos para aplicar os termos de serviço do YouTube, estamos constantemente fazendo melhorias e uma das mais recentes mudanças resultou no bloqueio de alguns serviços de extração de streaming de MP3”, disse um porta-voz do YouTube. “Queremos ter os licenciadores de conteúdo como parceiros, pois as duas partes querem acabar com sites de downloads que violam as políticas do site”.
“Enquanto nós ainda não sabemos exatamente o quão eficazes são essas novas medidas, aplaudimos o YouTube por tomar medidas visando diminuir a pirataria do setor musical”, declarou Mitch Glazier, presidente da Associação da Indústria Musical dos EUA. “A extração ilegal do áudio é algo que atrapalha artistas criativos, serviços licenciados de música e até fãs. Acabar com a origem da pirataria é o modo mais efetivo de proteger serviços de streaming legítimos. É fundamental que todos do ramo tecnológico e musical trabalhem juntos para impedir esses crimes”.
Atualização no YouTube
Danny escreveu sobre isso extensivamente desde que o tópico de como com esse impacto o YouTube ou o Blogger foi trazido à tona.
Sim, o Google possui ambos e ambos recebem várias solicitações de DMCA devido à natureza do site.
Danny conversou com o Google sobre essa preocupação e escreveu no Google: Muitos sites populares conseguiram evitar a penalidade de conteúdos piratas, não apenas o YouTube.
Como isso afeta o SEO
Profissionais de SEO já se mostram preocupados com essa nova atualização. Sempre que um novo algoritmo é lançado, há motivo para preocupação, pois pode afetar um trabalho que já vem sendo feito.
Eu não ficaria surpreso se isso levasse a um novo serviço de SEO para relatar remoções de DMCA em alto nível.
2 comentários
Tenho um site ecommerce de cursos, há 722 itens cadastrados, apos 2 notificações, uma antes e outra apos notei que a quantidade de visitas ao site reduziu drasticamente, uma queda de 60% nas visitas o que me surpreendeu, o pior não foi isso, o pior foi que apos isso adicionamos 4 novos cursos (itens) e ao checar no Google Search Console verificamos que as 4 paginas haviam sido detectadas mas não indexadas, isso causou uma enorme estranheza, não obstante a queda drastica nas visitas o buscador ta ignorando a indexacao de novas paginas, mesmo solicitando diretamente a indexacao no Google Search Console a situação não e sanada!
Bom dia!
Recomendo uma análise completa do site para identificar o motivo do desnível de tráfego, pode ser ataque ao seu perfil de backlinks com links tóxicos, ou apenas uma queda natural devido os seus concorrentes crescerem em um ritmo mais acelerado que o seu, quanto mais a concorrência cresce, mais difícil fica acompanhar e se manter no topo.
Outra coisa, normalmente os ecommerce são criados em outras plataformas já existente, isso acaba dando limitações de servidor e outras funções que um site profissional e solido não daria. Recomendo se for o seu caso, migrar para uma hospedagem sua com um servidor que suprira a sua demanda de acessos! Se tiver mais dúvidas venha conversar comigo sobre como podemos melhorar o seu site para posicionar melhor no Google!