Hangaut com Jonh muill — Neste episódio do AskGooglebot, John Mueller aborda se a migração do local de hospedagem de um site para outro país afeta o SEO, que tipo de efeitos práticos as mudanças de servidores geográficos maiores podem causar e às duas maneiras de segmentar usuários em um local específico. Assista a este vídeo para aprender sobre os efeitos dos servidores no SEO! Links úteis: O que é uma mudança de site? → https://goo.gle/3JPn4f1
Essa é uma pergunta recorrente entre os especialistas em tráfego e SEO. Qual é o impacto no ranqueamento de um site quando mudamos a sua hospedagem? E se a mudança for para outro país?
Num episódio do Ask Googlebot, o especialista John Muller responde a seguinte pergunta: “Mudar o local de hospedagem do site altera o SEO? Um site da Áustrália perde ranqueamento ao migrar para os Estados Unidos?”
John Muller é enfático ao afirmar que, quando se trata de migração de hospedagem, há uma mudança no ranqueamento do site. A cada alteração de hospedagem, o Googlebot quer garantir a segurança da mudança, por isso limita, por um tempo, o tráfego do site.
É uma precaução que serve para proteger a nova hospedagem do site. Migrar o site implica em regularização da hospedagem. Após a regularização, o Googlebot volta a intensificar o tráfego e a melhorar o ranqueamento.
Tal procedimento é uma prática de segurança da big tech. Não importa se você mudou o provedor no mesmo país, ou quer hospedar o site num país distante, a medida de segurança será adotada.
A mudança de um site
Cabe esclarecer o que é a migração ou a mudança de um site. É comum que em algum momento, o proprietário do site queira alterar sua estrutura, inclusive a hospedagem. É importante considerar algumas questões que podem deixar a mudança mais eficiente.
Vale destacar que a reformulação do site não é considerada uma mudança. Portanto, mesmo que você adicione URLs, altere o layout, ou acrescente conteúdo novo, ainda é o mesmo site.
A mudança acontece quando há troca no provedor de hospedagem. Você pode usar um provedor estrangeiro num site nacional, mas saiba que tal escolha pode afetar na velocidade de carregamento do conteúdo.
Outro cenário de mudança é quando há alterações no protocolo, no domínio e no caminho de URL. São alterações estruturais que são consideradas migrações pelo sistema de buscas do Google.
As migrações tendem a diminuir o tráfego. O Google reconhece a mudança e altera a velocidade até que a nova hospedagem se mostre adequada. Em pouco tempo o seu site pode ultrapassar o ranqueamento que tinha antes da migração.
Recomendações para melhorar as mudanças do site
Há algumas práticas que podem facilitar a migração do seu site. Elas podem diminuir o tempo que o Google leva para reconhecer a segurança da nova hospedagem.
A primeira é dividir as mudanças em etapas menores, desde que isso faça sentido para o seu site. É importante para testar os efeitos no tráfego e na indexação. Planeje com cuidado para minimizar os riscos.
Aproveite para fazer a mudança num período onde o tráfego é mais baixo. Os dias menos movimentados são os mais indicados. Diminui o impacto da mudança e melhora o aproveitamento do Googlebot.
Mesmo assim, ainda pode haver uma flutuação temporária na indexação do site durante a transição. Os sites maiores são os mais prejudicados, a eficiência do Googlebot depende do número de URLs do domínio e a velocidade do servidor.
Caso haja alguma dúvida, é importante consultar a Central de Pesquisa do Google. Há muitas dicas úteis, bem como o atendimento por um especialista em SEO da própria empresa.