Em algum momento da sua jornada no marketing digital você se perguntou: será que o meu site é rápido o suficiente para os meus visitantes? É justamente por isso que falaremos sobre a importância da otimização da velocidade do seu site.
Se você já entrou em algum site muito lento, provavelmente o abandonou segundos depois, e quando isso acontece, já cria uma péssima experiência para o usuário.
Pensando nisso, falaremos sobre a importância de ter um site mais veloz e responsivo, e ainda, como melhorar a velocidade do seu site. Para saber mais, acompanhe este artigo até o final.
Qual a importância de ter um site veloz?
Primeiramente, ter um site mais veloz é um dos fatores que influenciam diretamente no seu ranqueamento no Google.
Esse fato se dá pelo fato de que um site veloz facilita a navegação dos usuários em seu site ou blog, essenciais para as estratégias de SEO.
De forma muito clara: se o site é lento, a experiência dos seus usuários não serão positiva, e possivelmente, a indexação dos seus conteúdos não serão tão efetiva.
Como melhorar a velocidade do seu site?
Se você deseja ter um bom ranqueamento, então deve investir e melhorar a velocidade do seu site, para que o tempo de carregamento da sua página seja muito menor.
Sendo assim, trouxemos algumas dicas para deixar o seu site muito mais rápido, obter mais tráfego e claro, ranquear a sua página.
Conheça serviços de hospedagem gratuitos!
Se você deseja que o seu site seja mais veloz e responsivo, verifique um dos bons e gratuitos serviços de hospedagem de sites. Os serviços de hospedagem são essenciais para manter o seu site no ar, e quando o site recebe um fluxo de acessos muito grande, faz-se necessário ter um bom serviço de hospedagem.
Além disso, um bom serviço de hospedagem irá lhe dar o suporte para receber um bom fluxo de visitantes simultâneos, o objetivo de qualquer pessoa que atua no mercado digital.
Reduza os direcionamentos
Outro detalhe que realiza toda a diferença na velocidade do seu site são os redirecionamentos das páginas.
É importante lembrar que quanto mais redirecionamentos, mais lento o seu site ficará, e isso acontece pelo fato de que o servidor fornece o documento encontrado no link. Sendo assim, o servidor precisa consultar a página onde está o documento.
Perceba que todo este processo pode levar alguns segundos, o que é suficiente para gerar uma má experiência para o usuário, que deseja as informações aqui e agora.
Ajuste os tamanhos das imagens!
Geralmente, o uso de imagens torna qualquer site mais atrativo, além de contribuir para as estratégias de otimização de busca (SEO).
Contudo, é importante destacar que as imagens são arquivos, e dependendo do tamanho utilizado, podem ser pesados demais, demorando a carregar e influenciando no tempo de espera do usuário.
Sendo assim, uma das soluções para esse problema é diminuir o tamanho das imagens, e podemos usar plugins para este serviço, que otimizam e compactam as imagens.
Elimine recursos desnecessários
Se você utiliza o WordPress, já deve ter percebido que ele oferece uma série de plugins e extras para as mais diversas finalidades.
Portanto, lembre-se de ativar (e manter ativo) apenas aqueles que você utiliza, pois, os plugins consomem muitos recursos do seu site, influenciando diretamente na velocidade e no tempo de carregamento da página.
Perceba que com pequenas ações, você pode otimizar o seu site e torná-lo muito mais ágil, oferecendo uma experiência positiva aos usuários.
Se você deseja saber tudo sobre marketing digital e ficar por dentro das tendências do mercado, acesse os nossos conteúdos.